Vício por açúcar: por que ele acontece e como atrapalha a musculação?

Compartilhe com os amigos

Pense e responda: quantas vezes por semana você cede à tentação de comer um doce? Pode ser aquela inocente bala ou uma porção da sua sobremesa favorita, o fato é que, para muitos, resistir a essa vontade não é uma opção. Embora a maioria das pessoas esteja ciente de que consumir muito açúcar não é saudável, muitas ainda não compreendem o quão perigoso é o vício por açúcar.

Em quantidades moderadas, o carboidrato é necessário para o nosso corpo. Por ser um tipo de carboidrato, o açúcar pode ajudar a fornecer a energia de que precisamos para as atividades diárias. Todavia, mesmo que uma dieta saudável contenha uma quantidade significativa de açúcar natural, presente em frutas e grãos, por exemplo, há um problema: estamos consumindo muito mais do que deveríamos.

Todos já experimentamos a necessidade de ingerir açúcar em algum momento da nossa vida, mas e quando isso vira um problema e atrapalha a musculação? Neste post, vamos explicar os motivos e efeitos desse vício em sua saúde e como se livrar dele. Leia o texto e descubra!

Por que o vício é grave?

Quando as pessoas ouvem a palavra vício, costumam pensar em vícios químicos ou comportamentais. Contudo, o vício por açúcar é um assunto sério e tem afetado milhares de pessoas ao redor do mundo. Por causa da onipresença dessa substância nos alimentos, é de longe o vício mais comum, ainda mais frequente do que o do cigarro, cafeína, álcool ou outras drogas.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

O vício por açúcar começa quando alguém deseja desesperadamente qualquer coisa que contenha um ingrediente doce. Mesmo que a sua vida não esteja em perigo imediato, uma dieta com alto teor dele certamente prejudicará sua saúde. Tal comportamento representa uma grave ameaça à sua saúde no futuro, além de ser um grande obstáculo para alcançar os seus objetivos físicos.

Como o açúcar vicia?

Alimentos doces são muito desejados devido ao poderoso impacto que o açúcar tem no sistema de recompensa do cérebro. Nele, o neurotransmissor dopamina é liberado pelos neurônios em resposta a um evento recompensador.

Esse sistema é ativado por comportamentos e recompensadores naturais que são essenciais para a continuidade da espécie, como comer comidas saborosas, fazer sexo e interagir socialmente. Ativar esse sistema faz com que você deseje realizar o comportamento novamente, pois isso faz com que se sinta bem.

Álcool, drogas como cocaína e nicotina, além de certos alimentos sequestram esse circuito do nosso cérebro. Por serem capaz de ativar esse sistema, geram sentimentos intensos de recompensa que podem resultar em vícios. É isso mesmo: álcool, drogas e açúcar são capazes de ativar o mesmo sistema de recompensa cerebral, causando a liberação de dopamina.

Quais os efeitos do vício por açúcar?

Você está treinando pesado, dormindo adequadamente e usando suplemento alimentar, mas, mesmo assim, não tem conseguido ganhar massa muscular como espera? Pode ser por causa do açúcar, que afeta negativamente o organismo de várias formas. Saiba agora como ele pode mexer com sua saúde e atrapalhar os resultados da sua suada musculação!

Promove ganho de peso

Isso provavelmente você já está cansado de saber: mais açúcar é igual a mais calorias sem qualquer valor nutricional. É uma explicação simples da razão pela qual uma dieta rica nesse ingrediente causa ganho de peso. Quando alimentos açucarados constituem uma grande parte de sua dieta, seu corpo recebe mais calorias do que o necessário.

Além de sentir fome mais rápido, esses alimentos açucarados ainda deixam menos espaço em sua dieta para uma alimentação saudável — aquela que fornece ao corpo nutrientes que precisamos para tudo funcionar corretamente.

Afeta a saúde do coração

Quando você come excesso de açúcar, a insulina extra na corrente sanguínea pode afetar as artérias, parte do nosso sistema circulatório. Isso faz com que as paredes dessas artérias cresçam mais rápido do que o normal e fiquem tensas, o que aumenta o estresse do coração, causando doenças cardíacas, ataques e derrames.

Prejudica a memória

O açúcar afeta mais o seu cérebro do que apenas causando vício por doces. Comer grandes quantidades dele pode diminuir a capacidade de armazenar novas informações. O açúcar pode interferir na comunicação entre as células nervosas, alterando potencialmente seu humor, memória e processamento de informações.

Para piorar, dietas ricas em açúcar também podem aumentar o risco de depressão. Assim, mesmo que você se sinta imediatamente bem após consumi-lo, com o tempo, seu consumo pode causar alguns problemas sérios na saúde da sua mente!

Provoca cáries

O açúcar começa a destruir o seu corpo assim que é colocado na boca. Ele fornece energia para as bactérias ruins em sua cavidade oral, aumentando o risco de cáries. Isso significa viagens extra ao dentista!

Atrapalha o funcionamento do fígado

Ao consumir açúcar, seu fígado armazena grande parte da quantidade do metabolismo dessa substância. Quantidades excessivas desse item podem sobrecarregar o fígado.

Quando o açúcar se quebra nesse órgão, ele se transforma em glicose e frutose. Em pequenas quantidades, um fígado saudável é facilmente capaz de transformar a frutose em glicogênio, que é armazenado até que o corpo precise dela.

As coisas ficam um pouco complicadas quando o fígado fica cheio de glicogênio devido ao consumo excessivo de açúcar refinado. Isso porque a glicose se acumula no fígado e se transforma em gordura. Essa gordura pode ficar presa no fígado e atrapalhar seu funcionamento adequado.

Leva à diabetes

Logo após a ingestão de açúcar, o pâncreas bombeia insulina. Porém, se você está comendo muito dele, seu corpo para de responder adequadamente à substância e seu pâncreas começa a bombear ainda mais insulina. Uma hora, o pâncreas sobrecarregado não vai suportar o trabalho e seus níveis de glicose no sangue vão subir, o que pode causar diabetes.

O que fazer para acabar com esse problema?

Reduzir seu vício por açúcar requer força de vontade, motivação e paciência. Se você tem dificuldades em acabar com o vício por doces, experimente essas recomendações:

  • leia os rótulos nutricionais. Nem sempre é fácil identificá-lo na lista de ingredientes, mesmo quando ele está lá. Procure por palavras com “ose”, como frutose, glicose e sacarose, que são outras fontes de açúcar;
  • corte uma fonte de açúcar por semana. Se o pensamento de reduzir drasticamente a ingestão de doces o deixa nervoso, faça isso devagar. Comece a eliminar um pouco de cada vez;
  • adoce com frutas. Iogurte natural e aveia, por exemplo, têm sabor agradável sem adoçantes. Em vez de colocar açúcar, tente adicionar frutas. Elas têm sabor doce natural, então você ainda obtém a doçura sem acrescentar açúcar processado;
  • busque adicionar alimentos saudáveis. Não fique pensando em quanto açúcar tem que cortar. Se você consumir frutas, vegetais e outros alimentos saudáveis, é mais provável que satisfaça sua fome com esses itens, reduzindo assim a quantidade de doces que tem espaço para comer.

Pode ser muito difícil dizer não aos doces, especialmente se você tem o hábito de consumi-los diariamente. Mas acredite: uma vez que sinta os efeitos que a redução do vício por açúcar exerce sobre seu corpo, tudo valerá a pena.

Gostou do texto? Se quiser conhecer mais estratégias para melhorar o seu físico, confira agora nosso post sobre a melhor alimentação para ganhar massa magra!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares