Os efeitos do treino de musculação na aceleração do metabolismo e na queima de gordura em repouso
Que o cardio é uma ótima forma de queimar gordura, isso ninguém pode negar. Afinal, esse tipo de exercício ajuda não somente no ganho de resistência, mas especialmente no aumento do gasto energético diário. Mas existem outros exercícios que também são benéficos para a queima de gordura. Você sabe quais são os efeitos do treino de musculação na aceleração do metabolismo?
Um mito muito comum dentro das academias é de que o treino de musculação é indicado apenas para quem deseja ganhar massa muscular. Embora de fato seja seu principal objetivo, a musculação possui diversos outros benefícios para a saúde.
Além de também atuar beneficamente no fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, a musculação ainda é uma ótima aliada para quem quer perder peso e queimar gordura.
Veja a seguir quais os benefícios desse tipo de exercício para quem deseja emagrecer e secar!
USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF
Os efeitos do treino de musculação na aceleração do metabolismo
De acordo com especialistas, a musculação pode gerar uma queima de calorias igual aos treinos de cardio, e em alguns casos, até maior.
Isso porque enquanto fazemos a musculação, nosso corpo demanda uma alta quantidade de calorias para manter o ritmo, e para conseguir a energia necessária durante as séries, usa nosso estoque de gordura para converter em energia.
Ou seja, quanto maior for a intensidade do treino, maior será o gasto energético daquele exercício. Para aumentar a intensidade do seu treino, você pode fazer séries com altas cargas ou então com intervalos menores entre elas.
A musculação também impacta nosso metabolismo em decorrência da recuperação no pós-treino. Alguns estudos mostram que pelo menos 90% do total de calorias que você queima com os treinos de musculação podem ocorrer depois que você finaliza os exercícios graças aos processos internos de recuperação muscular.
Isso não quer dizer, porém, que a musculação não queima calorias: 8 minutos de exercícios de força em alta intensidade pode queimar até 250 calorias em um único dia.
Outro benefício é que a construção muscular melhora sua sensibilidade insulínica, o que significa que seu organismo processa os carboidratos com mais eficiência, diminuindo as chances de contrair doenças como diabetes.
Além disso, quanto mais você treina, mais resistente você fica aos treinos de musculação, aumentando a intensidade e quantidade desses treinos no seu dia a dia. Com isso, seu gasto calórico tende a aumentar gradativamente, assim como seu metabolismo basal começa a ficar cada vez maior.
Em outras palavras, quanto mais você treina, mais gordura você passa a queimar durante os treinos e depois deles.
Estudos ainda sugerem que o treino de musculação ajuda a evitar o platô que pode acontecer em grande parte dos casos de quem está tentando perder gordura, já que o metabolismo tende a desacelerar com o tempo por se acostumar com a dieta. Porém, quando treinamos, esse efeito é menos perceptível.
Como a musculação queima gordura em repouso
Aproximadamente 60% do nosso metabolismo basal corresponde ao nosso esforço muscular. Ou seja, quando começamos a fazer musculação, a taxa metabólica basal – de repouso – também aumenta, o que faz com que nosso corpo queime mais gorduras parado.
Em outras palavras, quanto mais massa magra temos em nosso corpo, mais calorias queimamos sem fazer nada. Isso porque especialmente a proteína demanda mais energia do que a gordura para se manter, fazendo com que as pessoas que têm mais músculo queimem mais gordura.
Além disso, as pesquisas mostram que o treino de musculação pode acelerar seu metabolismo por até 48 horas depois que você termina o treino. Isso seria explicado porque o nosso corpo usa calorias para realizar o processo da reparação dos tecidos musculares, o que faz com que ele use as gorduras como fonte de energia.
Qual o papel da alimentação durante a musculação para acelerar o metabolismo
Além dos exercícios, também é importante que você se alimente corretamente. Para a perda de peso, o mais indicado é manter uma dieta balanceada e com uma boa quantidade de proteínas de qualidade.
Isso porque a proteína demanda uma alta carga de energia para ser digerida, fazendo com que o metabolismo acelere para conseguir quebrar as moléculas de proteína daquela refeição. Diferente da gordura e do carboidrato, que necessitam de menos energia para se digerirem.
Ou seja, apenas fazer musculação não fará você perder peso se a sua alimentação não estiver balanceada. Mas, em contrapartida, os treinos de força podem ser um grande aliado para quem mantém uma alimentação equilibrada e deseja queimar mais gordura e secar.
Outro benefício da proteína é que ela garante uma maior saciedade durante períodos mais longos e ajuda a regular a absorção dos carboidratos.
Isso quer dizer que você passa a comer menos beliscos, que podem acabar te engordando no dia a dia. Além de te deixar mais saciado, a proteína ainda evita picos de insulina durante as refeições quando as quantidades estão ajustadas para seu organismo.
Devo fazer musculação ou cardio para queima de gordura?
Ambos os exercícios são importantes para a saúde e para a perda de gordura. O que você deve se atentar, nesse caso, é à sequência dos exercícios. Afinal, o mais indicado é sempre começar pela musculação e finalizar com o cardio.
Iniciar pelo treino de cardio pode fazer com que você gaste muita energia e não consiga realizar os treinos de musculação corretamente, podendo até mesmo resultar em lesões. Nossa dica é sempre realizar o cardio para finalizar seus treinos do dia depois de ter feito suas séries de exercícios de força.
Além de queimar gordura, o cardio é também uma ótima forma de desacelerar depois do treino e ainda ajuda no fortalecimento do sistema cardiovascular, sendo ótimo para cuidar da saúde como um todo enquanto queima calorias.
Leia também Cardio antes ou depois da musculação? Entenda quando usar cada opção
Agora que você viu quais os efeitos do treino de musculação na aceleração do metabolismo e na queima de gordura em repouso, não deixe de adicionar esse tipo de exercício no seu dia a dia. Junto, siga uma dieta balanceada e adicione uma boa quantidade de proteínas na sua alimentação e especialmente depois do treino.
Suplemento Max Titanium Original
Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!