mulher fazendo treinamento de força para prevenir lesões

Como o treinamento de força ajuda a prevenir lesões em mulheres

Compartilhe com os amigos

Por muitos anos, a musculação foi vista como algo voltado apenas para o público masculino, o que afetou a forma como as mulheres enxergam esse tipo de exercício. Além de ser um grande mito, treinar a musculatura pode ajudar a prevenir lesões em mulheres, deixar a silhueta mais bem desenhada e ainda diminui sintomas como cólicas e estresse no período menstrual.

Hoje, a maioria dos profissionais inclusive indicam que mulheres acima de 30 e 40 anos pratiquem atividades físicas regulares para garantir uma densidade óssea adequada. E diferente do que se imagina, a indicação não é apenas de exercícios aeróbicos como caminhadas.

Outro mito comum dentro das academias é de que mulheres mais velhas não podem praticar treinamento de força por serem mais frágeis. Mas, o que acontece é exatamente o contrário: quanto mais a mulher treina, menor o risco de lesões ao longo dos anos.

Para que você entenda melhor sobre o assunto e saiba como se beneficiar dos exercícios de força para mulheres, separamos um post explicando o impacto da musculação para evitar lesões no público feminino. Confira!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

O que é um treinamento de força?

O treinamento de força é popularmente chamado como musculação, e visa a hipertrofia, ganho de massa magra e preparação da musculatura para proteção de articulações e tendões.

Esses exercícios são feitos com carga extra ou até com o peso do corpo para iniciantes, e têm o objetivo de gerar um estresse no músculo para que ele cresça e fique mais forte e resistente.

Como o treinamento de força ajuda a prevenir lesões em mulheres?

Quando treinamos nossos músculos com carga, estamos fortalecendo a fibra muscular deixando-a mais resistente. Com isso, os tendões e articulações ficam protegidos, o que evita que você sofra lesões conforme envelhece.

No entanto, não são apenas as mulheres mais velhas que se beneficiam: quanto mais treinamos os músculos, mais nossas articulações e ligamentos conseguem suportar cargas extras em atividades do cotidiano e até na prática de atividades físicas.

Além disso, a musculação ainda ajuda a aumentar a densidade óssea, sendo uma ótima forma de prevenir problemas como osteoporose, especialmente em mulheres.

Como começar a treinar para prevenir lesões em mulheres?

É importante começar a treinar para prevenir lesões de forma gradativa e leve para evitar um impacto muito grande inicialmente, que pode ocorrer durante o exercício. Afinal, você ainda não desenvolveu a musculatura necessária para proteger seus ligamentos, e uma sobrecarga pode acabar resultando exatamente naquilo que você quer evitar.

Outra dica é sempre aquecer antes de começar os treinos de força. Quando você faz um aquecimento, o fluxo de sangue naquela região aumenta, o que diminui as chances de você acabar lesionando a musculatura.

Uma boa forma de aquecer é caminhar ou pedalar por 15 minutos. Você também pode usar suplementos específicos para auxiliar no rendimento do seu treino, mas sempre respeite seus limites e entenda os sinais do seu corpo.

Creatina 300g em promoção

R$209,90 por R$113,74

  • Melhora a performance nos treinos
  • Aumento de força
  • Ganho de massa muscular
  • Revigora as fontes de energias
  • Redução da fadiga
creatina max titanium sem fundo

O treino de força deve ser gradual: comece com pesos leves e aumente aos poucos, conforme seu corpo se habitua à prática de atividades físicas e seus músculos se desenvolvem.

Lembre-se de respeitar o tempo de descanso: é importante que seus músculos tenha o tempo necessário de reparo antes de serem treinados novamente. Quando esse período não é respeitado, as chances de lesões são maiores e você pode acabar prejudicando seu treino.

Quais os outros benefícios do treinamento de força para as mulheres?

Aumento da queima de gordura

Diferente do que muitas mulheres acreditam, a musculação tem um papel importante na perda de peso e não é usada apenas para construção muscular. Além de aumentar o gasto energético, é uma excelente maneira de aumentar o metabolismo basal. Isso porque, quanto mais músculo você tiver, mais calorias você queima parada.

Nossa dica é sempre combinar exercícios aeróbicos com a musculação para uma queima de gordura otimizada.

Tonifica a musculatura e deixa o corpo desenhado

Muitas mulheres acreditam que fazer musculação deixará seu corpo musculoso, parecido com de um homem, e acabam perdendo os grandes benefícios que este exercício possui para o público feminino.

Isso porque, as mulheres possuem menos testosterona, o que faz com que desenvolvam menos músculos em comparação aos homens. Ou seja, mesmo treinando diariamente, as chances de ficar com os músculos grandes são bem menores, a menos que a mulher treine exatamente com aquele objetivo.

Por exemplo, quando a mulher deseja crescer os músculos dos glúteos e coxa, é necessário seguir um plano específico com cargas altas para que o músculo cresça. Porém, apenas praticar musculação sem o foco no crescimento deixará o músculo desenhado e definido, e dificilmente fará com que ele cresça.

Diminui os riscos de desenvolver doenças crônicas

Alinhado a uma alimentação saudável e natural, a musculação atua na prevenção de diabetes, doenças cardíacas, obesidade e até mesmo artrites.

Além disso, o treino faz com que a mulher mantenha uma rotina saudável, impactando diretamente em sua autoestima e na sua sensação de bem-estar.

Melhora o humor

Como mencionado antes, o treinamento de força atua liberando hormônios do bem-estar e com efeitos analgésicos, diminuindo estresse, dores musculares, cólicas e até mesmo sensação de tristeza e desânimo.

Um dos principais hormônios liberados após a prática de atividades físicas são as endorfinas, que de acordo com um estudo feito em Harvard, pode reduzir sintomas de depressão clínicas em pacientes que sofrem com esse problema.

Viu como o treinamento de força ajuda a prevenir lesões em mulheres e ainda garante uma série de outros benefícios para esse público? Não deixe de praticar atividades físicas e musculação em seu dia a dia, e mantenha um estilo de vida saudável para potencializar os efeitos positivos do treinamento de força em sua vida.

Treino Feminino para Iniciantes

Femini Whey 900G – Max Titanium (900G) ORIGINAL

As proteínas do soro do leite possuem alto valor nutricional, com altas quantidades de aminoácidos essenciais e de peptídeos bioativos.

Essa importante matéria-prima é o principal componente do FEMINI WHEY, que também contém a proteína isolada da soja, importante por ter em sua composição boas quantidades de BCAA, ácido glutâmico e arginina.

FEMINI WHEY conta ainda com colágeno hidrolisado e um complexo de vitaminas e minerais, sendo direcionado ao público feminino.

  • Fonte de vitaminas e minerais
  • 27g de proteína por porção
  • 6g de BCAA por poção
  • Colágeno hidrolisado
Femini Whey 900G - Max Titanium Baunilha


Compartilhe com os amigos

Posts Similares