pessoa com abdômen definido
| |

Termogênicos funcionam? Aprenda a usá-los corretamente para ganhar massa e perder gordura

Compartilhe com os amigos

Ao ingressar no mundo da atividade física e musculação, muitas questões surgem, especialmente quando se trata de suplementação. Um desses temas que desperta interesse e curiosidade é o dos termogênicos. Esses suplementos, conhecidos por seu potencial de auxiliar na queima de gordura e no aumento do metabolismo, têm sido amplamente discutidos neste meio. Mas será que eles funcionam?

Embora os termogênicos sejam conhecidos especialmente por agirem no processo de queima de gordura, eles oferecem diversos benefícios para quem deseja um físico mais definido. No entanto, é necessário estar atento a forma de ingerir esses termogênicos.

Confira em nosso post a seguir se termogênicos funcionam e como usá-los adequadamente em sua dieta!

O Que São Termogênicos?

Os termogênicos são um tipo de suplemento alimentar desenvolvido para acelerar o metabolismo, promovendo a queima de gordura no corpo a partir do calor. São usados especialmente por quem pratica atividades físicas e musculação para maximizar a perda de gordura, além de ser uma ótima forma de melhorar o desempenho durante os treinos.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

café em pó e em grãos
Os termogênicos são substâncias que atuam acelerando o metabolismo e promovendo a perda de peso e aumento no foco e concentração

Afinal, por acelerar o metabolismo, o termogênico garante mais energia para treinar, auxiliando também no foco e concentração.

Principais termogênicos encontrados no mercado

Cafeína

A cafeína é hoje um dos termogênicos mais conhecidos do mercado e mais comumente usado em suplementos. Além de promover a queima de gordura, também aumenta a atividade do sistema nervoso central, contribuindo para o aumento do foco e concentração de acordo com dados do estudo publicado no Psychopharmacology.

Chá verde

O extrato de chá verde é um suplemento que atua em diversas áreas do corpo, trazendo diversos benefícios para a saúde. Além disso, é rico em cafeína e catequinas, que são associados ao efeito termogênico e aumentam a oxidação de gordura.

Capsaicina

Presente na pimenta, especialmente na pimenta caiena, a capsaicina aumenta a termogênese e promove a queima de gordura. Além disso, os dados do estudo publicado no Bioscience Reports mostrou que a capsaicina auxilia a controlar o apetite, promovendo a perda de peso a longo prazo.

pimenta vermelha como termogênico
A pimenta é rica em capsaicina, um termogênico que acelera o metabolismo

Yohimbina

Embora pouco conhecido, o yohimbina é um alcaloide encontrado na casca de árvore yohimbe, e tem sido usado em termogênicos e suplementos que aceleram a perda de gordura corporal.

Isso porque a substância atua na liberação de noradrenalina, neutrostramissor que promove a quebra de gordura como fonte de energia.

Sinefrina

Encontrado em frutas cítricas como laranjas e limão, a sinefrina tem sido usada em termogênicos para aumentar o metabolismo e promover a queima de gordura.

Um estudo na área mostrou que a sinefrina aumenta a oxidação de gordura durante as atividades físicas, sendo uma ótima forma de promover o emagrecimento.

Tirosina

A tirosina é um aminoácido que pode ser considerado termogênico por aumentar a produção de hormônios da tireoide, que são essenciais para o metabolismo basal e regulação da temperatura corporal.

Canela

A canela é um dos termogênicos mais usados, e pode ser integrada em receitas fitness para dar sabor e acelerar o metabolismo.

canela em pau
A canela é um dos termogênicos naturais mais conhecidos, e pode ser usada em receitas, chás e shots

Isso porque a canela influencia a regulação do açúcar no sangue e sensibilidade à insulina, ajudando na metabolização de gordura no corpo e acelerando o metabolismo.

Gengibre

O gengibre também é vastamente conhecido por suas propriedades termogênicas, ajudando a aumentar a queima de calorias e reduzir a gordura corporal. Além disso, também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem beneficiar a saúde cardiovascular, função cognitiva e resposta imunológica.

Como os termogênicos agem no organismo?

Os termogênicos agem aumentando a termogênese, o processo pelo qual o corpo produz calor. Para isso, ele estimula o sistema nervoso simpático, aumentando a atividade metabólica e quebra de gordura para obtenção de energia extra.

No entanto, eles podem atuar de várias outras formas, como:

  • estímulo do sistema nervoso central: alguns termogênicos como a cafeína e sinefrina, atuam diretamente no sistema nervoso central, aumentando a liberação de transmissores que atuam diferentemente no metabolismo, aumentando a taxa metabólica basal.
  • mobilização da gordura: alguns termogênicos também promoveram a mobilização da gordura que é armazenada no tecido adiposo. Para isso, ativam enzimas lipolíticas, que quebram as moléculas de gordura para serem usadas como fonte de energia.
  • supressão do apetite: alguns termogênicos como a capsaicina também podem atuar como supressores do apetite, embora esse não seja seu papel principal. Com isso, além de acelerar o metabolismo pela termogênese, ainda reduz a ingestão calórica e contribui para um balanço energético negativo.

Os termogênicos possuem efeitos colaterais?

Embora sejam seguros, os termogênicos devem ser consumidos com cautela. Isso porque, quando ingeridos em quantidades acima do recomendado, podem gerar alguns efeitos colaterais indesejados.

Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial

Por acelerar o metabolismo e agir como estimulante, os termogênicos podem aumentar a frequência cardíaca e pressão arterial em alguns pacientes. Esse efeito pode representar risco para pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão. Caso tenha alguma dessas condições, procure os médicos antes de iniciar o uso desses suplementos.

Dirburios de sono e ansiedade

Pessoas com quadros de ansiedade devem evitar o uso de estimulantes, já que isso piora os sintomas como nervosismo, palpitações, inquietação etc graças a sua ação estimulante sobre o sistema nervoso central.

homem com sono
Dependendo da dose e horário em que o termogênico foi ingerido, o paciente pode enfrentar quadros de insônia

Os termogênicos também devem ser evitados perto da hora de dormir, já que podem deixar o indivíduo acelerado e prejudicar o sono.

Interferência com outros medicamentos

Os termogênicos podem interagir com medicamentos para problemas cardíacos ou distúrbios psicológicos. Por isso, é essencial procurar um médico antes de iniciar o uso de termogênicos se estiver ingerindo qualquer medicamento recorrente.

Desidratação

Alguns ingredientes termogênicos como a cafeína tem efeito diurético, e podem aumentar a produção de urina. Como resultado, podem levar a desidratação caso não haja uma ingestão de líquidos adequada durante o dia.

Afinal, os Termogênicos funcionam?

A eficácia dos termogênicos depende exclusivamente de fatores como produto utilizado, dosagem, composição corporal individual, estilo de vida e genética.

No entanto, várias pesquisas sugerem que os ingredientes termogênicos têm efeitos significativos na aceleração do metabolismo e queima de gordura.

É importante ressaltar, porém, que os termogênicos são produtos que dão suporte para a queima de gordura, e não são soluções mágicas para perda de peso. Isto é: eles agilizam o processo de queima de gordura corporal quando estão alinhados a uma dieta saudável, e não garantem a perda de peso quando consumidos sozinhos.

Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition mostrou que o uso de termogêncios  aumenta a taxa metabólica e gasto calórico, além de reduzir a fadiga ao longo de 3 horas.

Principais mitos sobre os termogênicos

Os termogênicos são uma solução rápida para perda de peso

Apesar dos termogênicos auxiliarem na perda de peso, eles não são os responsáveis pelo emagrecimento. Isso porque, para que eles tenham efeitos positivos na queima de gordura, é necessário que você esteja seguindo uma dieta adequada e equilibrada, de acordo com suas necessidades e objetivos.

pessoa acima do que peso antes do processo de queima de gordura
Os termogênicos não devem ser usados como uma opção de tratamento de perda de peso, e sim como um auxiliador

O uso de termogênicos sozinhos para perda de peso, sem acompanhamento de uma dieta de déficit calórico, não resultará em perda de peso significativa.

Tomar termogênicos em maiores quantidades levará a resultados mais rápidos

Algumas pessoas acreditam que ingerir doses excessivas de termogênicos fará com que o metabolismo acelere ainda mais, resultando em uma perda de peso maior. Isso não somente é um mito, como também pode ser muito perigoso para a saúde.

Termogênicos são apenas para perda de peso

Apesar de serem usados frequentemente para perda de peso, os termogênicos também podem ser úteis para quem busca o ganho de massa muscular. Isso porque o aumento do metabolismo auxilia na queima de gordura e na preservação de massa magra durante os períodos de déficit calórico.

Além disso, por aumentar a energia, os termogênicos também são usados como pré-treinos para auxiliar no desempenho dos atletas.

Uso Adequado de Termogênicos

Para garantir um consumo adequado e seguro dos termogênicos, siga as instruções de uso do fabricante e nunca exceda a dose recomendada. Isso poderá aumentar os riscos de efeitos colaterais adversos.

Nossa recomendação é ingerir termogênicos sempre pela manhã ou antes do treino, já que isso aumentará sua energia e metabolismo durante o dia e durante os exercícios. Caso seu treino seja no período da noite, opte por um pré-treino sem cafeína para não interferir no seu sono.

Pré Treino Horus Max Titanium

Descubra o poder do Hórus, um produto pensado especialmente para quem precisa atingir alta performance. Hórus é o primeiro pré-treino brasileiro lançado após a liberação da ANVISA para o uso de Beta Alanina pela indústria de suplementos. A Max Titanium desenvolveu um aliado perfeito para quem busca melhorar a performance e potencializar os treinos de quem se exercita com alta intensidade.

pré treino hórus max titanium

Se você estiver ingerindo os termogênicos de forma natural, a recomendação é de sempre ingerir 2g de cada alimento como gengibre, canela etc, e até 2 xícaras de café para evitar consumos excessivos.

Suplementos termogênicos

Hoje, existem diversos produtos termogênicos no mercado, incluindo pré-treino e termogênicos voltados para a aceleração do metabolismo. Enquanto o pré-treino possui termogênicos que visam aumentar a energia e foco e concentração para os treinos, os termogênicos são suplementos que visam aumentar o metabolismo da queima de gordura.

mulher levantando peso
Os termogênicos também podem ser usados para aumentar a energia e foco durante os treinos

Esses suplementos são usados especialmente por quem deseja melhorar o desempenho atlético, aumentar energia e promover uma perda de gordura mais acelerada.

No entanto, você deve sempre buscar ajuda profissional antes de ingerir esses suplementos para garantir a eficácia e segurança, já que a ingestão errada pode ser perigosa e até mesmo ineficaz em alguns casos.

Agora que você aprendeu que os termogênicos funcionam, desde que ingeridos corretamente, use esses produtos de acordo com seu objetivo. Se você está em busca de queima de gordura, use os termogênicos para te auxiliarem na aceleração do metabolismo. Mas se deseja ganhar massa muscular, use os termogênicos para aumentar sua concentração e foco durante os treinos e melhorar sua performance.

Termogênicos Max Titanium Originais

Para momentos em que você se sente cansado, letárgico e geralmente não tem energia e motivação para ir à academia e se exercitar, os suplementos estimulantes podem ser absolutamente ideais, por várias razões diferentes.

Principais benefícios dos Termogênicos da Max Titanium

  • Aumentos de energia
  • Foco mental aprimorado
  • Maior resistência
  • Uma conexão mente-músculo mais forte
  • Melhoria da saúde cerebral
  • Maior perda de gordura e função metabólica
  • Maior clareza mental
L-Carnitina-60-Caps---Max-Titanium---PA.009.001.0016

L Carnitina 60 Caps - Max Titanium2000mg de L-carnitina por porção


Compartilhe com os amigos

Posts Similares