mulher comendo salada e fazendo dieta

Os 3 maiores erros na dieta que impedem o seu resultado

Compartilhe com os amigos

Quando o assunto é emagrecimento, a maioria das pessoas já tem uma ideia do que é necessário fazer ou evitar. No entanto, muitos ainda enfrentam dificuldades em alcançar seus objetivos. Então, precisamos analisar a fundo: por que tantas pessoas falham em manter uma dieta saudável e eficaz? Quais são os erros na dieta que impedem de alcançar os resultados esperados?

No geral, todos sabem que para perder peso, é necessário fazer um déficit calórico e dar preferência a alimentos naturais. Porém, mesmo que as pessoas busquem uma dieta equilibrada, podem acabar cometendo erros que passam despercebidos no dia a dia, mas que impactam, e muito, nos resultados.

Confira a seguir quais são os 3 maiores erros na dieta que impedem o seu resultado!

3 – Falta de organização

A falta de organização é um dos principais fatores que podem sabotar os resultados de uma dieta. Muitas pessoas subestimam a importância de planejar suas refeições com antecedência e acabam pagando o preço por não se prepararem adequadamente antes de sair de casa.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Com a correria do dia a dia, é cada vez mais difícil conseguir se manter firme na dieta se você não estiver com a refeição pronta. Afinal, com tantas opções convenientes, em um dia corrido será mais difícil ter ânimo ou até tempo para cozinhar uma refeição saudável, e é mais provável que você compre algo pronto.

Imagine a seguinte situação: você está no trabalho ou na faculdade e começa a sentir fome. Se você não levou uma marmita preparada de casa, suas opções se limitam ao que está disponível no local, que geralmente são lanches rápidos e calóricos, comprometendo seus esforços para manter uma alimentação equilibrada.

Além disso, a falta de organização pode levar a um ciclo de decisões impulsivas e pouco saudáveis. Quando não se planeja as refeições, é mais fácil ceder às tentações alimentares, como doces, salgadinhos e fast food. 

Nossa dica é sempre planejar sua refeição com antecedência e levar suas marmitas para onde você for, seja trabalho, lazer ou até na academia. Assim, você não fica tentado a sair da dieta sem que seja o dia da sua refeição livre.

2 – Falta de precisão

Outro erro comum entre as pessoas que fazem dieta é a falta de precisão ao medir as porções dos alimentos. Isso porque, muitos ainda confiam na percepção visual para determinar quantos gramas de cada alimento tem no prato. 

No entanto, a verdade é que nossos olhos são falhos e tende a nos enganar com mais frequência do que você pensa, fazendo com que nossas estimativas sejam bem imprecisas.

pessoa comendo saudável
Um dos maiores erros de quem faz dieta é acreditar que os olhos são confiáveis quanto à porção indicada no plano alimentar

Essa falta de precisão nos coloca em risco de consumir mais calorias do que imaginamos, gerando um desequilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético diário, o que dificulta a perda de peso e até mesmo pode causar um ganho de peso indesejado.

Para que fique mais fácil visualizar o tamanho do problema, imagine que sua nutricionista prescreveu 100g de arroz integral para o almoço. Ao invés de pesar a quantidade, você estima que 5 colheres cheias de arroz seja equivalente a 100g. Porém, você pode acabar colocando cerca de 130g de arroz no prato sem perceber, aumentando o consumo calórico sem se dar conta.

Embora essa pequena diferença pareça insignificante, ao longo do tempo pode aumentar e muito o desbalanço das calorias consumidas e gastas.

Além disso, se considerarmos que você faz uma estimativa de tudo o que coloca no prato, pode consumir 30g extras de arroz, 20g extras de feijão, 15g extras de proteína. 

Só em uma refeição, você já consumiu 65g de alimentos extras e fora do plano. Ao longo do mês, foram cerca de quase 2 kg a mais de comida! Em termos de calorias, a estimativa é que você tenha consumido mais de 7.500 calorias extra em um único mês.

Frutas para emagrecer
Consumir alimentos sem pesar pode fazer com que você ganhe peso ao invés de perder, mesmo fazendo dieta

Essa falta de precisão ao medir as porções dos alimentos também pode dificultar o acompanhamento do progresso da dieta. Sem uma compreensão precisa do que está sendo consumido, torna-se mais difícil identificar padrões alimentares, ajustar a dieta conforme necessário e avaliar o impacto das escolhas alimentares no seu corpo e na sua saúde.

1 – Adicionar alimentos sem orientação

O erro número 1 de quem faz dieta é adicionar alimentos sem orientação do profissional que montou seu plano alimentar. Muitas pessoas têm a tendência de modificar sua dieta por conta própria, o que aparentemente é inofensivo, mas pode ter consequências significativas para o sucesso de perda de peso.

Imagine que você está seguindo uma dieta específica para perda de peso, elaborada por um nutricionista. No entanto, você decide incluir uma fruta adicional após as refeições, sem considerar as recomendações de carboidratos, proteínas, gordura e calorias totais. 

Embora as frutas sejam, de fato, saudáveis, essa pequena adição pode interferir nos objetivos da dieta, já que seria um consumo de calorias que não foi calculado. Adicionar 1 maçã depois do almoço e depois do jantar equivale a cerca de 3.000 calorias extras no final do mês.

Leia também Frutas para emagrecer: como consumir de forma adequada?

Ao adicionar alimentos sem orientação, você corre o risco de desequilibrar o planejamento nutricional cuidadosamente elaborado pelo seu nutricionista, mesmo que você tenha uma boa intenção e o alimento seja o mais saudável e natural possível. 

alimentos veganos e naturais
mesmo os alimentos saudáveis devem ser consumidos de acordo com as quantidades prescritas

Isso porque, cada alimento incluído na dieta é selecionado com base em suas propriedades nutricionais específicas e no impacto que terá no seu corpo e nos seus objetivos de saúde. Portanto, mesmo uma pequena modificação pode comprometer a eficácia do plano alimentar e prejudicar os resultados esperados.

Para evitar esse erro, é fundamental seguir as orientações do seu nutricionista ou profissional de saúde responsável pelo seu plano alimentar. Qualquer modificação na dieta deve ser feita com base em recomendações prescritas na sua dieta, e em caso de dúvidas, você deve perguntar ao profissional sobre substituições e acréscimos.

Viu como grande parte dos erros na dieta parecem ser inofensivos, mas que acabam prejudicando e muito nos seus resultados? Tenha em mente que sempre que você consome calorias extras, sem aumentar as calorias gastas, você estará acumulando calorias. Isso, na maioria dos casos, significa acumular gordura corporal.

Top Whey 3W + Performance da Max Titanium

O Whey Protein 3 W Max Titanium contêm os três tipos de proteína do soro do leite na mesma formulação: WPC, WPI e WPH e, está disponível em 3 versões para você: performance, mais sabor ou mais natural.

TopWheyPerformance_900g_Baunilha--2---1- (1)
O Whey Protein 3 W Max Titanium contêm os três tipos de proteína do soro do leite na mesma formulação: WPC, WPI e WPH e, está disponível em 3 versões para você


Compartilhe com os amigos

Posts Similares