Dica Rápida: uso da cadência para conseguir hipertrofia
Quando o assunto é ganho de força física, parece existir um entendimento de que, independentemente da carga usada, velocidades mais altas ou máximas são recomendadas na fase concêntrica.
Para confirmar essa afirmação, Davies et al. (2017) sugere que movimentos rápidos manifestaram disposições a maiores ganhos na força muscular dinâmica do que baixas a moderadas velocidades.
Por outro lado, no caso da hipertrofia não há um consenso em relação à melhor velocidade de execução. Estudos realizados por Schoenfeld et al. (2015) apontam que ganhos hipertróficos similares foram alcançados com repetições durando de 0,5 a 8 segundos.
Isso significa que a literatura e a prática indicam que repetições lentas a rápidas podem ser úteis para a hipertrofia. Dessa forma, é recomendado usar diferentes velocidades ou tempos de execução, tanto em uma mesma série quanto em uma mesma sessão ou entre fases da periodização.
USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF
É importante ressaltar que a velocidade de execução é diretamente dependente da carga utilizada no treino. Por esse motivo, analisar as velocidades máximas na fase concêntrica não significa que esses movimentos serão rápidos, especialmente quando tratamos de cargas acima de 80% de uma repetição máxima.
A falta de cadência na musculação pode favorecer lesões nos exercícios, especialmente com cargas mais elevadas. Essa inadequação também pode prejudicar a amplitude e a forma de execução dos movimentos. Por isso, é importante aproveitar a oportunidade para fazer todo o treinamento da melhor maneira possível e atingir seus objetivos com muito mais eficiência!
Gostou das informações sobre cadência na musculação? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!