homem treinando para ganhar massa muscular
| |

Hipercalórico pode ser utilizado para ganho muscular?

Compartilhe com os amigos

O caminho para alcançar uma musculatura sólida e definida é uma jornada que exige mais do que apenas horas intermináveis na academia. Enquanto o treinamento físico desempenha um papel crucial no ganho muscular, muitas vezes subestimamos o papel fundamental desempenhado pela nutrição. É aqui que o hipercalórico entra em cena como um aliado valioso.

A parte nutricional desempenha um papel crítico no processo de ganho muscular. Não basta apenas levantar pesos e esperar que seus músculos cresçam. O que você coloca em seu corpo é igualmente significativo, se não maior, na determinação do sucesso do seu empenho na academia. 

Sem a quantidade adequada de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras e outros nutrientes, seu corpo simplesmente não tem os recursos necessários para construir e manter músculos. 

Pensando em lhe auxiliar, criamos um post completo falando sobre o hipercalórico, para quem é indicado, como e quando usá-lo. Confira a seguir!

O Que é um Hipercalórico?

Um hipercalórico, também conhecido como “weight gainer,” é um tipo de suplemento nutricional desenvolvido para fornecer um grande aporte de calorias, geralmente em forma de carboidratos e proteínas, a fim de apoiar o ganho de peso e, especificamente, o ganho de massa muscular. 

homem com costas definidas
O hipercalórico é um suplemento para auxiliar o ganho de massa magra

No geral, são desenvolvidos para atender às necessidades de pessoas com dificuldades de ingerir calorias o suficiente para promover o ganho muscular apenas por meio da alimentação de sua dieta regular. Normalmente, essas pessoas possuem um metabolismo mais rápido e têm dificuldade de ganhar peso naturalmente, ou são atletas que estão sob treinamento intenso.

Como os hipercalóricos ajudam a ganhar massa muscular?

Por ter calorias em uma quantidade consideravelmente alta, o hipercalórico faz com que a pessoa consuma mais calorias do que gasta. Quando isso acontece, seu corpo constrói e repara os músculos de uma forma mais eficaz e rápida, desde que você não esteja em processo de emagrecimento.

Além disso, os hipercalóricos também são ricos em proteínas e aminoácidos, que são blocos de construção de músculos essenciais para a síntese de proteínas. Com isso, melhoram a reparação muscular e promovem o ganho de massa magra.

Outro benefício é que esse produto é formulado com carboidratos complexos, o que garante  um melhor desempenho durante os treinos e recuperação pós-treino.

Por que é necessário aumentar as calorias para ganhar massa muscular?

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão em busca do ganho de massa magra é a respeito das calorias. Será que seu corpo precisa de energia extra para construir e reparar os músculos? 

Quando nossa dieta não consegue alcançar a quantidade de calorias calculadas para o ganho de massa magra e hipertrofia, é necessário o consumo de suplementos que auxiliem a aumentar essa carga energética. Do contrário, o corpo não terá recursos para a recuperação e construção muscular de forma adequada, podendo muitas vezes catabolizar os músculos como fonte de energia se o metabolismo for muito acelerado.

Imagine que você precisa consumir 2500 calorias para hipertrofiar, mas com a alimentação e rotina, consegue consumir apenas 2000 calorias. Se você deixar de consumir as 500 calorias que ficaram faltando, provavelmente não conseguirá construir massa muscular, ou demorará muito tempo para isso.

Como Usar Hipercalóricos para Ganho Muscular

Antes de mais nada, é importante consultar um profissional para verificar a necessidade de consumir um hipercalórico em sua dieta para ganhar massa muscular. Afinal, dependendo do seu caso, um ajuste na dieta pode ser o suficiente para ganhar músculos.

Mas, caso o profissional identifique a necessidade de usar o suplemento, é importante estar atento à dosagem indicada para seu caso, já que essa dosagem vai depender dos seus objetivos, necessidades e especialmente do produto que está sendo usado.

homem musculoso tomando suplemento
O hipercalórico é uma forma de suplementar a alimentação, a fim de consumir as quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras indicada para o ganho de massa

No geral, a recomendação varia entre 1 a 4 porções por dia, especialmente para pessoas que treinam intensamente como atletas, ou quem tem o metabolismo muito acelerado e dificuldade de ganhar peso.

Os dados de um estudo publicado no Sports Medicine mostrou que a importância dos carboidratos na otimização do desempenho atlético, que inclui a construção de massa magra. Isso comprova a necessidade do uso de hipocalóricos para aumentar a ingestão de carboidratos, a fim de aumentar o consumo dos macros para bater a meta diária.

Qual o melhor momento para consumir o hipercalórico?

O hipercalórico pode ser consumido em diversos horários diferentes ao longo do dia. Antes do treino, por exemplo, a suplementação com o hipercalórico pode ajudar no fornecimento de energia imediata para o exercício, ajudando a melhorar o desempenho. Deve ser ingerido cerca de 1 a 2 horas antes do treino.

Porém, ele também pode ser benéfico no pós treino, e pode ser consumido para ajudar na recuperação e processos de construção muscular.

Alguns profissionais ainda podem recomendar o consumo do hipercalórico entre as refeições para fornecer calorias e nutrientes ao longo do dia, ou antes de dormir, para fornecer uma liberação lenta de calorias e proteínas durante a noite. Essa prática ajuda a evitar o catabolismo muscular durante o sono.

Vale lembrar que o hipercalórico é um suplemento e não deve substituir uma alimentação equilibrada e calculada de acordo com seus objetivos. Seu uso deve ser feito apenas para aumentar a ingestão de calorias quando você não conseguir consumir as calorias necessárias apenas pela dieta.

Também é importante ressaltar que o exercício é essencial para desencadear o crescimento muscular, e os hipercalóricos fornecem os recursos necessários para essa construção. Porém, apenas consumir um hipercalórico sem treinos, não fará com que você ganhe músculos.

Quais são as contraindicações?

  • Diabetes: pacientes diabéticos devem ter cuidado ao usar suplementos hipercalóricos, pois eles geralmente contêm uma quantidade significativa de carboidratos e açúcares, o que pode afetar os níveis de glicose no sangue.
  • Problemas cardíacos: problemas cardíacos como insuficiência cardíaca congestiva, pressão alta ou doença arterial coronariana, são exemplos de comorbidades que podem ter os sintomas agravados pelo uso de suplementos hipercalóricos ricos em sódio e gordura.
  • Problemas renais: pessoas com doença renal crônica ou outras condições renais devem evitar suplementos ricos em proteína, uma vez que podem sobrecarregar os rins.
  • Distúrbios gastrointestinais: se você sofre de distúrbios gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou colite ulcerosa, consulte um médico antes de iniciar o uso de hipercalóricos, já que os ingredientes desses suplementos podem agravar essas condições.
  • Gravidez e amamentação: assim como qualquer outro suplemento, durante a gravidez e a amamentação, é importante discutir o uso dos hipercalóricos com seu médico, uma vez que certos ingredientes podem não ser seguros para o bebê em desenvolvimento.

Agora que você viu o que é o hipercalórico e como ele deve ser usado para promover o ganho muscular, converse com um profissional para verificar se você precisa incluir esse suplemento na sua dieta. Lembre-se que esse produto é indicado apenas para quem não conseguir ingerir as calorias necessárias apenas pela dieta, e não deve ser usado para substituir refeições.

100% Whey Concentrado da Max Titanium

O Whey Protein (WP) apresenta alto valor biológico, devido às altas concentrações proteicas, e presença de compostos bioativos, por isso, atualmente é considerado um alimento funcional.

Produto com excelente custo x benefício ao consumidor. Entrega de aporte proteico em excelente quantidade a custo acessível.

Benefícios do Whey Pro

  • Auxílio para o ganho de massa muscular;
  • Auxílio para recuperação muscular;
  • Prevenção da perda e manutenção de massa muscular;
100% Whey Pote 900G - Max Titanium - Sabor Baunilha

Hipercalóricos Max Titanium Em Ofertas

O Hipercalórico é uma maneira rápida e segura para se obter aquele físico desejado com o qual você sempre sonhou através do aumento da ingestão de calorias no dia.

Benefícios dos Hipercalóricos

  • Auxílio para o ganho de massa muscular;
  • Aumento do peso corporal;
  • Melhor recuperação muscular;
  • Maior disponibilidade energética.
super gainers anti catbolic hipercalórico da max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares