mulher tomando suplemento intra-treino

Saiba quais suplementos usar intra-treino

Compartilhe com os amigos

No mundo da nutrição esportiva, os suplementos desempenham um papel crucial no desempenho e na recuperação do atleta. Entre os momentos-chave para a suplementação, o intra-treino se destaca por sua capacidade de fornecer energia imediata e sustentada, além de ajudar na manutenção da performance ao longo da sessão de treino. 

No geral, quem está iniciando na academia agora começa a usar suplementos básicos como Whey Protein e Creatina, e depois de um tempo, passa a conhecer os outros tipos de suplementação que podem auxiliar a alcançar os objetivos.

Um exemplo de suplemento que é pouco falado, mas que pode ser muito eficaz, é o intra-treino, um suplemento que você ingere durante o exercício físico intenso para duas finalidades: diminuição na percepção da fadiga ou para aumento da energia para o fim de treinos intensos.

Neste artigo, vamos explorar os melhores suplementos para consumir durante o treino e como eles podem potencializar seus resultados. Confira!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Quais suplementos usar intra-treino

Aminoácidos Essenciais (BCAAs)

Os BCAAs têm sido associados à diminuição da percepção da fadiga durante o treino, especialmente em atividades de resistência, como a musculação. Apesar de algumas pessoas não gostarem desse suplemento, ele pode ser uma ferramenta valiosa para manter o desempenho durante todo o treino.

homem tomando suplemento
Os BCAAs são ótimas fontes de aminoácidos essenciais que atuam na força e percepção de fadiga

No entanto, é necessário consumir quantidades adequadas de acordo com seus objetivos e seu físico atual.

Fontes Energéticas

Embora muitos possam pensar que suplementos energéticos são essenciais durante o treino, a realidade é que seu benefício pode ser limitado. Durante o treino, o corpo já está utilizando suas reservas de energia, o que faz com que nem sempre seja necessário o uso desses produtos intra-treino.

Porém, dependendo do tipo de treino, intensidade e duração, pode ser necessário o uso de um pré-treino ou outra fonte energética durante a atividade física. Isso até mesmo para quem está acima do peso e tem uma taxa de gordura elevada.

mulher tomando suplementos intra-treino
Outra opção de suplemento intra-treino é usar o pré-treino diluído em água para se hidratar durante treinos mais intensos

Uma estratégia interessante é usar o pré-treino diluído em 800 a 1200 ml de água e ir consumindo durante o treino para fornecer uma energia extra para conseguir terminar, quando você já está cansado e hiper fatigado.

No começo do treino, é natural que você esteja com ânimo e disposição e não precise de nada. Mas no final você pode acabar se cansando e fazendo o treino rápido e mal feito para acabar logo, e essa estratégia pode ajudar.

O consumo de fontes energéticas intra-treino também pode ser eficaz para dias que não estamos dispostos a treinar ou para as mulheres em dias de TPM, quando os níveis de energia caem naturalmente.

Leia também Como treinar durante o período menstrual da maneira certa

Outras opções de suplementos para usar intra-treino

Carboidratos de rápida absorção

Durante o exercício, os carboidratos desempenham um papel vital na manutenção dos níveis de glicose sanguínea e na energia muscular disponível. Opte por fontes de carboidratos de rápida absorção, como dextrose ou maltodextrina, para garantir uma rápida reposição de glicogênio e manter os níveis de energia elevados.

imagem de um cacho de banana
Opte por carboidratos de rápida absorção como frutas

Você pode encontrá-los em barras de proteínas, que podem fornecer, além de carboidratos, gordura, que também é uma fonte de energia que ajuda nos treinos e proteína, que podem ajudar na diminuição da fadiga.

Eletrólitos

À medida que você transpira durante o treino, perde não apenas água, mas também eletrólitos essenciais, como sódio, potássio e magnésio. A reposição adequada de eletrólitos pode ajudar a manter o equilíbrio hídrico, prevenir cãibras musculares e sustentar o desempenho atlético.

Cafeína

A cafeína é conhecida por seus efeitos estimulantes, aumentando a alerta mental e a resistência durante o exercício. Consumir cafeína intra-treino pode melhorar o foco, reduzir a percepção de esforço e aumentar a capacidade de força.

xícara de café
O café é uma ótima opção de pré-treino, mas se você quiser opções mais potentes, opte por suplementos ricos em cafeína

Você pode usar suplementos intra-treinos específicos, como géis, ou usar a estratégia sugerida pelo Muzy, de usar o pré-treino como intra-treino.

Quando é Necessário Usar Suplementos Intra-Treino?

O intra-treino pode ser usado sempre que você sentir que está com pouca energia, ou para os dias em que você terá treinos mais intensos, e sabe que no final ficará com pouca energia.

Se você está passando por um período preparatório ou de bulking, com treinos de alta intensidade e longos, você pode se beneficiar do intra-treino para manter a energia e desempenho até o final.

Durante esses treinos mais intensos, seus estoques de energia podem se esgotar rapidamente, e os suplementos intra-treino podem ajudar a fornecer um impulso necessário para mantê-lo forte até o fim.

homem fazendo musculação na academia
O suplemento intra-treino pode ser usado sempre que você se submeter a treinos intensos e de longa duração

Outra possibilidade é usar os suplementos intra-treino quando você está em uma dieta com restrição calórica ou planos de perda de peso. Isso porque, durante esses períodos, algumas pessoas podem sofrer uma certa fadiga no período de adaptação no cutting, e o intra-treino pode ajudar a aumentar a energia durante esses dias.

Além disso, para aqueles que buscam otimizar a recuperação muscular e minimizar o tempo de inatividade entre os treinos, os suplementos intra-treino podem desempenhar um papel crucial. 

Eles podem fornecer aminoácidos essenciais, carboidratos de rápida absorção e outros nutrientes que promovem a recuperação muscular e reduzem a dor pós-treino.

Depois de ver quais suplementos usar intra-treino, não deixe de conversar com o profissional da saúde que te acompanha para garantir que você ingira as quantidades indicadas para seu quadro de cada suplemento. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis à cafeína, sendo importante ingerir as doses seguras e recomendadas para você.

Pré Treino Égide Max Titanium ORIGINAL

O pré-treino ÉGIDE é seu mais novo aliado para realizar treinos cada vez mais intensos!

A sua formulação é rica em fonte dos aminoácidos beta-alanina, taurina, arginina e tirosina, associados à cafeína, que atuam em sinergia para auxiliar ainda mais seu desempenho físico.

Benefícios do ÉGIDE

  • Aumento de performance e foco para o treino;
  • Melhora do rendimento e disposição;
  • Diminuição da sensação de fadiga e cansaço durante o treinamento;
  • Aumento de cargas durante a atividade física;
Pré Treino ÉGIDE


Compartilhe com os amigos

Posts Similares