crossfit ou musculação

CrossFit ou musculação: qual escolher?

Compartilhe com os amigos

No vasto universo do fitness, o CrossFit e musculação são modalidades de treinos que se destacam. Ambos têm suas legiões de seguidores apaixonados, e a escolha entre eles muitas vezes se resume a mais do que simples preferências pessoais. Mas você sabe qual escolher entre crossfit e musculação?

A busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma não deve ser apenas uma questão de moda ou preferência superficial, mas sim uma decisão informada e alinhada com suas metas fitness individuais. 

Ao mergulharmos a fundo nos fundamentos de cada modalidade, você estará mais preparado para traçar seu caminho no mundo do fitness, escolhendo a abordagem que não apenas se encaixa no seu estilo de vida, mas que também impulsiona seus objetivos de maneira significativa. 

Confira mais sobre a diferença entre essas duas modalidades a seguir!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

O que é crossfit?

O crossfit é uma modalidade de exercícios físicos que se baseia na filosofia de diversidade e intensidade. Essa modalidade foi criada em 1990 por Greg Glassman, desafiando os métodos tradicionais de condicionamento físico.

mulher fazendo crossfit
O crossfit é um tipo de exercício que visa melhorar a flexibilidade, resistência e força

Esse tipo de exercício é marcado por sua ênfase na variedade de movimentos funcionais e intensidade das sessões, como levantamento de peso olímpico, exercícios ginásticos e cardiovasculares, todos combinados em um formato que não apenas desafia a força, mas também resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

As principais características do crossfit são:

  • Variedade de movimentos funcionais: o crossfit abrange uma ampla gama de movimentos inspirados nas atividades do dia a dia e em diferentes modalidade esportivas, como peso olímpico, corrida, exercícios fantásticos, saltos, remo etc.
  • Intensidade: outra característica marcante do crossfit é a intensidade dos treinos, que normalmente é mais elevada e em formato de circuito, desafiando a força e resistência cardiovascular e muscular.
  • Constante variação: os treinos de crossfit são projetados para serem constantes e manter o praticante adaptando-se a novos desafios. Essa estratégia cria uma adaptação mais ampla e geral, ao invés de uma especialização em uma única região muscular.

Principais benefícios do Crossfit

  • Desenvolvimento geral da aptidão: por recrutar uma ampla gama de capacidades físicas, o crossfit busca o desenvolvimento de agilidade, coordenação, força, resistência e flexibilidade.
  • Melhoria na resistência cardiovascular: por serem treinos mais intensos, é eficaz para melhorar a capacidade cardiovascular, aumentando a eficiência do coração e pulmões.
  • Adaptação funcional: os movimentos praticados no crossfit melhora a capacidade do corpo para realização de tarefas do dia a dia de maneira mais eficaz.

Quais os principais exercícios do Crossfit

Uma sessão de CrossFit pode incluir uma ampla gama de exercícios, desde agachamentos, levantamento terra, flexões, até saltos de caixa, remo e corridas. A combinação única de exercícios visa atingir diferentes grupos musculares em uma única sessão, proporcionando um treino abrangente que desafia o corpo de maneiras diversas.

O que é musculação?

A musculação é o tipo de treinamento físico que se concentra em desenvolver e fortalecer os músculos esqueléticos do corpo por meio de exercícios de resistência.

homem fazendo musculação contraindo o músculo
A musculação é a modalidade onde o foco é na hipertrofia muscular e esculpimento do corpo.

Esse tipo de exercício normalmente é praticado dentro das academias e é conhecido por promover, além do aumento de massa magra, melhorias na força, composição corporal e resistência.

Características Principais da Musculação

  • Levantamento de peso: uma das principais características da musculação é o uso de máquinas, pesos, halteres e outros equipamentos para criar resistência durante as atividades físicas para promoção do desenvolvimento muscular.
  • Progressão de carga: outro princípio básico da musculação é a progressão de carga, que envolve o aumento gradual da intensidade dos treinos para alcançar o ganho de massa muscular, que pode ser tanto o aumento do peso, como número de repetições ou ajustes de outras variáveis do treino.
mulher fazendo musculação
Um dos princípios da musculação é a progressão de carga
  • Divisão do treino: alguns programas de musculação adotam uma abordagem de divisão de treino, segmentando diferentes grupos musculares para treinar cada um deles em diferentes dias da semana. Isso permite que você tenha uma recuperação adequada.
  • Foco em grupos musculares específicos: Outra característica marcante é que os exercícios de musculação normalmente são projetados para segmentar grupos musculares específicos, como agachamentos para as pernas e supino para o peito, por exemplo.

Benefícios da musculação

  • Desenvolvimento muscular: a musculação é altamente eficaz para aumentar a massa muscular e desenvolver mais força em cada região do corpo treinada.
  • Melhoria na composição corporal: além do aumento de ganho de massa muscular, a prática de musculação contribui para redução de gordura corporal e maior definição, resultando em uma composição corporal mais equilibrada. 
  • Aceleração do metabolismo: o tecido muscular consome mais energia em repouso em comparação ao tecido de gordura. Ou seja, quanto mais músculos você construir com os treinos de musculação, mais acelerado será seu metabolismo.

Leia também Como a musculação pode auxiliar na queima de gordura localizada?

  • Melhoria na Saúde Óssea: Além da massa muscular, a musculação também beneficia a saúde óssea e auxilia na prevenção da perda de densidade óssea, reduzindo os riscos de osteoporose. Um estudo publicado no Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que a prática de atividades físicas intensas, como musculação, ajuda a melhorar a densidade óssea.
  • Aumento da Resistência: A musculação também aumenta a resistência muscular, beneficiando a capacidade do corpo em realizar atividades diárias, como agachar, subir escadas etc.

CrossFit ou Musculação: qual escolher?

Para responder essa pergunta, é necessário ter em mente seu objetivo com atividades físicas: aptidão física, aumento de massa muscular ou emagrecimento? 

Massa muscular

Para quem deseja aumentar o ganho de massa magra e visa a hipertrofia, a musculação pode ser o mais indicado por propiciar o trabalho de músculos isolados, controle da velocidade de contração e extensão.

homem com músculos definidos
Se o seu objetivo for a construção muscular, a musculação é o tipo de exercício mais indicado

Embora o crossfit também ajude no ganho de massa, a hipertrofia acaba ficando como consequência e não como objetivo principal.

Melhora no condicionamento físico

Se você deseja ser mais ativo, e está em busca de uma atividade física para melhorar o condicionamento e a hipertrofia é apenas consequência de uma vida mais ativa, você pode optar pelo crossfit.

Esculpimento do corpo

Para quem tem o objetivo de deixar o corpo mais bonito e desenhado, a musculação é ainda a melhor opção para esculpir os grupos musculares, seja ficar com o peitoral e abdômen mais definidos, cintura mais fina ou glúteos mais torneados.

Leia também O Segredo para Afinar de Vez a Cintura com Angela Borges

Emagrecimento

Se o objetivo for a diminuição do percentual de gordura, é importante ter em mente exercícios que elevem consideravelmente seu gasto energético durante e após a sessão de treino.

Estudos científicos sobre treinamentos em alta intensidade mostram que esse tipo de treinamento gera o efeito EPOC, também conhecido como afterburn effect, o que eleva consideravelmente seu gasto calórico, não só durante a atividade física, mas também após o treino.

pessoa acima do que peso antes do processo de queima de gordura
Os exercícios de alta intensidade promovem o efeito EPOC, responsável por queimar gordura em repouso

O EPOC é mais acentuado nos treinos de CrossFit, por se tratar de treinos de alta intensidade, do que nos treinos tradicionais de musculação. Sendo assim, o CrossFit, por ser treinamento funcional, constantemente variado e executado em alta intensidade, oferece uma combinação fantástica para quem quer emagrecer.

Agora que você aprendeu a escolher entre crossfit ou musculação, use nossas dicas para escolher qual a melhor opção de acordo com seu objetivo. Além disso, você também pode procurar ajuda profissional para alinharem suas metas e suas necessidades e decidir qual o tipo de treino ideal para você.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares