Afinal, a suplementação engorda? Como evitar esse efeito colateral?
No mundo do fitness e da suplementação, é comum surgirem dúvidas e preocupações sobre os efeitos dos suplementos no peso corporal. Uma pergunta frequente que muitos fazem é se a suplementação engorda, e o que fazer para evitar esse efeito.
Quando a pessoa incorpora a suplementação em sua vida saudável, é comum começar a ingerir Whey Protein, Creatina, Glutamina, Vitaminas, ômega 3 etc. Tudo isso buscando uma vida mais saudável e o crescimento dos músculos a longo prazo.
Embora muitas pessoas acreditem que durante esse período de ganho de massa estão engordando por verem o peso na balança subir, não é exatamente assim que as coisas acontecem em nosso corpo.
Veja a seguir se a suplementação engorda e como evitar esse efeito colateral da suplementação!
USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF
O Contexto da Percepção de Ganho de Peso
Quando alguém relata sentir que está engordando após iniciar a suplementação, é importante analisar o que realmente significa essa sensação. Muzy questiona se essa percepção está relacionada ao aumento do peso na balança ou se é uma sensação subjetiva baseada em mudanças na composição corporal.
Isso porque, se você está em busca do crescimento muscular, é natural que o peso na balança suba, já que isso indica que suas estratégias estão dando certo. Porém, é necessário ficar atento se junto com o aumento do peso da balança, você também tem um aumento da força e resistência, o que garante que você não esteja ganhando gordura ao invés de massa magra.
Se falarmos sobre medidas, elas também tendem a aumentar: seus braços, coxas e quadril ficarão maiores devido ao crescimento dos músculos. O ideal, nesse caso, seria buscar ajuda profissional para fazer uma análise de bioimpedância, caso você note um aumento brusco na balança e não tenha certeza se veio do crescimento muscular.
Ganho de Massa Muscular vs. Ganho de Gordura: suplementação engorda mesmo?
Paulo Muzy destaca que a prática de exercícios físicos combinada com a suplementação ideal, que inclui whey, creatina, glutamina e outros suplementos, tende a promover o ganho de massa muscular, não de gordura.
Logo, é pouco provável que o aumento na balança seja causado pelo acúmulo de gordura corporal quando se inicia um programa de perda de peso com suplementação e atividades físicas.
Isso porque, alguns suplementos como Whey Protein, podem até mesmo auxiliar no emagrecimento por várias razões. A primeira delas é que o Whey é capaz de promover a saciedade, fazendo com que você coma menos e tenha menos vontade de petiscar durante as refeições.
O Whey também promove o crescimento muscular, e quanto mais músculos você tiver em seu corpo, maior será sua taxa metabólica basal. Em outras palavras, mais calorias você queimará parado.
Leia também Whey Protein engorda ou emagrece?
Vale lembrar que, embora o Whey tenha calorias, assim como os outros suplementos, ele sozinho só causa o ganho de gordura corporal se não for alinhado a uma dieta saudável e equilibrada em calorias e macronutrientes.
Além disso, tomar várias doses de Whey sem seguir o plano alimentar feito por um profissional que considera as calorias e macronutrientes dos suplementos e as quantidades indicadas para seus objetivos, também poderá causar ganho de gordura.
Em alguns casos, o aumento do ganho da balança pode estar diretamente relacionado com o ganho de massa magra ao longo do tempo, já que no processo de emagrecimento é natural que o paciente perca gordura e ganhe músculos.
O Papel da Medição e da Percepção Corporal
É muito comum pacientes, especialmente mulheres, se queixarem do aumento de algumas regiões do corpo, como o quadril e acreditarem que estão engordando. Porém, inicialmente, o físico tende a ficar mais grosseiro e o ganho de massa não é tão definido.
A definição acontece na academia e com o auxílio de uma dieta adequada, sendo recomendado manter um acompanhamento com um profissional, que ficará responsável por medir sua massa magra e gordura para verificar se o ganho está relacionado com o desenvolvimento muscular ou não.
A Importância da Alimentação Adequada
Muzy enfatiza que a qualidade da dieta desempenha um papel fundamental no processo de transformação corporal. Se alguém está sentindo que está engordando enquanto suplementa, a culpa não necessariamente está diretamente ligada aos suplementos, mas sim à falta de equilíbrio alimentar.
Uma boa parte das pessoas que frequentam a academia ingerem algum tipo de suplemento, e ainda mantêm uma alimentação rica em ultraprocessados, gorduras e alimentos que contribuem para o ganho de peso.
Suplementar uma alimentação inadequada não garante que a pessoa perca peso: muito pelo contrário. Em alguns casos, a suplementação pode até mesmo atrapalhar o indivíduo e promover o ganho de ainda mais gordura.
Porém, quando os suplementos são usados de forma adequada, alinhados a uma alimentação saudável, não somente promovem a perda de gordura, como também o ganho de massa magra. Afinal, a dieta tem um papel importante na definição muscular.
Isso porque, quanto menos gordura corporal tivermos, mais fácil será visualizar a definição muscular. Além disso, uma dieta equilibrada auxilia na energia necessária para treinar e na construção e reparação muscular após o treino.
Agora que você viu que a suplementação engorda apenas em casos de desajustes na dieta, busque ajuda nutricional para evitar que isso aconteça com você. Tenha em mente que, como o próprio nome sugere, os suplementos servem para suplementar a sua dieta. Ou seja, ela deve estar ajustada de acordo com suas necessidades e equilibrada para evitar o ganho de gordura a longo prazo.
Suplemento Max Titanium Original
Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!