mulher sentada na cadeira de frente com a janela com traços de depressão

Como Conseguir Treinar Tendo Depressão?

Compartilhe com os amigos

Treinar é uma tarefa desafiadora, mesmo para aqueles que não sofrem de depressão. O simples ato de sair da rotina e investir em uma vida mais saudável pode ser uma batalha diária. Agora, imagine enfrentar esse desafio com o peso da depressão sobre seus ombros: é uma luta dupla. Mas será que existe uma forma de minimizar esse efeito e conseguir treinar tendo depressão?

A depressão é uma condição séria que requer gerenciamento constante. Ao contrário de outras doenças, não existe uma cura definitiva, apenas estratégias de manejo.

Em outras palavras, uma pessoa com depressão pode ter crises a qualquer momento, o que torna crucial o cuidado e atenção contínuos.

Veja a seguir como conseguir treinar tendo depressão!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Como a terapia pode ajudar?

Uma das armas mais poderosas contra a depressão é a terapia. Assim como alguém que se recupera de uma lesão precisa de fisioterapia para fortalecer seus músculos, quem enfrenta a depressão precisa de terapia para fortalecer sua mente.

E diferente do que muitos imaginam, a terapia é um processo contínuo, não uma solução rápida. É um compromisso de longo prazo consigo mesmo e com sua saúde mental.

Ou seja, você não pode deixar de fazer terapia por achar que já está curado da depressão e que não precisa mais desse suporte. Em alguns casos, a frequência da terapia pode até diminuir, mas é importante manter uma constância de pelo menos 1 visita mensal para administrar o quadro.

Como Conseguir Treinar Tendo Depressão?

O primeiro passo para conseguir treinar tendo depressão é saber que a depressão distorce a maneira como pensamos. Com isso, buscamos soluções inadequadas para nossos problemas. Em outras palavras, nossa mente começa a pensar da forma errada.

Um profissional treinado poderá lhe ajudar a realinhar a mente, permitindo que os pensamentos sejam mais saudáveis e claros. Com isso, você já terá mais disposição para voltar a treinar.

Mas lembre-se que nessa etapa pode ser difícil se sentir motivado. A nossa dica é treinar por disciplina, especialmente porque durante esse tempo você não terá vontade mesmo de treinar.

O treino pode até mesmo ser uma forma de auxiliar e apoiar o tratamento da depressão, já que exercícios físicos liberam dopamina, o hormônio que lhe trará uma sensação de bem-estar, diminuindo os sintomas como desânimo e sensação de tristeza.

Leia também Dicas sobre como manter a motivação para treinar de forma consistente

Além disso, você também deve optar por abordagens que combinam psiquiatria e psicologia. Enquanto os psiquiatras prescrevem medicamentos que estabilizam o funcionamento do cérebro, os psicólogos oferecem técnicas e estratégias que promovem pensamentos mais positivos.

Por que procurar ajuda profissional e não optar por conversar com amigos?

Muitas pessoas acreditam que em crises depressivas, conversar com um amigo vai resolver o problema. Porém, um terapeuta é o profissional que estudou para poder te escutar e explorar os problemas mais íntimos de forma segura e confidencial.

Além disso, os terapeutas são profissionais treinados que não tem nenhum interesse pessoal em nossas vidas além de nos ajudar a alcançar nosso bem-estar mental. Diferente de algumas amizades, o terapeuta não tem interesse nos benefícios que você pode proporcionar, então sua abordagem será sempre responsável.

Dicas para conseguir treinar tendo depressão

Priorize o Cuidado Pessoal

Antes de começar qualquer rotina de treinos, certifique-se de que está recebendo o tratamento adequado para sua depressão. Isso inclui medicação, terapia e qualquer outra forma de apoio que você possa precisar.

Priorize sempre o cuidado com sua mente, antes de priorizar apenas seu físico. Lembre-se que se sua mente não estiver funcionando adequadamente, todo o seu corpo irá sofrer as consequências.

Afinal, uma pessoa com depressão têm maior tendência em comer alimentos industrializados e ricos em gorduras e açúcares, o que irá atrapalhar seus resultados mesmo se você treinar com frequência. 

Além do mais, pessoas com depressão têm mais dificuldades em manter a constância nos treinos, o que fará com que ela desista do cuidado com a saúde a longo prazo se a depressão não for tratada.

Estabeleça Metas Realistas

Não se pressione demais. Comece com metas pequenas e alcançáveis, como caminhar por 10 minutos todos os dias, e aumente gradualmente conforme se sentir confortável, especialmente se você estiver sedentário.

Embora o exercício físico seja saudável e importante, é essencial começar aos poucos para não se frustrar e acabar piorando quadros depressivos.

Encontre Atividades que Você Goste

Não faça exercício por obrigação. Isso fará com que você tenha uma aderência muito pequena aos treinos e ainda poderá piorar alguns sintomas do quadro. 

Experimente diferentes formas de atividade física até encontrar algo que você realmente goste, seja dança, natação, musculação ou simplesmente caminhar ao ar livre.

Crie uma Rotina

A constância é fundamental. Tente incorporar o treinamento em sua rotina diária, escolhendo horários que funcionem melhor para você e tornando o exercício uma prioridade.

Avalie suas crises depressivas e identifique momentos em que a atividade física pode servir como uma distração. Isso ajudará a diminuir os sintomas, especialmente porque você estará focado em algo externo, que lhe proporcionará uma sensação de bem-estar ao final.

Seja Gentil Consigo Mesmo

Lembre-se de que está fazendo o melhor que pode. Se tiver dias ruins ou sentir que não consegue se exercitar, não se culpe. A jornada de recuperação da depressão é cheia de altos e baixos, e está tudo bem não ser perfeito.

Agora que você viu nossas dicas de como conseguir treinar tendo depressão, procure ajuda médica para tratar o seu quadro e alinhe seu tratamento com as atividades físicas regulares. Lembre-se que apenas um profissional qualificado poderá avaliar seu quadro de perto para verificar qual a melhor abordagem para suas necessidades de forma segura e saudável.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares