esteiras e bicicletas em uma academia

Corrida na esteira ou na rua: como escolher a melhor opção?

Compartilhe com os amigos

Correr é uma das formas mais populares de exercício físico, e a escolha entre a corrida na esteira ou ao ar livre é uma decisão comum enfrentada por muitos corredores. Ambas as opções têm seus próprios benefícios e desafios, e entender as diferenças entre elas pode ajudar a determinar qual é a melhor escolha para você. 

Optar entre correr na esteira ou na rua deve estar especialmente ligado aos resultados que você deseja alcançar. É importante considerar seus objetivos individuais, preferências pessoais e circunstâncias específicas ao decidir qual delas será mais benéfica para você.

Confira como escolher entre essas duas modalidades!

A importância do exercício aeróbico

Embora os aeróbicos sejam exercícios conhecidos especialmente para promover o emagrecimento e queima de gordura, eles possuem um papel fundamental na saúde do coração.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Mas não é somente o sistema cardiovascular que se beneficia: a corrida na esteira e outros exercícios de cardio são cruciais para a saúde mental e bem-estar geral.

Praticar corridas regularmente promove a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Com isso, você acaba controlando seus níveis de estresse, ansiedade e até mesmo sintomas de depressão, com base nos dados do estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Os exercícios aeróbicos, conhecidos como cardio, são exercícios que normalmente demandam um uso de grandes grupos musculares em ritmo constante, e no geral, acompanha uma respiração mais profunda e acelerada.

Esse tipo de atividade estimula nosso corpo a usar o estoque de energia de forma mais eficientemente, o que promove a queima de gordura e evita o acúmulo no corpo.

Corrida na esteira

A corrida na esteira é hoje um dos carros mais famosos dentro das academias, e oferece diversos benefícios para a saúde, como:

  • Controle do ritmo: A principal vantagem de correr na esteira é controlar totalmente o seu ritmo, podendo ajustar a velocidade e inclinação da esteira com base nas suas preferências e objetivos de treino. Essa possibilidade é útil especialmente para treinos de intervalo ou para manter um ritmo consistente durante toda a corrida.
  • Proteção contra condições climáticas: Diferente de correr na rua, correr na esteira não depende do clima do lado de fora, como dias chuvosos, com muito vento e até calor excessivo. Com isso, você pode manter sua rotina de exercícios sem se preocupar se o clima está favorável ou não.
  • Segurança: Por se tratar de um ambiente controlado, a esteira evita lesões relacionadas ao terreno, como são os casos de torções e tropeços, por exemplo. Além disso, as esteiras acompanham recursos de segurança como botão de parada de emergência, que pode ser usado para evitar acidentes.
  • Conveniência: Para muitos, a corrida na esteira é mais conveniente por ser mais facilmente encaixada em rotinas com horários apertados. Afinal, você pode treinar a hora que for mais conveniente para você com base na sua agenda, independente da hora do dia, clima etc.

Corrida ao ar livre

A corrida ao ar livre também é muito benéfica para a queima de gordura e saúde cardiovascular, e também possui diversos benefícios, como:

  • Variedade de terrenos: Embora uma maior variedade de terrenos possa acabar aumentando os riscos de lesões, essa diversidade é uma ótima forma de estimular seus grupos musculares de forma diferente. Afinal, alguns solos podem demandar mais força em comparação a outros, assim como a subida demanda mais força do que a descida.
  • Exposição à luz solar: Como você já deve ter ouvido, a vitamina D é a vitamina do sol, e correr ao ar livre pode ser uma ótima forma de conseguir repor suas reservas desse nutriente.  A exposição ao ar livre também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e aumentar os níveis de energia.
  • Estímulo mental: Correr na rua garante uma variedade de estímulos visuais, sonoros e sensoriais que acabam deixando a corrida mais interessante e estimulante. Quando mudamos de cenários e observamos mais a natureza, distraímos a mente do esforço que estamos tendo, o que deixa o treino mais leve e agradável.

Mas qual deles é melhor do ponto de vista de emagrecimento e ganho de massa?

Quando falamos sobre o emagrecimento e ganho de massa muscular, ambas as corridas contribuem positivamente para os objetivos mencionados. Porém, o impacto que cada uma tem é relativamente diferente, dependendo de fatores como intensidade do treino, por exemplo.

Para quem quer eliminar o excesso de gordura, a corrida na esteira pode ser uma forma eficaz de queimar calorias, especialmente se você apostar em treinos intervalados de alta intensidade.

Por permitir que você controle a velocidade e inclinação, a esteira ainda pode contribuir para treinos mais desafiadores e com maior queima de calorias. Porém, pode não ser a melhor estratégia.

Já para quem deseja ganhar massa muscular, a esteira não é exatamente o melhor exercício para isso. No entanto, a corrida na rua incorporando sprints ou intervalos de alta intensidade de subidas, pode desafiar seus músculos de forma mais intensa, ajudando no ganho de massa muscular nas pernas e glúteos.

Porém, tenha em mente que a hipertrofia é melhor desenvolvida com exercícios específicos e mais direcionados, como leg press, por exemplo.

Como escolher a corrida na esteira ou na rua?

Objetivos de treino

O primeiro passo para escolher entre o treino na esteira ou na rua é avaliar seus objetivos. Se você está em um treino para corridas ao ar livre, treinar na rua pode ser mais benéfico para que você se familiarize com o ambiente, condições do terreno e clima. Mas se você está em busca de controle de ritmo e melhorar sua velocidade, a esteira pode ser uma opção mais vantajosa.

Já se você está em busca apenas de benefícios para a saúde e queima de calorias, ambas as opções podem te ajudar.

Preferências pessoais

Algumas pessoas preferem treinar ao ar livre, enquanto outras preferem a esteira. É importante escolher a opção que mais se alinhe à sua rotina e preferências, a fim de garantir que você treinará de forma consistente e não desistirá do cardio.

Experiências

Antes de escolher apenas uma das opções, você pode experimentar ambas para avaliar qual delas você se dá melhor. Ou então, fazer treinos intercalados: um dia a corrida na esteira, outro dia na rua. Assim, você cria uma dinâmica maior aos treinos, gerando mais estímulo e evitando cair na rotina.

Observe como seu corpo e mente respondem a cada modalidade e ajuste sua prática de acordo com suas necessidades e preferências individuais.

Agora que você viu que tanto a corrida na esteira ou na rua entregam os mesmos resultados, escolha de acordo com suas preferência e necessidades, e especialmente, pela conveniência. Lembre-se que quanto mais fácil e confortável de cumprir for seu treino na questões de gostos pessoais, mais fácil será seguir a rotina de exercícios sem faltar.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares