homem sentado em frente a uma barra de peso sem vontade de treinar

O que fazer quando perder a vontade de treinar?

Compartilhe com os amigos

É normal passarmos por altos e baixos em nossa jornada de treinamento e isso acontece com todos. Às vezes, a falta de vontade de treinar pode surgir sem aviso, deixando-nos desanimados e sem motivação. Mas, o que fazer quando nos vemos nessa situação e perdemos a vontade de treinar?

Primeiramente, é importante compreender que a mente desempenha um papel fundamental em nossa disposição para treinar. Nosso corpo executa o que nossa mente planeja, e entender essa relação é essencial para superar momentos de desânimo. 

Veja a seguir o que fazer quando isso acontece e como dar a volta por cima!

O que fazer quando perder a vontade de treinar?

Um exemplo inspirador de situações como essa é o do renomado atleta Muzy, que já enfrentou dificuldades semelhantes. Ele aprendeu a lidar com esses momentos, percebendo o apoio das pessoas ao seu redor e mantendo a consistência nos treinos por comprometimento e não vontade. 

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

homem triste
A desmotivação é algo comum na vida de todos, e todos estão suscetíveis a passar por períodos assim

A dica valiosa é não hesitar em buscar ajuda daqueles que estão ao seu lado, sempre dispostos a estender a mão. Aceitar a bondade e o apoio dos outros, mesmo sem precisar compartilhar detalhes íntimos, pode ser reconfortante e motivador.

Outra dica é estabelecer uma rotina e criar limites. Ter uma agenda organizada ajuda a manter o foco e a disciplina, definindo horários para refeições, treinos e outras atividades. Escutar os sinais do seu corpo, como a saciedade, também é essencial para manter um equilíbrio saudável.

Como a rotina pode te ajudar?

Em muitas situações em nossa vida, esperar pela vontade de fazer algo nem sempre é a melhor estratégia para cumprir nossas obrigações e chegar nos nossos objetivos. Isso porque, todos nós passamos por situações e períodos de desânimos, o que pode afetar diretamente no cumprimento das nossas obrigações.

A melhor forma de evitar que esse desânimo te tire do foco é manter uma rotina consistente, sabendo que o único responsável pelo seu sucesso é você mesmo. Com isso, mesmo em dias que você não está motivado nem com vontade de cumprir suas tarefas, você fará por disciplina, sabendo que tem que ser feito.

Já em situações específicas como casos depressivos de perda de pessoas queridas ou desânimo por problemas pessoais, a dica, além de manter a consistência e fazer um esforço para não se deixar desanimar completamente é recomeçar. 

Recomeçar é parte do processo, e é essencial não se deixar abater pelas quedas, já que a vida é uma sequência de desafios, e aprender a superá-los nos fortalece.

Além disso, procure sempre ajuda profissional para passar por momentos difíceis, levando em conta que algumas pessoas precisam de tratamentos específicos em determinadas situações, e não há nada de errado nisso.

Experimente novas atividades

Experimentar novas atividades físicas pode ser uma excelente maneira de reacender sua paixão pelo treinamento e superar a falta de motivação. Uma maneira fácil de experimentar novas atividades é participar de aulas oferecidas em academias, estúdios de fitness ou centros comunitários. 

mulher fazendo yoga
Inicie novas atividades para ajudar a recuperar sua motivação

Experimente aulas de yoga, pilates, dança, artes marciais, spinning, treinamento funcional ou qualquer outra atividade que desperte seu interesse e que seja diferente das atividades que você já pratica. 

A variedade de movimentos e abordagens oferecidos em diferentes aulas pode manter sua rotina de exercícios emocionante e desafiadora.

Outra dica é explorar esportes ao ar livre, o que lhe dará um contato maior com a natureza. Em alguns casos, essas atividades podem trazer uma grande sensação de bem-estar. 

Há uma infinidade de esportes e atividades para experimentar. Considere experimentar corrida, caminhada, ciclismo, escalada, caiaque, paddleboarding ou até mesmo esportes de equipe, como futebol ou basquete. 

levantamento com barra hexagonal
Nossa dica é realizar atividades com variações diferenciadas para sair da rotina

Outra forma de combater a perda de vontade de treinar é fazer atividades alternativas dentro do seu treino comum. Além das atividades tradicionais de cardio e musculação, existem várias modalidades de treinamento alternativas que você pode experimentar. 

Isso inclui treinamento de kettlebell, treinamento de suspensão, treinamento de ioga ou pilates, treinamento de calistenia, entre outros. Essas abordagens podem oferecer uma maneira diferente de desafiar seu corpo e desenvolver habilidades físicas variadas.

Reavalie seus objetivos

Sempre que você enfrentar períodos de desmotivação, pare e reavalie seus objetivos. Pergunte a si mesmo se eles ainda são importantes para você e se estão alinhados com seus valores e aspirações atuais. 

Às vezes, o motivo pelo qual estamos perdendo a vontade de treinar é porque nossos objetivos não refletem mais nossos interesses ou prioridades. Se necessário, não hesite em ajustar ou até mesmo descartar objetivos que já não estão alinhados com sua realidade atual.

Às vezes, a falta de motivação também pode surgiur quando os objetivos parecem inatingíveis ou excessivamente ambiciosos. Considere ajustar seus objetivos para torná-los mais realistas e alcançáveis a curto prazo. 

Divida os objetivos de longo prazo em metas menores e mensuráveis, e estabeleça prazos realistas para alcançá-las. Isso não apenas tornará seus objetivos mais acessíveis, mas também proporcionará uma sensação de realização à medida que você os alcança.

homem treinando braço e peito para hipertrofia
Sempre que a desmotivação bater, reavalie seus objetivos de quando você iniciou

Tenha em mente que você não precisa chegar a um objetivo específico em 1 mês, e que está tudo bem ir aos poucos. Na grande maioria dos casos, a constância é mais importante do que a intensidade. 

Sendo assim, quando a falta de vontade de treinar bater à porta, lembre-se de buscar apoio, estabelecer uma rotina e recomeçar com determinação. A jornada pode ser desafiadora, mas é através das dificuldades que encontramos nossa verdadeira força.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares