imagem de um atleta com o abdômen definido
| |

Whey Protein engorda ou emagrece?

Compartilhe com os amigos

O Whey Protein, um dos suplementos mais populares no mundo fitness e da saúde, gera muitas discussões quando o assunto é peso corporal. Para alguns, é um aliado indispensável na busca pela construção muscular e perda de peso, enquanto para outros, sua associação com o ganho de quilos extras é motivo de preocupação. Mas será que o Whey Protein engorda?

No geral, a popularidade do Whey Protein está relacionada com sua atuação benéfica no ganho de massa magra. Entretanto, muitos profissionais começaram a indicar o suplemento para quem deseja perder peso e queimar gordura corporal.

Confira mais sobre quando o Whey Protein deve ser tomado para emagrecer no post a seguir!

O que é Whey Protein?

Embora muito popular dentro das academias, algumas pessoas ainda se questionam sobre o que de fato é o whey protein. O Whey Protein é um suplemento alimentar derivado do soro do leite durante o processo de fabricação de queijos. Esse subproduto do leite, que antes era descartado, tornou-se uma potência nutricional amplamente reconhecida, devido à sua composição rica em proteínas de alta qualidade.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

whey protein hidrolisado sendo medido para uso na dieta.
O Whey Protein nada mais é do que o soro do leite obtido na fabricação de queijo

O processo de obtenção do Whey Protein iniciou-se nas indústrias de laticínios, onde o leite é coagulado para produzir queijos, gerando o soro do leite que é separado da coalhada, e é exatamente nessa fase que o Whey é obtido. Posteriormente, por meio de filtragem e processos de secagem, o Whey é transformado em um pó fino, pronto para ser incorporado em shakes, smoothies ou outros alimentos.

Quais os grandes benefícios do Whey?

O que faz do Whey Protein um destaque no mundo da nutrição é sua densidade de proteínas de alta qualidade. Composta por uma gama completa de aminoácidos essenciais, as proteínas do Whey são rapidamente absorvidas pelo organismo, contribuindo para a construção e reparação muscular de forma eficiente. 

whey protein no scoop
Um dos grandes benefícios do Whey é o aumento da saciedade

Além disso, o Whey é particularmente rico em leucina, um aminoácido fundamental para a síntese proteica e o crescimento muscular.

Ao manter os níveis de síntese proteica consistentemente elevados e, ao mesmo tempo, sobrepor o processo catabólico muscular, o Whey Protein estabelece as bases para um estímulo crônico ao crescimento de massa magra ao longo do tempo. 

Esse equilíbrio dinâmico favorece a construção e reparação contínua dos tecidos musculares, potencializando os resultados de quem busca o ganho de músculos a longo prazo.

Antes de descobrir se o Whey Protein engorda ou emagrece, vamos dar uma olhada na composição do suplemento e quais são os tipos de Whey.

Composição Nutricional do Whey

O Whey Protein, além de ser uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, oferece uma composição nutricional que o destaca como um aliado valioso na busca por uma dieta balanceada. 

Proteínas de Qualidade Superior

A composição predominante do Whey é, indiscutivelmente, suas proteínas. Essas proteínas são compostas por uma gama completa de aminoácidos essenciais, fundamentais para processos biológicos, como a construção e reparação muscular.

whey protein com outros suplementos
O Whey Protein é uma proteína de alto valor biológico que possui um valor reduzido de calorias

A qualidade superior das proteínas do Whey, quando comparadas a outras fontes, torna-o uma escolha popular entre atletas e entusiastas do fitness.

Baixo Teor de Gorduras

O Whey se destaca por oferecer uma quantidade significativamente baixa de gorduras em comparação com outras fontes proteicas. Esse perfil lipídico mais magro é especialmente vantajoso para aqueles que buscam controlar a ingestão calórica e manter uma dieta saudável. 

A opção de Whey Isolado, em particular, apresenta um teor ainda mais reduzido de gorduras, sendo uma escolha eficaz para quem visa uma suplementação de proteínas mais magra.

Carboidratos Controlados

Além do baixo teor de gorduras, o Whey também é caracterizado por uma quantidade controlada de carboidratos. Essa característica torna o Whey uma opção versátil para diversas estratégias alimentares, incluindo dietas de baixo carboidrato. 

Whey Protein no scoop
A quantidade de carboidratos no Whey é relativamente baixa, especialmente no Whey Isolado

O Whey Isolado, com sua ênfase em filtragem adicional, muitas vezes apresenta uma quantidade ainda mais reduzida de carboidratos assim como de gordura, proporcionando flexibilidade aos indivíduos que monitoram sua ingestão de carboidratos.

Outros Nutrientes e Benefícios

Além das proteínas, gorduras e carboidratos, o Whey contém outros nutrientes benéficos, como cálcio, magnésio e uma variedade de vitaminas. Esses componentes contribuem para a saúde óssea, a função muscular e o suporte geral ao sistema imunológico, tornando o Whey uma escolha interessante para a saúde em uma dieta equilibrada.

Quais são os tipos de Whey? 

Whey Concentrado

Essa é a versão mais popular do Whey, e também a mais em conta, e engloba quantidades maiores de carboidratos e gorduras em comparação com os outros tipos. Porém, conta com quantidades satisfatórias de proteínas, excelente para quem está iniciando na musculação.

Whey Isolado

Para aqueles que buscam uma opção com teor reduzido de gordura e isenta de lactose, o Whey Isolado é a escolha ideal.

homem tomando suplemento
O Whey Protein Isolado é o Whey que passa por um processo extra de filtragem, eliminando grande parte dos carboidratos e gorduras

Passando por um processo adicional de filtragem, essa forma de Whey mantém a concentração de proteínas enquanto elimina grande parte das gorduras e carboidratos, sendo especialmente benéfica para quem busca um perfil mais magro em sua suplementação.

Whey Hidrolisado

O Whey Hidrolisada passa por um processo de quebra da proteína, resultando em peptídeos menores que facilitam a absorção. Essa forma é especialmente indicada para pessoas com sensibilidades digestivas ou problemas intestinais, proporcionando uma absorção mais rápida e eficiente.

Leia também Como escolher o melhor tipo de whey protein para seus objetivos de treino

Afinal, Whey Protein engorda ou emagrece?

O Whey Protein, além de seu papel notável na construção muscular, tem ganhado destaque como aliado eficaz no processo de emagrecimento. Um dos mecanismos cruciais pelos quais o Whey auxilia no emagrecimento é por meio de sua ação saciante. 

whey protein no scoop
Quando consumido corretamente o Whey ajuda a controlar a ingestão calórica

As proteínas presentes no Whey desempenham um papel vital na promoção da sensação de saciedade, reduzindo a ingestão calórica total ao longo do dia. Com isso, a pessoa tende a queimar mais gordura, sem passar fome, com base nos dados do estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition. 

O Whey Protein também demonstrou ser eficaz na promoção da queima de gordura enquanto preserva a massa magra durante períodos de restrição calórica, por fornecer um aporte de proteínas adequado, evitando a catabolização. 

Outro ponto crucial na relação entre Whey e emagrecimento está relacionado ao controle da glicemia e insulinemia. O consumo de Whey tem demonstrado influenciar positivamente a resposta glicêmica, ajudando a manter níveis de glicose sanguínea mais estáveis. 

imagem de um scoop de whey
O Whey também pode ajudar no controle da glicemia em alguns casos

Um estudo publicado no mostrou que a suplementação com Whey Protein teve um efeito benéfico em vários indicadores de controle glicêmico e parâmetros lipídicos em pacientes com Síndrome Metabólica e condições relacionadas.

Além disso, a regulação da insulina é otimizada, contribuindo para a prevenção de picos glicêmicos e, consequentemente, controlando os impulsos alimentares e evitando armazenamento excessivo de gordura.

Porém, é importante lembrar que todos esses benefícios só são obtidos quando a ingestão do Whey Protein é feita de acordo com suas necessidades. Embora tenha poucas calorias por porção, o excesso de Whey pode, de fato, engordar se não for consumido com cautela e dentro das calorias indicadas por um profissional de saúde.

Como consumir o Whey Protein para emagrecer?

Estratégia de Prescrição Consciente

A prescrição consciente do Whey Protein no contexto de restrição calórica implica em considerar não apenas a quantidade de proteínas fornecidas pelo suplemento, mas também a integração coesa com o restante da dieta. 

O nutricionista, ao determinar a dosagem e a frequência de consumo de Whey, deve levar em conta as necessidades proteicas específicas do indivíduo, bem como seus objetivos de perda de peso.

mulher preparando whey protein
O Whey Protein deve ser consumido conscientemente, de acordo com as necessidades proteicas diária

Afinal, o Whey Protein engorda apenas quando é consumido fora de contexto e não alinhado com a dieta prescrita por uma profissional, sem levar em conta as calorias e quantidades proteicas necessárias para uma alimentação equilibrada.

Estímulo à Síntese Proteica Muscular

O Whey Protein, com sua composição rica em aminoácidos essenciais, incluindo a leucina, proporciona um estímulo significativo à síntese proteica muscular. 

Durante um período de restrição calórica, em que a massa muscular pode ser afetada negativamente, a suplementação de Whey é essencial para preservar e, em alguns casos, aumentar a massa magra.

Contribuição para a Saciedade

Além de seu papel na síntese proteica, o Whey Protein oferece benefícios na promoção da saciedade. A inclusão desse suplemento na dieta pode ajudar a controlar o apetite, o que é particularmente crucial durante períodos de restrição calórica, onde o risco de excesso alimentar é uma consideração constante.

Receitas para implementar a dieta

Outra dica é consumir Whey Protein por meio de receitas que podem ser nutritivas e saborosas ao mesmo tempo. Isso porque é possível adaptar algumas receitas e fazê-las em versão mais saudável e com menos açúcar, o que consequentemente terá menos calorias e contribui para a perda de peso e aumento da saciedade.

receitas com Whey de chocolate

Agora que você aprendeu que o Whey Protein engorda apenas quando consumido de forma errada e que pode ser benéfico para o emagrecimento, não deixe de integrar esse suplemento em sua dieta. Lembre-se de se consultar com um especialista para descobrir suas necessidades nutricionais e quantidades indicadas de proteína para ser ingerida diariamente.

Whey Protein Original Max Titanium

Compre Whey Protein Original na Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!

whey protein max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares