homem com músculos definidos

4 Regras básicas para um abdômen definido por Renato Cariani

Compartilhe com os amigos

O sonho de todos que entram na academia é ver o abdômen definido e a barriga chapada, mas alcançar esse objetivo muitas vezes parece um desafio quase impossível de alcançar. A boa notícia é que, embora não exista uma fórmula mágica, existem algumas regras que você pode aprender para ter o abdômen definido.

Normalmente, a região dos flancos e abdômen são as últimas a serem definidas, especialmente porque esse é o último lugar em que perdemos gordura. Isso não quer dizer, porém, que você não possa acelerar o processo de definição do seu abdômen.

Isso porque, usando as técnicas corretas, alinhado a uma alimentação saudável e adequada, você conseguirá definir seu abdômen muito mais rápido. Confira a seguir as 4 Regras Básicas para Um Abdômen Definido com Renato Cariani!

4 – Tonifique os músculos abdominais

Você já reparou como é difícil encontrar pessoas com mãos mais cheinhas? Isso acontece porque nossas mãos estão se movimentando o tempo todo. Isto é: estão tonificadas, dificultando o acúmulo de gordura nessa região.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Lala fazendo abdominal supra para ficar com o abdômen definido
Quanto mais tonificado seus músculos, menos gordura se acumula nessa região

A primeira dica é tonificar seus músculos abdominais para evitar o acúmulo de gordura. Para isso, use cargas médias e repetições médias, algo em torno de 20 a 25 repetições com uma carga que permite a falha. Ou seja, quando chegar na última repetição, você não aguentaria mais fazer nenhuma repetição extra.

O indicado é que você faça esse treino 2 vezes na semana, e não todos os dias, já que você precisará de um tempo adequado para se recuperar.

Você pode fazer depois do cardio em jejum, caso queira otimizar os resultados, já que o cardio em jejum pode potencializar a perda de gordura.

Leia também Cardio em jejum e pré-treino combinam?

Alguns exercícios que podem te ajudar é o abdominal crunch no solo ou em prancha, e o abdominal no banco de paralelas. Esse último tende a ativar muito o músculo abdominal, principalmente porque as costas estão em descanso e você contrai mais o abdômen para realizar o movimento.

abdominal no banco de paralelas para ficar com o abdômen definido
Abdominal no banco de paralelas

3 – Não use muito adoçante ou sal

Como o adoçante tem baixa caloria, é comum as pessoas consumirem adoçante no suco, café, salada de fruta, doce fitness e em vários outros alimentos ao longo do dia.

suco verde, laranja e couve
Algumas pessoas adicionam adoçante em tudo o que consomem: suco, café, salada de frutas, sobremesas fitness etc

Porém, um estudo feito em Israel, pelo Weizmann Institute of Science, analisou dois grupos, um que não usou nada de adoçante, outro que usou todos os tipos de adoçantes: ciclamato, sacarina, aspartame etc. 

Depois do estudo, analisaram a microbiota desses participantes. Quem usou adoçantes mostrou alterações severas na microbiota, gerando dificuldades intestinais, o que causa um certo inchaço.

Outro ponto importante é que quem busca um abdômen definido também usa muito sódio, o que faz com que você retenha água e acabe formando uma camada de água entre a pele e abdômen. Ou seja, mesmo definido, ele não fica aparente.

Não abuse do sal, o ideal é usar até 5g de sal por dia, e não abuse de adoçantes em excesso.

2 – Postura

Cerca de 70% das pessoas têm uma postura incorreta. Ou elas descansam o tronco nas pernas, projetando o abdômen para frente, ou projetam a pelve para frente. A postura correta é ereta, alongando os músculos abdominais, mantendo-os de forma inconsciente sob contração leve o tempo todo.

cariani mostrando a postura errada
Muitas pessoas passam o dia todo com a postura errada, o que impacta na musculatura abdominal

Isso faz com que os órgão sejam alocados no local certo e evita a dilatação abdominal, tonificando a musculatura a ponto de que você não precise prestar atenção, pois a postura se encarrega disso.

Você já notou que algumas pessoas tem abdômen definido, mas a barriga para frente? Isso acontece por falta de postura durante o dia a dia e treinos.

Lembre-se que a postura é um hábito: tente se policiar para se manter ereto o tempo todo. Nosso corpo se adapta muito facilmente, se você cuidar da sua postura, em pouco tempo isso se tornará um hábito, sem que você precise se preocupar.

cariani mostrando a postura correta
Lembre-se que a postura é questão de hábito

Você pode comprar uma cinta abdominal para se manter alongado inicialmente caso você tenha problema de postura.

1 – Fortalecimento do core

O core é a região central que liga os membros superiores aos membros inferiores. Quando você fortalece essa região, você garante a postura ereta, músculos abdominais mais tonificados, os oblíquos definidos, que deixa a cintura mais fina e os flancos mais fortalecidos.

Demonstração do exercício prancha para ficar com o abdômen definido
A prancha é um tipo de exercício que ajuda no fortalecimento do core

Para fortalecer o core, a prancha abdominal é um dos melhores exercícios. A dica é fazer de 5 a 10 séries de 1 minuto de prancha abdominal por dia. Por ser um exercício de isometria que usa apenas o peso do corpo, pode ser feito diariamente, depois do cardio ou da musculação.

Dica extra

O cardio é muito importante no processo de construção de um abdômen definido por aumentar a queima de gordura. Se você está em busca de um abdômen definido, você com certeza não é obeso, o que significa que sua taxa de gordura corporal é menor. No geral, é apenas uma gordura localizada que você deseja secar.

Um cardio moderado, de 30 minutos a 1 hora é o ideal para secar a barriga, combinado a uma dieta balanceada. Um exemplo de cardio moderado é uma caminhada na esteira de 4,5 a 5,5 km por hora para mulheres, e 5,5 a 6,5 km por hora para homens.

mulher fazendo esteira na academia
O cardio é um grande aliado para a perda de gordura durante a construção do abdômen definido

Quando você faz um cardio moderado em jejum, você consome mais gorduras ao invés de carboidratos como fonte de energia, por isso a maioria dos atletas faz cardio moderado logo pela manhã.

Claro que um HIIT ou correr na esteira também queima gordura, afinal, são atividades intensas. Mas quem quer massa muscular e quer abdômen definido, tem como meta usar as calorias de forma inteligente para construir massa magra, e o cardio em jejum pode ajudar nessa tarefa.

Depois de ver 4 Regras Básicas para Um Abdômen Definido com Renato Cariani, use-as para potencializar os resultados dos seus treinos e alcançar seu abdômen dos sonhos em menos tempo. Não se esqueça de sempre alinhar nossas dicas com uma dieta balanceada e rica em proteínas de alto valor biológico. Afinal, sua alimentação desempenha um papel crucial no ganho de massa magra.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares