imagem de um scoop de whey

7 Mitos sobre o Whey protein: Descubra a Verdade por Trás do Suplemento Mais Popular da Musculação

Compartilhe com os amigos

Se você é um praticante de musculação iniciante ou intermediário, provavelmente já ouviu falar muito sobre o Whey Protein, um dos suplementos mais famosos da academia. Por ser frequentemente associado ao mundo do fisiculturismo, muitas pessoas acreditam que esse suplemento é voltado apenas para atletas profissionais. Mas será que isso não passa de mais um dos mitos sobre o Whey Protein? 

Hoje, o Whey Protein é utilizado especialmente por quem deseja ganhar massa muscular e tem se popularizado cada vez mais no mundo fitness, inclusive por quem deseja perder gordura corporal.

Porém, ao decorrer dos anos, criou-se uma série de mitos sobre esse suplemento impactando a maneira que ele é visto. É possível encontrar pessoas que frequentam academia e não usam suplemento por acreditar que o mesmo é voltado para atletas de alta performance ou, até mesmo, que pode ser danoso para o seu organismo.

Confira a seguir os principais mitos sobre o Whey Protein e descubra, de uma vez por todas, se esse suplemento é seguro e indicado para você!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

7- Whey Protein é apenas para fisiculturistas

Diferente do que se acredita, o Whey Protein não é exclusivo para os fisiculturistas. Embora seja, de fato, popular entre os atletas profissionais pelos seus benefícios no ganho de massa muscular, o suplemento pode ser usado por qualquer pessoa que tenha como objetivo aumentar a ingestão de proteínas.

Esse aumento da ingestão de proteínas não está limitado a apenas atletas ou profissionais que trabalham com o físico. Isso porque a proteína é um nutriente essencial para o organismo e desempenha um papel muito importante na síntese muscular, saciedade, função imunológica e recuperação no pós-treino. 

Ou seja, até mesmo pessoas que desejam perder peso ou querem manter a massa magra podem se beneficiar ao incluir o Whey Protein em uma dieta saudável e balanceada.

De acordo com estudo publicado no American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism sobre uso de Whey Protein em idosos para ganho de massa muscular, a ingestão de 35 g resulta em maior absorção de aminoácidos e subsequente uso para síntese de proteína muscular. Assim, o inclusão do suplemento na dieta de um idoso auxilia na preservação de massa magra, contribui para fortalecimento muscular e atua na prevenção da sarcopenia.

Outro estudo que investigou os efeitos da suplementação com Whey Protein em pessoas com excesso de peso ou obesidade, mostrou que o consumo desse suplemento auxiliou na redução do peso corporal, da gordura corporal e na melhora do perfil lipídico, preservando a massa magra.

Leia também O que é whey protein e para que serve?

6- Whey protein causa ganho de peso

Um dos mitos sobre o Whey Protein bastante comum é que o suplemento poderia causar um ganho de peso em relação à gordura corporal. Porém, isso só aconteceria caso o indivíduo consumisse mais calorias do que queima.

Ao contrário do que se imagina, o suplemento pode até mesmo ser uma forma de auxiliar no controle do peso, já que por ser um fonte proteica, auxilia na redução do apetite e aumento da saciedade.

Mesmo que tenha calorias, em uma dieta balanceada essa quantidade não é o suficiente para aumentar o peso do indivíduo, sendo essencial o acompanhamento de um nutricionista para balancear o suplemento em uma alimentação saudável e adequada para seus objetivos.

Um estudo que investigou o efeito da suplementação com Whey Protein em homens jovens e saudáveis que realizaram treinamento de resistência mostrou que o uso desse suplemento levou a um aumento significativo na massa magra, sem ganho significativo de gordura corporal.

5- Whey protein causa danos aos rins

Esse mito surgiu do fato de que pessoas com doença renal existente são frequentemente aconselhadas a limitar a ingestão de proteínas. No entanto, em pessoas saudáveis, não há evidências de que o consumo de whey protein cause danos aos rins.

Esses riscos só existem em casos de excesso de proteína, quando o consumo ultrapassa o cálculo de 2g/kg, incluindo qualquer fonte de proteína e não limitando-se ao Whey. Do contrário, a proteína ingerida é usada para a recuperação muscular, não causando qualquer sobrecarga nos rins de pessoas saudáveis.

Uma análise de vários estudos comprovou que não há evidências de que o Whey Protein em doses seguras cause qualquer dano nos rins em humanos saudáveis.

4- Whey protein é uma refeição completa

Embora o whey protein seja uma fonte de proteína de alta qualidade, ele não contém todos os nutrientes que seu corpo precisa para funcionar corretamente. Com isso, não substitui uma alimentação balanceada com a quantidade adequadas de proteína, carboidratos e gorduras.

Esses macronutrientes são essenciais para uma dieta rica em vitaminas e minerais que, que vai contribuir tanto para sua perda de gordura, como para a definição muscular.

Contudo, o Whey Protein pode ser uma parte importante de uma refeição equilibrada ao combiná-lo com outros alimentos, e de fato, pode estar presente em qualquer refeição. 

Isso, desde que seguindo as recomendações de um nutricionista quanto à do suplemento e quais alimentos combinar com essa fonte de proteínas de alto valor biológico.

3- Quanto mais Whey Protein, melhor

Apesar de ser um suplemento completo e saudável para a recuperação muscular, não é indicado ingerir grandes doses de Whey Protein de uma só vez. A quantidade de proteína indicada para cada indivíduo varia de acordo com a idade, sexo, nível de atividade física etc.

Isso porque em nossa alimentação, também consumimos outras fontes de proteína como ovos, carnes e até algumas leguminosas. Ao adicionar o Whey em quantidades exageradas, nosso corpo pode acabar convertendo essa proteína em energia e em alguns casos, até mesmo estocando como gordura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de proteínas de aproximadamente 0,8 gramas por quilograma de peso corporal para adultos saudáveis. No entanto, para atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas, as necessidades proteicas podem ser maiores, variando entre 1,2g a 2 gramas por quilograma de peso corporal.

Isso baseando-se, também, no estudo Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatty Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids, que também indica essas mesmas quantidades.

Nossa dica é sempre buscar ajuda de um nutricionista para estabelecer qual a melhor quantidade de Whey Protein para você, de acordo com seus objetivos, alimentos ingeridos diariamente, treinos, etc.

2- Whey protein substitui o treinamento de resistência

O Whey protein é uma ferramenta para auxiliar na recuperação e crescimento muscular após o treinamento de resistência, e com isso, não pode ser um substituto para o treino, e sim, um complemento.

O treinamento de resistência envolve o uso de pesos, resistência elástica ou o próprio peso corporal para desenvolver força, resistência muscular e melhorar a composição corporal.

Se você apenas ingerir o Whey Protein, sem treinar, dificilmente verá resultados na musculatura, mas poderá se beneficiar de um aumento da saciedade, aumento da ingestão de proteínas de qualidade e até uma preservação da massa magra. 

1- Todos os whey proteins são iguais

Não, nem todos os whey proteins são iguais. Existem várias formas de whey protein, incluindo whey protein concentrado, isolado e hidrolisado.

  1. Whey protein concentrado: Este tipo de whey protein passa por um processo de filtragem que remove a maior parte da gordura e carboidratos. No entanto, ainda contém algum nível de ambos, juntamente com todos os aminoácidos essenciais. Normalmente, a whey protein concentrada é cerca de 70% a 80% de proteína.
  2. Whey protein isolado: Este tipo de whey protein passa por um processo adicional para remover ainda mais gordura e carboidratos, tornando-o mais “puro” do que o whey protein concentrado. Normalmente, a whey protein isolada é cerca de 90% de proteína.
  3. Whey protein hidrolisado: Este tipo de whey protein foi pré-digerido, o que significa que é absorvido mais rapidamente pelo corpo. Isso pode ser benéfico para atletas que precisam de recuperação rápida após o exercício.

Além disso é importante lembrar que a qualidade de whey protein pode variar significativamente de marca para marca devido a diversos fatores mas principalmente devido a pureza dos ingredientes. Marcas respeitadas de suplementos no mercado garantem a pureza de seus ingredientes, mas em alguns casos, existem fabricantes que podem misturar vários tipos de ingredientes para reduzir custos, oferecendo um produto com melhor preço, no entanto, com menor eficácia também.

Whey Protein Original Max Titanium

Compre Whey Protein Original na Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!

whey protein max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares