pessoa segurando scoop de whey protein e colocando na coqueteleira
|

Qual é a melhor forma de consumir Whey Protein?

Compartilhe com os amigos

O Whey Protein é um aliado indispensável para muitos atletas, fisiculturistas e entusiastas de fitness, graças aos seus inúmeros benefícios, que vão desde a construção muscular até a recuperação pós-exercício. No entanto, mesmo com sua popularidade dentro das academias, sempre surge uma grande questão: qual é a melhor forma de consumir esse Whey Protein?

Para quem está iniciando agora na vida fitness, o consumo do Whey vem acompanhado de várias dúvidas, como: para o que serve, qual a quantidade indicada, com o que tomar, qual o melhor horário para consumir etc.

Pensando em lhe ajudar a tirar todas essas dúvidas, separamos um guia completo da melhor forma de consumir Whey Protein. Confira a seguir!

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento derivado do soro do leite rico em proteínas de alta qualidade biológica, composto com um grande variedade de aminoácidos essenciais e fundamentais para o crescimento e reparo muscular.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

whey protein hidrolisado sendo medido para uso na dieta.
O Whey Protein é um suplemento feito à base da proteína do soro do leite

Sua rápida absorção pelo organismo o torna uma escolha popular para consumir antes e após os treinos, fornecendo os nutrientes necessários para promover o ganho de massa magra à longo prazo.

Além disso, o Whey Protein é conhecido por sua versatilidade, podendo ser encontrado em diversas formas, como concentrado, isolado e hidrolisado, cada uma com características específicas de processamento e teor proteico.

Quais os principais benefícios do Whey Protein?

Crescimento muscular

O principal benefício do Whey Protein é seu estímulo à síntese proteica, o que ajuda a aumentar a massa magra a longo prazo quando combinado com exercícios de resistência, como a musculação. 

Normalmente, é usado como pós-treino em shakes para acelerar o processo de reparação muscular.

Acelera a Recuperação Muscular

Graças a sua rápida absorção, o Whey é ideal para consumo pós-exercício, fornecendo os nutrientes necessários para reparar os tecidos musculares danificados durante o treino. Isso ajuda a reduzir a dor muscular e a acelerar a recuperação, permitindo treinos mais frequentes e intensos.

Auxilia na Perda de Peso

Embora poucas pessoas saibam, o Whey Protein pode ser bastante eficiente para a perda de peso. Isso porque, além de ajudar no controle da fome e na saciedade, ainda ajuda no ganho de massa magra, o que estimula o metabolismo basal.

Outro benefício é que o Whey acelera o metabolismo, já que as proteínas são alimentos termogênicos que ajudam na perda de peso por precisar de mais calorias para serem metabolizadas.

Leia também 10 Benefícios de Tomar Whey Protein Diariamente

Qual é a melhor forma de consumir Whey Protein?

Whey Protein em Pó

O Whey Protein em pó é hoje a forma mais conhecida do Whey Protein, e é geralmente misturado com água para criar um shake proteico, que pode ser consumido durante as refeições como opção de lanche, ou como refeição pós-treino.

Sua maior vantagem é que pode ser levado e preparado em qualquer lugar, facilitando seu consumo no dia a dia e na rotina de pessoas com agenda cheia.

Whey Protein em Barras

O Whey Protein também é encontrado em barras proteicas, que são produtos práticos e compactos para serem levados a qualquer lugar, incluindo para a academia para um lanche pós-treino ou durante viagens, quando o consumo de outros alimentos se torna mais restrito.

Embora as barras de Whey Protein ofereçam conveniência, é importante estar ciente de suas limitações. Em comparação com os shakes de Whey em pó, as barras geralmente contêm uma menor quantidade de proteínas por porção. Além disso, possuem também mais calorias, já que levam outros ingredientes para dar sabor e textura.

Barras de Proteínas Max Titanium Original

As Barrinhas de Proteína da Max Titanium são o lanche rico em proteínas substituto de refeição mais popular com uma fonte conveniente de nutrição seja para praticantes de atividades físicas ou não.

Benefícios da Barra de Proteína

  • Mais praticidade para as refeições intermediárias
  • Ótima opção de alimento rico em nutrientes
  • Aumento na disponibilidade de proteínas na dieta
  • Ingredientes de alta qualidade
Power Protein Bar Max Titanium

Whey Protein em Forma de Sobremesas

Consumir Whey Protein em sobremesas é hoje uma das formas mais eficazes de aumentar o consumo de proteínas ao longo do dia, promover a saciedade e adicionar sabor à dieta.

Isso porque, com o Whey Protein é possível criar receitas como brigadeiros, curau, pavês, bombons e até sorvete, de forma saudável para comer sem se sentir culpado.

Qual o melhor horário para consumir Whey Protein?

Pós-Treino

Um dos melhores horários para consumo de proteínas como o Whey Protein é logo depois do treino, já que nesse momento seus músculos precisam de nutrientes para se recuperar e reconstruir.

Por ser rapidamente absorvido, o Whey fornece aminoácidos essenciais necessários mais rapidamente para a síntese muscular e recuperação.

No café da manhã

O Whey Protein pode ser consumido logo pela manhã para fornecer um impulso inicial de aminoácidos logo após um longo período de jejum durante o sono. Essa prática é ideal para quem está buscando ganhar massa magra e quer evitar a degradação muscular e promover a saciedade, ativando o metabolismo ao longo do dia.

Entre as refeições

O Whey também pode ser consumido entre as refeições para manter o fluxo constante de aminoácidos no corpo. Além de shakes, você pode consumir o Whey com iogurtes e frutas para uma refeição mais completa.

Antes do treino

Embora muito se fale sobre o consumo de Whey Protein no pós-treino, a suplementação antes do treino ainda é pouco explorada. Porém, consumir o suplemento nesse horário ajuda a fornecer aminoácidos de rápida absorção durante a atividade física, o que aumenta a energia e melhora o desempenho, além de reduzir a degradação muscular durante o exercício.

Qual a dosagem indicada de Whey Protein?

As doses indicadas variam de acordo com seus objetivos, quantidade de proteína por porção e quantidade de proteína da sua dieta.

A quantidade recomendada de proteína pode variar, mas uma faixa comum para adultos saudáveis é de cerca de 0,8 a 1,2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia. Para quem treina, a recomendação é de 1,6g a 2,2g de proteína por peso corporal.

Se você não conseguir bater essa quantidade apenas com alimentos, deve usar o Whey Protein para adicionar mais proteínas à sua dieta e promover o ganho de massa muscular.

Outra dica é distribuir a ingestão de proteínas ao longo do dia, em vez de consumir uma grande quantidade de uma só vez. Isso ajuda a otimizar a síntese de proteínas musculares e a promover a recuperação muscular.

Devo misturar o Whey com água ou leite?

Um grande dilema de quem está começando a tomar Whey agora é se ele deve ser diluído na água e no leite. E a resposta é: depende.

O primeiro fato que você deve levar em consideração é o teor calórico. Quando diluído em leite, o Whey Protein acaba ficando com mais calorias, mesmo que você use o leite desnatado. Se o seu objetivo é ganhar massa magra e evidenciá-la, é importante reduzir o índice de gordura corporal.

Também vale lembrar que o leite faz com que a absorção do Whey seja mais lenta graças à presença de caseína, uma proteína de absorção lenta presente no leite. Quando diluído em água, o Whey é absorvido mais rapidamente e de forma mais eficiente.

Agora que você aprendeu como consumir Whey Protein da melhor forma, busque ajuda profissional para alinhar suas necessidades e doses indicadas para seus objetivos. Use nossas dicas de porcionar a proteína ao longo do dia e adicione sempre alimentos proteicos em todas as refeições, o que irá garantir uma disponibilidade proteica ao longo de todo o dia.

Top Whey 3W + Performance da Max Titanium

O Whey Protein 3 W Max Titanium contêm os três tipos de proteína do soro do leite na mesma formulação: WPC, WPI e WPH e, está disponível em 3 versões para você: performance, mais sabor ou mais natural.

TopWheyPerformance_900g_Baunilha--2---1- (1)
O Whey Protein 3 W Max Titanium contêm os três tipos de proteína do soro do leite na mesma formulação: WPC, WPI e WPH e, está disponível em 3 versões para você


Compartilhe com os amigos

Posts Similares