|

Ganho de massa magra

Compartilhe com os amigos

Massa Magra

O ganho de massa magra é desejado até por aqueles que não desejam desenvolver massa magra.
Muito do que as pessoas apreciam num físico bem construído depende de massa magra, que é duramente conquistada ao longo do tempo, bem como duramente sustentada já que mesmo que a quantidade de massa magra necessária para trazer harmonia a um determinado físico seja algo dentro do padrão de normalidade do ser humano, manter essa quantidade de músculos num ambiente de baixa quantidade de gordura não o é.
Vamos falar de 3 coisas importantes e distintas para se desenvolver massa magra progressivamente de uma maneira sustentável.

Metabolismo Glicídico

Primeiro: mantenha seu metabolismo glicídico controlado.
Um planejamento alimentar bem programado, sem excessos e com um bom fracionamento garante uma resistência periférica à insulina baixa, o que favorece o transporte transendotelial de insulina e por conseguinte, sua ação de estímulo de síntese proteica no músculo.
A insulina, e não a testosterona, tem o papel principal de síntese proteica muscular, fazendo com que estados de resistência à insulina sejam extremamente perniciosos para a musculatura, como observado em pacientes com diabetes tipo 2 devido à obesidade, que ao mesmo tempo que são pesados tem pouquíssima densidade corporal devido à pouquíssima massa muscular que apresentam.

Estímulo para o desenvolvimento muscular

Segundo: tenha certeza que o estimulo para desenvolvimento muscular seja amplo e irrestrito.
Schoenfeld et al e outros pesquisadores levantam atualmente o modelo da tríade do estimulo hipertrófico, onde um músculo precisa para se desenvolver de estímulos que causem inflamação, tensão e “dano” muscular.
Tais atributos são desenvolvidos no treino através de número de repetições, carga e exercício excêntrico respectivamente.
Dessa forma, treinar de forma confortável na verdade é não ser capaz de abandonar a estagnação e que o ganho de massa muscular demanda que as capacidades musculares sejam todas desenvolvidas equilibradamente.

Descanso

Terceiro: o descanso é sempre mal compreendido.
As pessoas pensam em aumentar o treinamento, aumentar e melhorar a alimentação, mas pouquíssimas pessoas são capazes de relacionar que, com o aumento desses outros componentes da adaptação física, há a necessidade de se melhorar ou aumentar a capacidade de recuperação, principalmente através do sono.
Aliás, esse é um item importante: recentemente a restrição de sono, depois de ter sido identificada como um das causas mais importantes de hipogonadismo hipogonadotrófico masculino (baixa produção de testosterona no homem), foi apontada como um fator maior de importância no desenvolvimento do diabetes melitus tipo 2.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Massa Magra

Assim, o ganho de massa magra, fundamental para a função e aparência atlética, precisa ser cultivada observando-se cuidados em searas complementares, porém completamente diferentes.
Isso explica o sucesso daqueles que fazem bem cada uma destas facetas versus o mal resultado daqueles que se esmeram em um aspecto, porém abandonaram um ou todos os outros.
Ainda e durante muito tempo, veremos o cunho artesanal do desenvolvimento físico provocado pela necessidade do entendimento deste equilíbrio citado, porque não tão cedo assim conseguiremos formas artificiais de suplantar um, outro ou todos estes aspectos que parecem tão fáceis, porém se tornam desafiadores quando os colocamos na perspectiva de tempo.

Doutor Paulo Muzy | Responsável Técnico pela Clínica Muzy
CRM-SP 115.573 | RQE 35.320
Professor Titular de Ciências do Exercícios da Escola Paulista de Ciências Médicas
Médico da IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness)
Formado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo)
Especialista em Ortopedia e Traumatologia UNIFESP 2007


Compartilhe com os amigos

Posts Similares