Homem fazendo musculação.

Exercícios Inúteis que Você Nunca Deve Fazer com Renato Cariani

Compartilhe com os amigos

Quando se trata de frequentar a academia, muitos de nós temos objetivos claros em mente: ficar mais forte, mais saudável e alcançar a melhor forma física possível. No entanto, às vezes, podemos cair na armadilha de acreditar que todos os exercícios que realizamos nos levarão mais perto desses objetivos. Mas você sabia que existem exercícios inúteis que você nunca deve fazer durante o treino?

A realidade é que existem exercícios que, à primeira vista, parecem benéficos. Mas, na verdade, são inúteis e, em alguns casos, podem até mesmo ser prejudiciais. Além de desperdiçar tempo, esses movimentos podem aumentar o risco de lesões, sabotando sua jornada de condicionamento físico. 

Confira a seguir quais são os principais exercícios inúteis que você nunca deve fazer!

Exercício 1 

Muitas pessoas acreditam que treinar os oblíquos com a barra nos ombros, estarão afinando a cintura. Porém, esse exercício de rotação de tronco não trabalha essa região, e acaba sendo inútil.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

execução de treino de oblíquos com a barra nos ombros

Além disso, não é tão recomendado treinar os oblíquos, porque a hipertrofia dessa musculatura deixará a cintura quadrada, já que a hipertrofia gera volume, aumentando a região.

Para quem deseja perder gordura nessa região e afinar a cintura, é indicado fazer exercícios que fortaleçam o abdômen e trabalhem a parte baixa das costas, alinhados com uma dieta equilibrada.

Alguns exemplos são remada curvada, terra e agachamento.

Exercício 2

Treinar com anilha na altura do peitoral também não é um exercício que trará resultados. Afinal, para sustentar o peso da anilha, o que está sendo trabalhado é o anterior de ombro e não o peitoral.

execução de treino com anilhas na altura do peitoral

Mesmo quando esse exercício é feito deitado, não trabalhará diretamente na região do peitoral. Apesar de existir de fato uma contração muscular nessa região, ela é gerada pela pressão feita para segurar a anilha.

exercício correto para peitoral

Para fazer este exercício corretamente, use um halter em cada mão. Mas, tenha em mente que este não é o melhor exercício para peitoral. O mais indicado seria um treino de supino.

Esse tipo de exercício pode ser usado depois de fazer um supino, com a barra, para usar o resto da força que sobrou para potencializar seu treino. Mas não troque um supino por esse exercício.

Leia também Treino de peitoral para iniciantes com Julio Balestrin

Exercício 3

O leg press de lado tem se popularizado nas academias, mas embora de fato trabalhe levemente os músculos, quando você fica nessa posição, seu lombar, dorsal e seu quadril ficarão mal encaixados, além de deixar a perna em um ângulo ruim.

execução de treino no leg press em ângulo inadequado

Além disso, essa posição dificulta o alinhamento dos joelhos com os pés, que é o princípio do leg press para evitar lesões e potencializar os treinos.

Você pode fazer o exercício de forma unilateral, mas sentado corretamente no aparelho. Assim, além de evitar lesões, você ainda potencializa os resultados.

leg press unilateral feito corretamente

Algumas pessoas fazem esse exercício de lado para trabalhar mais o glúteo, mas esse não é a melhor opção para glúteos definidos. Existem vários exercícios bons para trabalhar o glúteo que você pode fazer em seus treinos.

Exercício 4

Outro dos exercícios inúteis que você nunca deve fazer é o exercício para perna na polia de cross. Fazer agachamento na polia faz com que o vetor de força fique nos braços e não na perna. Mesmo fazendo um leve esforço nas pernas, não é o suficiente para trabalhar a musculatura.

execução de treino com exercício para perna na polia de cross

Lembre-se que para o músculo crescer, não basta ter ativação, é necessário ter intensidade e resistência.

Na polia, você só deve fazer exercícios para inferiores se for exercícios de glúteo isolado. 

Exercício 5

O agachamento isométrico, embora seja muito famoso, pode ser bastante lesivo se não for feito corretamente. Quando você apoia a coluna em algo e fica em um ângulo de noventa graus, acaba formando uma pressão patelar muito alta. Isso forma uma pressão desnecessária e muito grande que pode acabar resultando em rompimentos do joelho.

agachamento isométrico feito da forma errada

Para fazer um agachamento isométrico, o mais indicado é simular um agachamento comum e segurar o máximo que você conseguir nessa posição.

Nesse caso, é mais efetivo porque você não vai estar descansando as costas em nenhum lugar, o que fará com que você chegue na fadiga muito mais rápido, além de não formar o ângulo de 90 graus e contribuir para uma maior contração da musculatura das pernas.

agachamento isométrico feito da forma correta

Esse exercício de isometria é indicado depois do leg press, quando você trava o músculo e não consegue mais fazer séries. Fique o máximo que aguentar no agachamento de isometria e mantenha os grupos musculares contraídos até o limite.

O agachamento isométrico é bom para esgotar, e não para ser um exercício de base.

Exercício 6

O manguito rotador é um complexo de músculos que ficam na região posterior dos ombros, e estabiliza e gera resistência para ombros e bíceps. Antes dos treinos de costas, ombros e peito, é importante aquecer o manguito para evitar lesões.

Porém, muitas pessoas aquecem o manguito de forma errada, usando um halter e fazendo movimento de abrir e fechar sem criar uma resistência.

execução de treino de manguito rotador com halter

Para esse grupo muscular, é necessário ter uma resistência mecânica que puxe o braço para dentro enquanto você tenta levar ele para fora, aumentando a força usada.

Nesse exercício com halter não tem força de resistência, e você trabalha os bíceps ao invés de trabalhar os ombros.

Apesar de deitado a gravidade empurrar o halter para baixo e você puxar para cima, criando uma leve resistência, ainda não é a melhor forma de realizar o exercício.

aquecimento do manguito feito de forma regular

Para aquecer o manguito de forma correta, o melhor é usar a polia na altura do braço e cotovelo colados na dorsal. Apoie o tronco para ficar ereto e faça uma rotação interna, tentando manter o cotovelo no tronco.

aquecimento do manguito feito corretamente

Embora em alguns casos o cotovelo não fique tão próximo do tronco devido ao tamanho dos músculos dos braços, é necessário manter o mais próximo possível para realizar o exercício corretamente.

Agora que você viu quais são os exercícios inúteis que você nunca deve fazer, escolha sempre exercícios eficazes para realizar durante os treinos. Afinal, exercícios que não trazem resultado não apenas fazem com que você perca tempo, mas ainda podem contribuir para lesões a longo prazo, atrapalhando seu progresso.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares