homem na academia fazendo musculação

Cardio antes ou depois da musculação? Entenda quando usar cada opção

Compartilhe com os amigos

Um dos assuntos mais polêmicos quando falamos sobre academia e musculação é se devemos fazer o cardio antes ou depois da musculação. Afinal, cada um desses exercícios possui uma finalidade diferente, mas são igualmente importantes para quem busca melhorar a qualidade de vida e saúde.

O cardio nada mais é do que um exercício que tem como objetivo fortalecer o sistema cardiorrespiratório como coração, pulmões e os músculos dessa região e de outras partes do corpo. No geral, são treinos de resistência, como correr ou pedalar.

Enquanto isso, a musculação são treinos de força, que normalmente são realizados com pesos extras, como o supino e halteres, e tem como objetivo principal aumentar a quantidade de massa magra. Mas também pode aumentar o gasto calórico e ajudar na queima de gordura.

Por causa dessas diferenças, muitas pessoas que estão iniciando nos exercícios agora acabam ficando em dúvida se devem fazer o cardio antes ou depois da musculação, e qual o melhor horário para ter mais benefícios. 

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo falando mais sobre isso. Confira a seguir!

Cardio antes ou depois da musculação? 

Antes de fazer qualquer exercício físico, é muito importante que você faça um aquecimento, e sempre depois de finalizar seus treinos, faça um cooldown.

Para quem não sabe, o cooldown nada mais é do que um exercício de baixa intensidade, que ajuda a queimar algumas substâncias que ficam altas depois da atividade física. Além disso, ele é um exercício com função regenerativa.

Pensando nisso, o cárdio pode ser usado como aquecimento antes da musculação de forma leve, como pedaladas menos intensas e sem velocidade, e até caminhadas para aquecer as articulações e proteger a cartilagem de grandes impactos.

Depois da musculação, você pode realizar um cardio leve para fortalecer a saúde cardiovascular e ajudar seu corpo a se recuperar do treino, caso seu foco seja ganhar músculo e beneficiar sua saúde.

Já quando você está em processo de emagrecimento e precisa realizar um treino de cardio mais intenso para um gasto energético maior, prefira sempre depois da musculação.

Isso porque nos treinos de força você precisa estar com energia o suficiente para conseguir desempenhar os exercícios de forma correta e que dê mais resultados.

Cardio antes ou depois da musculação para quem quer ganhar massa muscular?

A combinação de musculação com cardio é uma excelente estratégia para quem deseja ganhar massa muscular. Isso porque, de acordo com especialistas, o cardio pode acelerar o processo de recuperação muscular, promovendo o ganho de massa acelerado.

Os benefícios do cardio antes da musculação, para quem busca a hipertrofia, foram analisados em um estudo publicado no jornal científico Scientific Reports.

No artigo, os cientistas observaram que depois de um treino combinando exercícios cardiopulmonares e musculação, os músculos dos atletas tinham uma maior pretensão de aumentar de tamanho.

Além disso, em um processo de construção dos músculos, é importante que você respeite o tempo de recuperação dos tecidos para evitar lesões. A realização do cardio depois do treino e em dias alternados ajuda com que os músculos não trabalhem demais.

É por esse motivo que a indicação é treinar sempre cada grupo muscular por dia, evitando-se uma sobrecarga.

Nesse âmbito, o cardio antes da musculação não é indicado pois pode fazer com que você acabe gastando muito glicogênio, a fonte de energia usada pelo nosso corpo. Quando o estoque de glicogênio está baixo, os músculos não performam corretamente durante as séries de musculação, o que pode até mesmo resultar em lesões.

Você pode optar por um cardio leve para aquecer antes de iniciar seus exercícios, mas nada que tenha um gasto energético muito elevado.

Fazer cardio antes da musculação ajuda a aumentar a resistência?

O cardio pode ser feito antes da musculação por quem está treinando para corridas e atividades de resistência para fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, já que esse tipo de exercícios físicos ajuda a melhorar a distribuição de oxigênio, além de ajudar na perda de calorias.

Quanto mais energia você tiver e mais treinado for o seu sistema cardiorrespiratório, maior será sua capacidade de resistência em atividades de longa duração.

antes ou depois da musculação para emagrecer?

Caso você queira emagrecer, o cardio pode ser uma ótima forma de aumentar seu gasto energético. Porém, a musculação também tem um papel importante nesse processo: na liberação do hormônio de crescimento e no aumento da massa magra, o que contribui para acelerar o metabolismo.

Além disso, realizar o cardio depois da musculação, ocorre uma liberação de noradrenalina e adrenalina na corrente sanguínea, fazendo com que as células adiposas, que são as células que armazenam gordura, liberem energia que pode ser usada para queimar ainda mais calorias.

Qual a importância de realizar os exercícios na ordem correta?

Praticar o cardio antes ou depois da musculação está relacionado com seus objetivos com o treino. De fato, não existe certo e errado quando falamos de exercícios de resistências antes ou depois da musculação, porém, tenha em mente que fazer treinos de resistência antes pode resultar em lesões por falta de energia. 

Além disso, também impactará no resultado, já que os exercícios podem não ser feitos corretamente pela baixa no glicogênio em decorrência do cardio.

homem fazendo musculação na academia antes do cardio
fazer os exercícios na ordem correta impactará diretamente nos resultados e tempo necessário para alcançar os objetivos

Vale lembrar que, além de ser importante saber a sequência dos exercícios para ganho de massa muscular e queima de gordura, também é importante cuidar da alimentação e da ingestão de proteínas durante seu processo de construção dos músculos.

Afinal, o organismo precisa de proteínas de qualidade para se recuperar e construir os músculos sem correr o risco de passar pelo processo de catabolismo.

Agora que você viu se deve fazer o cardio antes ou depois da musculação, não deixe de treinar essas duas modalidades, caso você queira queimar gordura e ganhar massa magra, já que ambos os exercícios são importantes para esse processo.

Além disso, você pode combinar os dois para um melhor resultado dos treinos e para melhorar a saúde cardiovascular e resistência.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares