Uma reflexão sobre a aderência ao treinamento físico

Compartilhe com os amigos

Uma das grandes preocupações com relação ao treinamento físico é a aderência de sujeitos iniciantes, que facilmente desistem do exercício por falta de resultados, desconforto, expectativas exageradas quanto aos efeitos do programa, falta de tempo, estilo de vida, incluindo os hábitos pessoais e familiares, entre outros.


A teoria do modelo duplo propõe que exercícios realizados na intensidade moderada (inferior ao limiar) promovem sensações prazerosas, em virtude da menor perturbação dos sistemas orgânicos e manutenção da homeostase celular. Por outro lado, esforços realizados no domínio intenso (executados acima ou no limiar) intensificam as sinalizações periféricas, o que pode aumentar a participação dos processos cognitivos e modificar a resposta comportamental para sensações desprazerosas (EKKEKAKIS; ACEVEDO, 2006). A teoria hedônica proposta por Solomon e Corbi (1978) reporta que seres humanos buscam o prazer, evitando sensações desagradáveis, como por exemplo, dor e fadiga sendo que, os comportamentos que produzem sensações prazerosas tendem a serem repetidos. Professores pensem um pouco mais nesses fatores antes de começar programas de treinamento de alta intensidade em iniciantes, obesos e pessoas sedentárias. Certamente o treinamento de alta intensidade é muito eficiente e econômico em termos de tempo gasto na atividade, mas será que todos aderem? Ajustar o treinamento físico aos gostos pessoais, sensação de prazer e nível inicial de treinamento parece ser uma chave fundamental para o sucesso inicial do programa. Lembrem-se, pessoas destreinadas respondem a baixas doses de treinamento. Obviamente pensando em atletas essa resposta é bem diferente, de fato, observa-se prazer com treinos intensos e/ou exaustivos. Uma vez que o sujeito aprender a gostar de treinar terá um mar de possibilidades e variações para aplicar.

Referências:
  • EKKEKAKIS, P.; LIND, E. Exercise does not feel the same when you are overweight: the impact of self-selected and imposed intensity on affect and exertion. International
  • Journal of Obesity, v.30, p.652-60, 2006.
  • SOLOMON, R.L.; CORBI, J.D. An opponent-process theory of motivation.
  • American Economic Review, v.68, n.6, p.12-24, 1978.


Compartilhe com os amigos

Posts Similares