homem musculoso
|

Testosterona: como saber se está normal?

Compartilhe com os amigos

A testosterona, muitas vezes chamada de “hormônio masculino”, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos homens e mulheres. Ela é responsável por uma série de funções essenciais, como a manutenção da massa muscular e da energia. No entanto, quando os níveis de testosterona saem do equilíbrio, podem surgir uma série de problemas de saúde e qualidade de vida.

Além de ser essencial para a saúde como um todo, tanto dos homens como também das mulheres, a testosterona desempenha um papel crucial no ganho de massa magra. Confira a seguir quando saber se a testosterona está normal e o que fazer para melhorar o quadro!

Qual o papel da testosterona no organismo?

A testosterona é um hormônio esteroide produzido principalmente nos testículos em homens e, em menor quantidade, nos ovários em mulheres.

Ela pertence à classe dos andrógenos e desempenha um papel essencial no organismo de ambos os sexos, embora seja frequentemente associada como o “hormônio masculino”. 

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

homem fazendo contração muscular
A testosterona desempenha um papel importante na saúde geral de homens e mulheres, especialmente em relação à saúde sexual

As principais funções da testosterona são:

  • Desenvolvimento das características sexuais secundárias nos homens: A testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas, como o crescimento da barba e voz mais grave e profunda, por exemplo.
  • Manutenção da Massa Muscular e Óssea: A testosterona ajuda a manter a massa muscular e a densidade óssea em ambos os sexos. Ela ainda estimula a síntese de proteínas musculares, contribuindo para o aumento da força.
  • Libido e Função Sexual: Esse hormônio é crucial para a libido e a função sexual tanto em homens, como em mulheres. Em homens, ela desempenha um papel importante na ereção e na produção de espermatozoides. Já nas mulheres, atua regulando o desejo sexual.
  • Saúde Cardiovascular: A testosterona também tem impacto na saúde cardiovascular, ajudando a regular o colesterol e melhorando a função vascular. Níveis adequados de testosterona podem ser protetores contra doenças cardíacas. De acordo com um estudo publicado no Methodist Debakey Cardiovasc Journal, homens com baixos níveis de testosterona apresentam mais riscos em desenvolver doença arterial coronariana (DAC), síndrome metabólica e diabetes tipo 2. 
  • Regulação do Ciclo Menstrual nas mulheres: Em mulheres, a testosterona é produzida em quantidades menores, mas ainda assim desempenha um papel na regulação do ciclo menstrual e na saúde reprodutiva.

Qual o papel da testosterona na performance muscular?

A testosterona desempenha um papel fundamental na performance muscular, sendo um dos principais hormônios envolvidos no desenvolvimento e manutenção dos músculos.

Estímulo à Síntese de Proteínas Musculares

O hormônio age como um sinalizador para as células musculares, estimulando a síntese proteica e promovendo a construção de novas proteínas que formam o tecido muscular. Com isso, permite o crescimento e a reparação dos músculos após o exercício.

Aumento da Força Muscular

O hormônio também é responsável pelo aumento da força muscular por permitir que os músculos geram mais força durante a contração. Isso faz com que o indivíduo com testosterona adequada consiga realizar tarefas que exigem mais força com mais facilidade, como levantar pesos e realizar exercícios de resistência.

Isso também explica a diferença na força muscular entre homens e mulheres.

Redução do Catabolismo Muscular

Para quem pratica atividades físicas, a testosterona também é importante para proteger os músculos do catabolismo, que acontece quando há uma quebra dos tecidos musculares.

homem treinando
Níveis mais altos do hormônio ajudam a diminuir o catabolismo

Essa proteção é essencial durante períodos de treinos intensos e dietas restritivas, quando o músculo e corpo normalmente estão sob um estresse maior.

Um estudo publicado na revista The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que a testosterona alta afetou positivamente a força muscular e a qualidade de vida, destacando a importância do hormônio na preservação da função muscular.

Aceleração da Recuperação

Outra função da testosterona na performance muscular é contribuir para a recuperação mais rápida da musculatura após o treino. Isto é: quando a testosterona está ajustada em níveis saudáveis, você se recupera mais rapidamente, acelerando o processo de ganho de massa magra.

Qual a importância da testosterona para as mulheres?

A testosterona também é importante para as mulheres, embora em quantidades muito menores em comparação aos homens. Por ser um hormônio esteroide produzido tanto pelos ovários quanto pelas glândulas adrenais nas mulheres, desempenha vários papéis fundamentais na saúde feminina:

Saúde Sexual

A testosterona desempenha um papel crucial na libido e na função sexual das mulheres. Quando o hormônio não está em níveis adequados no organismo feminino, pode causar falta de desejo sexual e falta de sensibilidade genital.

De acordo com dados de um estudo publicado no The Lancet Diabetes & Endocrinology, mulheres que fizeram reposição hormonal com testosterona após a menopausa, tiveram uma melhora significativa nos níveis de libido, provando a importância do hormônio para a vida sexual feminina.

Função Muscular

A testosterona também contribui para a saúde muscular em mulheres, embora em menor grau do que nos homens. Porém, para as mulheres que desejam ganhar massa magra, ter níveis saudáveis deste hormônio no corpo é muito importante.

Humor e Energia

A testosterona pode influenciar o bem-estar emocional e a energia nas mulheres. Níveis muito baixos podem estar associados à fadiga, alterações de humor e até depressão. Esse tipo de problema também pode ser encontrado em homens com baixa produção de testosterona. 

mulher na academia pós treino
Baixos níveis de testosterona podem influenciar o humor em mulheres

De acordo com dados de um estudo na revista Maturitas mostrou que níveis mais baixos de Testosterona nas mulheres estão relacionados à depressão, osteoporose, diminuição da libido, dispareunia (dor durante a relação sexual) e aumento da massa de gordura corporal.

É importante ressaltar que os níveis de testosterona nas mulheres devem estar em equilíbrio. Tanto níveis muito baixos quanto muito altos podem causar problemas de saúde e devem ser tratados com ajuda médica.

Sinais de que a testosterona não está em níveis normais

Homens 

  • Baixa Libido: A diminuição do interesse ou desejo sexual é um dos sintomas mais comuns de baixa testosterona em homens. Esse tipo de problema normalmente leva a uma diminuição nas atividades sexuais, e faz com que o paciente não sinta mais vontade de procurar a parceira.
  • Disfunção Erétil: Alguns homens com níveis baixos deste hormônio podem acabar enfrenando dificuldades em alcançar ou manter uma ereção o suficiente para o sexo.
  • Fadiga: A fadiga persistente, a falta de energia e uma sensação geral de cansaço podem ser sintomas de níveis baixos de testosterona.
  • Perda de massa muscular: Níveis baixos do hormônio também podem levar à perda de massa e força muscular, especialmente em homens mais velhos, de acordo com dados do estudo publicado no Baishideng Publishing Group.
  • Ganho de Peso e Aumento da Gordura Corporal: A baixa testosterona pode causar quadros de ganho de peso em homens, especialmente na região abdominal.
  • Redução da Capacidade de Concentração: Dificuldades cognitivas, como problemas de memória e concentração também podem ocorrer em homens com baixa produção desse hormônio.
  • Inchaço nos Seios (Ginecomastia): Um quadro comum em homens que possuem baixa testosterona é o desenvolvimento de tecido mamário aumentado (ginecomastia). Essa condição deve ser investigada e tratada por um profissional.
  • Problemas de sono: Homens com níveis baixos do hormônio também podem apresentar problemas de insônia e dificuldades para dormir durante a noite.

Mulheres

Nos homens, o mais natural é que os níveis de testosterona fiquem mais baixos, causando alterações no funcionamento do organismo. Nas mulheres, porém, quando há problemas com a produção deste hormônio, normalmente há um aumento do hormônio, e não uma diminuição, que causa:

  • Irregularidades Menstruais: A presença de níveis anormais de testosterona em mulheres pode causar irregularidades no ciclo menstrual, incluindo menstruações ausentes, menstruações escassas ou menstruações muito frequentes. Esse quadro é natural em pacientes que sofrem de SOP – Síndrome do Ovário Policístico.
  • Hirsutismo: O hirsutismo é o crescimento excessivo de pelos faciais e corporais em padrões semelhantes aos dos homens. Isso pode incluir o crescimento de pelos no rosto, no peito, nas costas e na região abdominal.
  • Acne: Quando a mulher está com níveis elevados deste hormônio, é normal notar um aumento da produção de sebo na pele, levando ao desenvolvimento de acne em áreas como o rosto, peito e costas.
  • Alopécia (Perda de Cabelo): A testosterona em excesso em mulheres pode contribuir para a perda de cabelo, resultando em afinamento capilar ou calvície de padrão masculino.
  • Alterações de Humor: Desequilíbrios na produção de testosterona podem estar associados a alterações de humor, como irritabilidade e ansiedade.

Alguns pacientes, tanto homens como mulheres, também podem apresentar quadros de:

  • suor excessivo;
  • infertilidade;
  • fraqueza muscular.

O que pode causar a diminuição de testosterona no homem?

Envelhecimento

Com o envelhecimento, é normal que os níveis de testosterona diminuam gradualmente. Esse declínio geralmente começa na meia-idade, por volta dos 30 anos, e continua ao longo da vida. Em alguns casos, pode até ser necessário fazer uma reposição hormonal para evitar grandes riscos de saúde e minimizar alguns sintomas que podem interferir na qualidade de vida do paciente.

Obesidade

A gordura corporal em excesso, especialmente a gordura abdominal, pode contribuir para a diminuição dos níveis de testosterona. Isso ocorre porque a gordura pode converter a testosterona em estrógeno, levando a um desequilíbrio na produção de vários hormônios essenciais para o corpo.

pessoa acima do que peso por baixa testosterona
A obesidade pode acabar interferindo na produção de testosterona

Um estudo publicado no Obesity Reviews mostrou que níveis baixos de testosterona estão associados ao aumento da massa de gordura (especialmente a adiposidade central) e à redução da massa magra em homens.

Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica, que inclui fatores como obesidade, hipertensão, resistência à insulina e níveis elevados de triglicerídeos, pode estar associada à diminuição dos níveis de testosterona em homens. 

Por isso, é importante manter os exames em dia para garantir que estejam todos normais. 

Lesões Testiculares

Embora seja raro, as lesões nos testículos, como traumas ou infecções, podem prejudicar a produção de testosterona em alguns pacientes. Isso faz com que seja muito importante que os homens procure ajuda médica sempre que sentirem desconfortos na região dos testículos.

Uso de Medicamentos

Certos medicamentos, como corticosteroides e opióides, podem afetar negativamente os níveis de testosterona tanto em homens, como em mulheres. Se for o seu caso, converse com seu médico para verificar a possibilidade de trocar o medicamento ou diminuir a dose.

Hipotireoidismo

Pacientes com disfunção da glândula tireoide, como no caso do hipotireoidismo, podem sofrer com baixa produção de hormônios, incluindo a testosterona. Nesses casos, é normal que o paciente apresente outros sintomas, como ganho de peso e cansaço excessivo.

Estresse Crônico

O estresse crônico pode levar à diminuição dos níveis de testosterona devido à produção elevada do hormônio cortisol.

homem estressado por falta de testosterona
O estresse é um dos motivos mais comuns para desequilíbrio hormonal em homens

O cortisol em excesso pode suprimir a liberação do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) pelo hipotálamo, uma glândula no cérebro que regula a produção de hormônios sexuais. 

Além disso, o cortisol também pode inibir a produção de testosterona nos testículos, interferindo nas etapas da síntese de hormônios sexuais. Um estudo publicado no Journal of Sports Science and Medicine mostrou uma relação entre o cortisol e a diminuição da testosterona em homens.

Esse tipo de situação também é comum nas mulheres, que podem sofrer com desregulação hotmail devido ao estresse excessivo.

Consumo Excessivo de Álcool

O consumo excessivo de álcool pode afetar negativamente os níveis de testosterona.

Além disso, o álcool também pode aumentar a conversão de testosterona em estrógenos nos homens, um processo conhecido como aromatização. 

Isso ocorre porque o álcool pode aumentar a atividade da enzima aromatase, que converte a testosterona em estradiol (um tipo de estrógeno). O aumento do estradiol pode levar a um desequilíbrio hormonal. 

O que pode causar o aumento da testosterona na mulher?

Menopausa

A menopausa é um dos principais fatores que contribui para a diminuição dos níveis de testosterona em mulheres. Durante a menopausa, a produção de hormônios sexuais diminui naturalmente devido ao declínio da função ovariana. Também pode ser necessário fazer reposições hormonais nessas pacientes para aliviar os sintomas.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A SOP é uma condição hormonal que pode causar desequilíbrio na produção de certos hormônios nas mulheres, levando a níveis elevados de andrógenos e sintomas como acne, irregularidades menstruais e aumento de pelos corporais. 

mulher na academia
A SOP é uma condição de saúde que pode aumentar a produção de testosterona em mulheres

No entanto, em algumas mulheres com SOP, os níveis de testosterona podem ser baixos. Por isso, é importante procurar um especialista sempre que notar irregularidades com a mensuração, a fim de investigar possíveis causas para o problema.

Com base em dados do estudo publicado na revista Przegla̜d Menopauzalny mostrou que a testosterona tende a ficar mais alta em grande parte das mulheres que sofrem com SOP.

Exercício Excessivo

A prática excessiva de exercícios físicos, especialmente quando combinada com uma ingestão calórica insuficiente, pode afetar os níveis hormonais, incluindo a testosterona em mulheres. Por isso, mantenha uma dieta equilibrada com seus treinos.

Como resolver esse problema?

O primeiro passo para resolver o problema é consultar um especialista caso você esteja desconfiado de que possa estar com excesso ou falta de testosterona. O especialista fará uma série de exames hormonais para verificar não somente os níveis do hormônio, mas também possíveis causas para descontroles.

Alguns pacientes podem precisar de reposição hormonal por meio de injeções, géis ou adesivos que restauram os níveis normais do hormônio. Porém, esse tipo de tratamento deve ser acompanhado por um médico especialista, e você nunca deve se automedicar.

Outra forma de tratar esse problema é adotando um estilo de vida saudável, tanto para homens como para mulheres. Afinal, praticar atividades físicas e manter uma alimentação equilibrada ajuda na regulação da produção desse e diversos hormônios importantes para a saúde.

Além disso, diminui as chances de síndrome metabólica e aumento de peso, que estão associadas com o descontrole na produção da testosterona.

Outro ponto essencial no tratamento de baixa ou alta produção do hormônio é que você deve tratar as condições subjacentes, como no caso de mulheres com SOP. Dessa forma, você consegue regular os níveis do hormônio de forma indireta.

Devo suplementar testosterona para melhorar os resultados do treino?

A decisão de suplementar testosterona para melhorar os resultados do treinamento é uma questão complexa e deve ser considerada com muita cautela. A testosterona é um hormônio crucial para o desenvolvimento muscular e a recuperação, e é naturalmente produzida pelo corpo. 

No entanto, a suplementação de testosterona, em particular a administração de hormônios anabolizantes, como esteroides anabolizantes androgênicos (EAA), não é uma escolha que deve ser tomada a esmo e apresenta riscos significativos.

Além disso, deve ser feita apenas sob recomendação médica e com acompanhamento para diminuir qualquer efeito colateral grave e otimizar os resultados.

Agora que você viu como saber se sua testosterona está normal, e o que pode causar esse desequilíbrio hormonal, não deixe de buscar ajuda médica caso você desconfie que pode estar com problemas relacionados à produção de testosterona. Além de ser importante para a saúde como um todo, a testosterona também é essencial para a construção de músculos.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares