|

Existe limite de absorção de proteína por refeição?

Compartilhe com os amigos

Hoje vamos abordar um pouco do tema “Distribuição Proteica ao Longo do Dia”. A ideia é que ao final desse texto você não tenha mais dúvidas se afinal existe ou não limite de absorção de proteínas por refeição.

A quantidade de proteína que seu corpo pode absorver em uma única refeição é um tópico de debate contínuo na ciência da nutrição. Alguns estudos sugerem que consumir mais do que 20-30 gramas de proteína de uma vez pode não ser eficaz para maximizar a síntese de proteínas musculares, o processo pelo qual o corpo constrói novos músculos. No entanto, isso não significa que o corpo não absorva e utilize proteína adicional de outras maneiras.

Dentro desse contexto é muito mais fácil entender o assunto utilizando um cálculo simples. Vamos imaginar um atleta de 90kg de peso corporal que tenha com objetivo o ganho de massa muscular.

A literatura aponta que 2 gramas de proteína por quilograma de peso é a dose preconizada, logo, nesse caso, se nós multiplicarmos os 2g x 90kg, teremos 180 gramas de proteína total indicada por dia para esse indivíduo.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

No entanto, o novo cálculo que se tem atualmente considera a oferta proteica por refeição, ou seja, podemos individualizá-la conforme o peso corporal do atleta.

Nesse sentindo, os mesmos 90kg multiplicados por 0,3 a 0,4 grama de proteína por quilograma de peso farão com que tenhamos 36 gramas de proteína por refeição, logo, se já fizemos o cálculo que ele deverá ingerir 180 gramas de proteína/dia e sabemos que a média por refeição será de 36 gramas, fica fácil concluirmos que ele deverá realizar ao menos 6 refeições que sejam capazes de fornecer os 36 gramas necessários para que ao final do dia a necessidade diária tenha sido atendida.

Até aí simples né? Mas existe um erro nessa informação! Vou explicar a vocês o porquê!

Muitas vezes as pessoas que não são da área ou familiarizadas com o tema confundem “oferta proteica por refeição” com “limite de absorção proteica”. Você já deve ter escutado sobre isso, especialmente que só é possível absorver 30 gramas de proteína por refeição e é, justamente desse cálculo que fizemos juntos acima que surge essa confusão sobre se existe ou não o limite de absorção.

O professor Stuart Phillips quando realizou o estudo não o fez para saber a absorção de proteína no intestino, ele queria saber o quanto de proteína é necessário para se atingir a máxima síntese proteica muscular e esse entendimento é o fundamental para compreender esse cálculo que fizemos.

Desta forma, sabe-se então que entre 30 e 40 gramas por refeição obtém-se o estopim máximo de síntese proteica muscular. Com essa informação você deve estar se perguntando, mas e se eu consumir mais do que isso?

Para responder a essa questão vou dar a vocês o exemplo contrário agora. Imagine que o seu objetivo seja perder gordura corporal e manter massa muscular. Na literatura a gente sabe que para esse tipo de situação o indivíduo deve consumir para cada 1 quilograma de massa magra o equivalente a 3 gramas de proteína, logo, com certeza, ele deverá consumir mais de 40 gramas de proteína por refeição.

Whey Protein Isolado IsoWhey 900g da Max Titanium

Os isolados proteicos possuem mínimas quantidades ou são isentos de gordura e lactose, além de apresentarem elevada solubilidade em diversos valores de pH, permitindo assim, sua utilização em bebidas que fornecem elevada quantidade proteica.

Whey Protein Isolado IsoWhey 900g da Max Titanium
informação nutricional do Whey Protein Isolado IsoWhey 900g da Max Titanium

Nesse total proteico e foi isso que o professor Nicolaas Deutz comparou no trabalho dele entre o consumo de 40 gramas e 70 gramas de proteína e concluiu que, realmente, com 40 gramas de proteína você tem a máxima síntese proteica, mas quando estudamos fisiologia muscular sabemos que existem 2 chaves metabólicas, o anabolismo e o catabolismo, logo ingerir maiores quantidade de proteínas por refeição diminui a taxa catabólica muscular gerando assim um efeito anti-catabólico, ou seja, o professor analisou que o balanço nitrogenado ficou positivo em indivíduos que ingeriram 70 gramas de proteína por refeição.

Proteínas extras consumidas além do que é usado para a síntese de proteínas musculares podem ser usadas para outros processos corporais que requerem proteínas, como a produção de hormônios e enzimas, ou podem ser convertidas em energia ou armazenadas como gordura.

Além disso, a quantidade de proteína que seu corpo pode usar eficazmente pode depender de vários fatores, incluindo sua idade, nível de atividade física, composição corporal, saúde geral e o tipo de proteína que você está consumindo.

Whey Protein Original Max Titanium

Compre Whey Protein Original na Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!

whey protein max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares