A creatina causa pedras nos rins?
A desinformação pode ser muito perigosa para a sociedade, e a suplementação sofre com isso também. Muitos iniciantes na academia têm dúvidas se a creatina causa pedras nos rins ou não. Pensando nisso, no texto de hoje vamos dizer se isso é uma verdade ou um mito sobre essa proteína.
O que é a creatina?
A creatina é uma proteína composta por três aminoácidos: metionina, arginina e glicina. O corpo humano produz naturalmente a creatina e ela está presente no cérebro e nos músculos. Ela é utilizada como fonte de energia durante a atividade física intensa.
Ao suplementar a creatina, ela vai ajudar a trazer tônus muscular e a melhorar a capacidade física também. Veja abaixo outros benefícios dessa proteína.
Benefícios da creatina
A creatina é um dos suplementos mais benéficos para o corpo humano, ela traz melhoras em várias partes e por isso ela é tão utilizada.
USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF
Dentre os benefícios dela, podemos citar: redução da fadiga muscular, melhora da cognição e da função cerebral, prevenção de doenças neurodegenerativas, melhora da saúde cardíaca e também da condição dos ossos.
Um outro benefício muito interessante para quem busca a hipertrofia é que a creatina ajuda a aumentar a massa muscular também. Com tantas vantagens, fica fácil entender o porquê da creatina ser tão utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas.
Pedras nos rins e creatina tem alguma relação?
Caso você faça uso de creatina e esteja preocupado com isso, pode ficar tranquilo. Não há nenhum estudo que mostre que a suplementação de creatina esteja ligada ao aumento de chances de aparecimentos de pedras nos rins.
Um dos estudos que mostra a segurança da creatina é o realizado em 2013, por Roberta Lugaresi. O artigo buscou estudar a saúde dos participantes que fazem uso de creatina e têm uma dieta hiperproteica.
Após 12 semanas, não foi observada nenhuma alteração nas funções dos rins dos participantes do estudo.
Existem alguns motivos que podem ter levado a essa desinformação. Um deles é que a creatina é sintetizada no fígado e é excretada pelos rins. Com a falta de estudos no surgimento da suplementação da creatina, imaginaram que a substância iria causar problemas para a saúde.
Outro motivo é a existência de um exame que mede a saúde dos rins: a ureia e a creatinina. Com essas duas taxas elevadas, pode ser que o rim da pessoa não esteja funcionando da maneira que deveria.
Porém, o aumento do nível de creatinina não necessariamente significa que há uma pedra no rim. Há outros exames, inclusive de imagens, que podem traçar um diagnóstico mais seguro e confirmar se há algum problema nos rins.
E já há inúmeros estudos científicos que atestam a segurança e os benefícios da creatina, tanto para atletas, mas também para aqueles que não praticam atividades físicas, como idosos.
O que pode causar pedras nos rins?
Pedra nos rins pode ser um problema muito grave e que causa incômodos fortes ao paciente. Saber o que causa esse problema pode ajudar a evitar de ter esse quadro.
Segundo o Hospital Albert Einstein, as principais causas de cálculos renais, ou pedras nos rins, são o acúmulo de altas concentrações de cristais na urina. Um dos fatores que contribuem para essa situação é a pouca ingestão de água.
Comer comidas com altas doses de sal e muitas proteínas também são fatores que podem contribuir para a formação das pedras nos rins.
Bactérias também podem causar problemas, especialmente após a pessoa ter algum tipo de infecção urinária.
Como evitar pedras nos rins?
Existem algumas ações que podem ser tomadas para evitar que a pessoa venha a ter pedras nos rins. A primeira e mais importante é aumentar a ingestão de líquidos.
Assim há menores chances de cristais minerais se acumularem e formarem as pedras. Um bom parâmetro para saber se a ingestão de líquidos está boa é a cor da urina. Caso ela esteja muito amarelada, é recomendado beber mais água, até que a urina fique o mais clara possível.
E dê preferência por bebidas mais naturais. Refrigerantes e sucos em pó podem aumentar as chances da formação dos cálculos renais.
O sal é um grande problema à saúde e um dos males que ele pode trazer é justamente as pedras nos rins. Por isso, evite consumir grandes quantidades de sal.
Um dos alimentos que podem ajudar a evitar a formação das pedras são as frutas. Além de serem ótimas para a saúde, por terem várias vitaminas e minerais, elas ajudam na hidratação.
Onde achar creatina?
Agora que você sabe que a creatina não causa pedras nos rins, compre a sua e tenha melhores resultados na academia. Aqui na Max Titanium você vai achar creatina tanto em pó, como em cápsulas.
Além disso, temos os melhores suplementos para que você alcance os seus objetivos, como whey protein, BCAA, pré treino e muito mais!
Creatina 300g em promoção
R$209,90 por R$113,74
- Melhora a performance nos treinos
- Aumento de força
- Ganho de massa muscular
- Revigora as fontes de energias
- Redução da fadiga