homem na academia fazendo musculação

Saiba como escolher o melhor horário para treinar

Compartilhe com os amigos

A escolha do momento mais adequado para realizar atividades físicas é uma decisão que pode influenciar significativamente a eficácia e a aderência aos seus objetivos de condicionamento físico. Se você já se perguntou sobre qual é o melhor horário para treinar, você não está sozinho. Afinal, a otimização do seu treinamento envolve uma série de fatores que podem variar de pessoa para pessoa.

No geral, cada pessoa possui uma preferência a respeito do melhor horário para treinar: enquanto algumas pessoas têm energia de sobra pela manhã e preferem começar o dia com atividades físicas, outras possuem um pico de energia durante a noite. Mas será que existe mesmo um melhor horário para treinar?

Pensando em lhe ajudar a tirar essa dúvida, separamos um post completo falando mais sobre o assunto. Confira a seguir!

Conheça seu próprio corpo

Quando falamos sobre o melhor horário para treinar, precisamos levar em consideração dois fatores muito importantes: o ritmo circadiano e os cronótipos.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

O ritmo circadiano é o ciclo biológico regulador que afeta nossos processos fisiológicos e comportamentais ao longo de um período de 24 horas. Em um ritmo circadiano saudável, a maioria das pessoas sente picos de energia entre as 10 horas da manhã e as 2 horas da tarde. Isso as deixa em maior estado de alerta e melhor desempenho físico e cognitivo.

homem dormindo para auxiliar na perda de gordura corporal
Algumas pessoas preferem acordar mais cedo, enquanto outras têm mais disposição se acordar mais tarde

Porém, esses ritmos tendem a variar de pessoa para pessoa, e algumas são naturalmente mais alegres e energéticas pela manhã, enquanto outras possuem mais energia à noite.

Já os cronótipos são as preferências naturais de uma pessoa por estar ativa e alerta em diferentes momentos dos dias. Algumas pessoas têm mais disposição pela manhã, e tem mais facilidade de acordar cedo. Esse tipo de pessoa pode preferir treinar assim que acorda.

Já as pessoas vespertinas são as que preferem estar mais ativas e alerta durante a tarde e noite, e os treinos no final da tarde tendem a ser melhores para elas.

Um estudo publicado no Biomolecules mostrou que as diferenças entre indivíduos em seus cronótipos precisam ser consideradas para reduzir os efeitos negativos das perturbações circadianas, especialmente na hora de escolher os horários para determinadas atividades.

Na hora de definir o horário do treino, também é importante levar esse tipo de informação em consideração. Afinal, se você não gosta de fazer atividades físicas pela manhã, começar sua rotina de treinos assim que você acorda pode acabar te desmotivando ao longo do tempo.

Porém, vale lembrar que você pode mudar os horários do treino de acordo com os benefícios de treinar de manhã, durante a tarde e à noite, e não apenas levando em consideração suas preferências.

Quais as vantagens de treinar de manhã?

Uma das maiores vantagens do treino pela manhã é que seu corpo está mais descansado devido à noite de sono, o que lhe garante mais energia para suas atividades. Além disso, exercícios aeróbicos feitos pela manhã ajudam a acelerar o metabolismo durante o dia, dando-lhe mais disposição para suas atividades cotidianas.

homem correndo fazendo aeróbio no melhor horário para treinar esse tipo de exercício
Os treinos aeróbicos normalmente são melhores pela manhã

De acordo com dados de um estudo publicado no British Journal of Nutrition, treinar em jejum mostrou que a oxidação de gordura durante o exercício foi significativamente maior no estado de jejum em comparação com o estado alimentado, com uma diferença média ponderada de -3,08 gramas.

Como durante a manhã estamos em jejum mais longo, o aeróbico nesse horário pode beneficiar e potencializar a perda de gordura total.

É também nesse período que a testosterona está mais alta, de acordo com dados do estudo publicado no Current Medical Research and Opinion, o que pode ser benéfico para quem desenha ganhar massa magra. No entanto, como a temperatura corporal ainda está baixa, o rendimento tende a ser menor. 

Nossa dica é fazer um aeróbico para aquecer a musculatura caso você goste de treinar esse horário ou só tenha a parte da manhã para treinar. 

Vale lembrar que o treino feito durante a manhã também ajuda a melhorar o humor durante o dia, já que a prática de atividades físicas libera endorfinas.

Quais as vantagens de treinar durante a tarde?

À tarde, a temperatura corporal tende a estar mais alta em comparação com a manhã. Isso significa que seus músculos e articulações estão mais aquecidos e flexíveis, o que pode reduzir o risco de lesões e melhorar o desempenho, fazendo com que o treino renda muito mais.

Além disso, durante esse período sua capacidade cognitiva está melhor, o que faz com que seja um bom período para atividades como dança.

Quais as vantagens de treinar durante a noite?

Para muitas pessoas, a noite é um momento mais flexível, quando as obrigações do trabalho, da escola ou da vida familiar já foram atendidas. Isso pode tornar mais fácil encontrar tempo para se exercitar.

homem levantando peso no melhor horário para treinar em sua rotina
Alguns estudos sugerem que durante a noite a força para treinos de resistência é maior

Enquanto algumas pessoas sentem menos energia para treinar esse horário, outras têm mais facilidade em focar nos exercícios. Além disso, pode ser uma ótima forma de aliviar o estresse do dia corrido, garantindo uma noite de sono melhor.

Um estudo publicado no Chronobiology International mostrou uma diferença significativa entre treinos feitos durante a manhã e a noite, com maior força observada nos indivíduos que treinaram durante a noite.

Existe um melhor horário para treinar?

As pesquisas sobre o melhor horário para treinar é ampla e continua a evoluir, mas não existe um horário universalmente ideal que seja aplicável a todos.

A escolha do horário de treino mais adequado varia de pessoa para pessoa e depende de diversos fatores, incluindo a rotina diária, as preferências pessoais e como o corpo responde ao exercício em diferentes momentos do dia.

Alguns estudos sugerem que os ritmos circadianos podem influenciar o desempenho físico, com picos de energia e força ocorrendo em determinados momentos do dia para algumas pessoas.

homem treinando braço e peito para hipertrofia no melhor horário para treinar esse tipo de exercício
O melhor horário para treinar é aquele em que você consegue encaixar em sua rotina

No entanto, outros estudos mostram que a consistência na programação de treinos é mais importante do que o horário específico. Treinar regularmente, independentemente do horário, pode levar a ganhos significativos de condicionamento físico e saúde.

Isso porque, um estudo publicado no Journal of Sports Science and Medicine mostrou que o ritmo circadiano pode impactar nos treinos e afetam o desempenho físico e a adaptação muscular em resposta ao exercício.

Outro estudo que analisou os efeitos do treinamento de força realizado em diferentes horários do dia na hipertrofia muscular em homens mostrou que não houve diferença significativa nos resultados de indivíduos que treinaram durante a manhã e durante a tarde.

Um terceiro estudo, publicado no Research Quarterly for Exercise and Sport mostrou que não existe diferença nos resultados dos treinos feitos em horários em que a pessoa prefere treinar.

Ou seja, independente de você preferir treinar de manhã ou à tarde, seu desempenho não vai ser grandemente afetado se você treinar em horários que não gosta, mas que possui apenas aquele horário para treinar, embora a motivação seja maior nos horários preferidos.

Portanto, a melhor abordagem é considerar seus próprios ritmos circadianos, preferências e agenda pessoal ao escolher o horário do treino. O importante é encontrar um momento que permita que você seja constante em sua rotina de exercícios, pois a consistência é fundamental para alcançar seus objetivos de condicionamento físico.

Agora que você viu qual o melhor horário para treinar, é importante que você leve em consideração não apenas os resultados dos estudos, mas especialmente suas preferências e sua rotina. Embora seja comprovado que treinos de resistência sejam melhores durante a noite, você deve escolher o horário que você sabe que conseguirá cumprir diariamente.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares