suplementos em comprimidos

Qual Remédio Pode Ameaçar Seus Ganhos na Academia?

Compartilhe com os amigos

Na busca por maximizar os resultados na academia, muitos frequentadores recorrem a diferentes métodos para otimizar o treinamento e acelerar o desenvolvimento muscular. Junto, ainda utilizam medicamentos que podem interferir nos ganhos na academia sem menos saber. Você sabe qual é esse medicamento?

Um erro muito comum de quem está iniciando agora, na prática de atividades físicas é ingerir anti-inflamatórios para melhorar as dores causadas pelos exercícios. O que muitos não sabem é que essa prática não somente interfere nos resultados, como pode até mesmo impedir que você ganhe massa muscular.

Entenda mais a seguir!

O Que São As Microlesões Musculares?

Antes de entendermos como os anti-inflamatórios interferem nos ganhos na academia, é crucial compreender o conceito de microlesões musculares. 

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

O termo microlesões muitas vezes é mal interpretado por quem está iniciando na academia. As microlesões causadas nos músculos são alterações da conformação angular da miosina do ponto de vista molecular.

mecanismo que mostra seus ganhos na academia no músculo
As microlões que causam a hipertrofia acontecem por meio da interação entre cadeias proteicas

Isso porque, se você realmente lesionasse seus músculos no treino, ele não iria aumentar de tamanho, e sim, cicatrizar. E toda cicatrização envolve a fibrose, que está ligada a perda de tecido muscular.

Ou seja, quando há lesões, ou você tem a fibra de colágeno para cicatrizar, ou a fibra muscular, que entra para hipertrofiar. Ou seja, as lesões mencionadas quando nos exercitamos está relacionada com uma percepção a nível molecular.

Para que você entenda, vamos explicar como a microlesão muscular ocorre de acordo com a explicação de Muzy. Existe uma interação entre duas cadeias proteicas chamadas miosina e actina, onde a creatina vira creatina fosfato e libera um ATP. Para isso, a miosina puxa a actina em um ângulo favorável para que haja a interação.

Enquanto isso, o músculo é um tecido que tem resistência física, e alguns fatores como a fadiga, ou exercício excêntrico, quando você faz o movimento muitas vezes ou com muita força, acaba criando uma variação do ângulo. Nessa variação, onde a miosina fica pesada e lenta, não cria essa interação, o que faz com que durante o movimento você perca a força.

homem musculoso
O músculo sofre microlesões a nível celular, não sendo de fato uma lesão direta no músculo

É por isso que conforme você faz muitas repetições, você perde a força e não consegue mais proseguir nas séries. Cria-se então essa microlesão, uma alteração da conformação angular da miosina, não sendo de fato uma lesão do músculo.

Há, também, a possibilidade de lesionar o músculo durante os treinos, mas quando isso acontece, ao invés dos músculos crescerem, ele acaba diminuindo.

Isso explica porque tem gente que treina há muito tempo, tem força, mas o músculo não é desenvolvido e desenhado.

Como alcançar essas microlesões?

Sempre que um profissional desenvolve um treino, ele tem a noção de repetições e tipos de exercícios são necessários para atingir o alvo do estímulo muscular. Por isso, muitas pessoas que treinam em casa não desenvolvem os músculos de forma adequada, já que o treino depende de uma precisão que muitas vezes é deixada de lado.

Vale lembrar que se esforçar o máximo possível nem sempre é o suficiente para alcançar esse mecanismo, sendo necessário um entendimento mais completo sobre o assunto.

Qual efeito do anti-inflamatório nessas microlesões e como ele atrapalha seus ganhos na academia?

O anti-inflamatório age contrário ao desenvolvimento e melhora muscular. Em lesões musculares traumáticas, é comum que os médicos evitem esse tipo de medicamento nas primeiras 48-72 horas por atrasar a cicatrização. Afinal, a inflamação participa da recuperação muscular e do estímulo para desenvolvimento muscular.

Quando usamos anti-inflamatório depois dos treinos, temos que ter noção de que esses medicamentos são inibidores de ciclo-oxigenase, uma enzima que é fundamental para ter resposta inflamatória. E a resposta da hipertrofia é inflamatória, e quando inibimos, os músculos tendem a não crescer.

É por isso que muitas pessoas, no início dos treinos, acabam encontrando dificuldades no desenvolvimento muscular por tomar medicamentos para melhorar o desconforto dos primeiros dias.

Lembre-se que a dor, rubor e o calor são respostas inflamatórias durante o treino, e são sinalizadores de que houve microlesões e que a musculatura irá desenvolver. Além disso, vale ressaltar que tomar um antiinflamatório diminui a cicatrização e piora a resposta ao exercício.

De acordo com o estudo publicado na revista Acta Physiologica mostrou que o consumo de anti-inflamatórios como ibuprofeno atuam os resultados dos treinos de força. Com isso, indivíduos que desejam ganhar massa magra devem evitar esses medicamentos depois do treino.

Quando consumir o anti-inflamatório?

O anti-inflamatório só deve ser ingerido se for recomendado por um profissional da saúde, em casos específicos como lesões traumáticas graves como entorses, distensões musculares e contusões significativas para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Além disso, caso haja uma lesão muscular aguda, como distensões ou pequenas rupturas musculares, o anti-inflamatório pode ser usado depois de 48 horas, dependendo das lesões e orientações médicas específicas.

comprimidos que podem atrapalhar seus ganhos na academia
O anti-inflamatório pode ser consumido em casos de lesões graves e agudas de acordo com recomendação médica

Caso você esteja sentindo dores musculares persistentes, que não melhoram depois de 1 semana de treinos, procure ajuda médica para verificar se houve qualquer lesão mais grave. Nesses casos, pode ser indicado o uso de medicamentos específicos e pausas no treino para recuperação completa da musculatura.

Lembre-se de nunca ignorar dores contundentes, e procure sempre ajuda médica em casos de dúvidas a respeito dos desconfortos prolongados após um treino de musculação. Além disso, esteja sempre atento à técnica usada nos exercícios para evitar as lesões e garantir a segurança do seu treino.

Agora que você aprendeu por que o anti-inflamatório pode ameaçar seus ganhos na academia, evite o uso deste medicamento nos período pós-treino. Além disso, busque sempre ajuda profissional para o desenvolvimento de um treino específico para suas necessidades com foco no crescimento muscular.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares