vários grãos de café

Cafeína atrapalha a absorção da Creatina?

Compartilhe com os amigos

A interação entre cafeína e creatina tem sido objeto de interesse e debate entre profissionais da saúde e também praticantes de atividades físicas e atletas. Isso porque, existe uma crença de que não pode misturar os dois suplementos, podendo causar um efeito diferente do esperado. Mas será que a cafeína atrapalha a absorção da creatina?

A creatina é amplamente conhecida por seus benefícios no desempenho físico, enquanto a cafeína é uma substância estimulante popular encontrada em muitas bebidas e suplementos. 

Por serem dois agentes com ações distintas dentro do organismo, mas que possuem atuação semelhante em alguns mecanismos, surgiu a dúvida de possíveis interações entre ambos.

Para entender melhor essa relação complexa, separamos esse post com informações valiosas para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

O que é a cafeína e para o que ela serve?

A cafeína é uma substância naturalmente encontrada em certas plantas, alguns chás, o cacau e algumas variedades de refrigerantes. É conhecida especialmente por seus efeitos estimulantes no sistema nervoso central, sendo amplamente consumida em todo o mundo devido às suas propriedades e seus potenciais benefícios para a saúde.

café em pó e em grãos
Encontrada em abundância no café, a cafeína é um estimulante que promove a energia e alerta mental

Por aumentar o alerta mental e auxiliar no controle da fadiga, dando mais energia, a cafeína também pode ser um ótimo pré-treino por ter efeitos benéficos no fornecimento de energia para atividades de alta intensidade por atuar também no desempenho cognitivo.

Leia também Cafeína: entenda os efeitos e como usar corretamente

O que é a creatina e para o que ela serve?

Já a creatina é uma substância natural produzida pelo corpo a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, também encontrada em alimentos de origem animal, como carne vermelha e peixe. 

creatina
A creatina é um substrato presente no corpo humano usado pelo organismo para diversos processos, incluindo ganho de massa e recuperação muscular

No entanto, nos alimentos, não possui concentrações satisfatórias, sendo necessário o consumo de suplementos para quem deseja usufruir dos benefícios que ela oferece para a saúde e para o ganho de massa magra.

Os principais benefícios incluem:

  • Aumento da Energia: A creatina é armazenada nos músculos na forma de fosfocreatina, usada para regenerar o ATP, fonte principal de energia celular, o que resulta em aumento da capacidade de realizar esforços exclusivos, ideal para quem pratica atividades mais intensas.
  • Melhora do Desempenho: A suplementação com creatina pode aumentar a força, potência e capacidade de trabalho muscular, especialmente em atividades de alta intensidade.
  • Recuperação Muscular: Outro benefício é que a creatina também ajuda na redução do dano muscular e promove a recuperação depois dos exercícios. Essa ação se dá graças ao seu efeito anti inflamatório e sua capacidade de aumentar a síntese de proteínas musculares.

Leia também Creatina: monohidratada, micronizada ou alcalina? Saiba quais as diferenças

Cafeína atrapalha a absorção da creatina?

Uma das maiores dúvidas de quem pratica atividades físicas intensas e faz a suplementação com substratos com a creatina e pré-treinos com cafeína, é se ambos poderiam ser ingeridos juntos.

Apesar de suas propriedades diferentes e ações distintas no nosso corpo, estudos indicam que a cafeína e a creatina podem competir no organismo pelo cálcio, um mineral essencial para diversas funções fisiológicas, incluindo a contração muscular.

Quando consumidas simultaneamente, acredita-se que essa competição pelo cálcio possa interferir na absorção e utilização eficaz tanto da cafeína quanto da creatina.

Outro fator importante, é que a resposta à cafeína varia de pessoa para pessoa, dependendo do metabolismo de cada um. Isso porque os indivíduos metabolizam a cafeína em taxas diferentes, devido a variações genéticas que afetam a atividade das enzimas responsáveis por seu metabolismo no fígado.

Os que metabolizam a cafeína rapidamente, tendem a possuir uma versão mais eficiente dessas enzimas, o que resulta em uma rápida quebra da cafeína em seus metabólitos inativos. Nessas pessoas, também pode haver uma alteração na forma como o organismo utiliza tanto a cafeína quanto a creatina, o que também pode influenciar na eficácia dos suplementos quando consumidos em conjunto.

Por outro lado, aqueles com metabolismo mais lento possuem uma versão menos eficiente dessas enzimas, levando a uma metabolização mais lenta da cafeína em comparação. Quando consomem cafeína, experimentam uma resposta mais prolongada aos efeitos da substância, devido à sua metabolização mais lenta. 

Isso pode resultar em uma duração prolongada de seus efeitos estimulantes, mas também pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como nervosismo, ansiedade e distúrbios do sono, devido à acumulação de cafeína no organismo.

Isso quer dizer que, quando consumimos cafeína e creatina ao mesmo tempo, indivíduos que possuem um metabolismo mais lento para a cafeína, podem acabar metabolizando a substância com ainda mais dificuldade, já que a creatina dificulta esse processo.

Creatina 300g em promoção

R$209,90 por R$149,00

  • Melhora a performance nos treinos
  • Aumento de força
  • Ganho de massa muscular
  • Revigora as fontes de energias
  • Redução da fadiga
creatina max titanium sem fundo

Sabendo disso, o mais indicado é não ingerir os dois suplementos ao mesmo tempo, dando preferência para o uso da cafeína antes do treino e da creatina em outro momento do dia.

Vale lembrar que ambos são produtos com funções diferentes: A cafeína é benéfica na fase aguda do treinamento, ajudando a fornecer energia e aumentar a alerta mental, enquanto a creatina é mais eficaz na fase crônica, contribuindo para o aumento de massa muscular e melhorias no desempenho físico ao longo do tempo. 

Alguns estudos primários sobre o assunto mostraram que o grupo que consumiu creatina com cafeína antes do treino apresentou um menor ganho de massa muscular nos membros inferiores. Isso sugere que a combinação dos dois substratos pode não ser uma estratégia ideal para aqueles que desejam aumentar a massa magra de forma eficaz.

Quando consumir cafeína e creatina?

A cafeína deve ser consumida sempre antes dos treinos, cerca de 30 minutos, para aumentar a energia, fazendo com que você treine de forma mais intensa e aproveite melhor seu treino.

Já a creatina pode ser consumida a qualquer horário do dia, especialmente após as refeições para aproveitar os picos de insulina pós-refeição.

mulher preparando suplemento
A creatina e a cafeína podem ser tomadas no mesmo dia, mas não no mesmo horário

A indicação de doses varia de acordo com seus objetivos, quadro de saúde e indicação profissional, já que pacientes com quadros de sensibilidade devem ingerir doses fracionadas da creatina ao longo do dia.

Agora que você aprendeu que a cafeína atrapalha a absorção da creatina quando ingeridas ao mesmo tempo, evite misturar os dois substratos em uma única dose. Apesar dessa interferência quando consumidos juntos, não existem indícios de que consumir creatina e cafeína em horários diferentes possa causar qualquer impacto nos resultados dos treinos e absorção dos substratos.

Pré Treino Horus Max Titanium

Descubra o poder do Hórus, um produto pensado especialmente para quem precisa atingir alta performance. Hórus é o primeiro pré-treino brasileiro lançado após a liberação da ANVISA para o uso de Beta Alanina pela indústria de suplementos. A Max Titanium desenvolveu um aliado perfeito para quem busca melhorar a performance e potencializar os treinos de quem se exercita com alta intensidade.

pré treino hórus max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares