isotonicos

Bebidas isotônicas: entenda a importância para o seu rendimento

Compartilhe com os amigos

As bebidas isotônicas têm seus benefícios conhecidos pelo alto poder de hidratação e reposição de substâncias, como sais minerais. No entanto, suas vantagens vão além disso, já que são muito importantes para quem quer ter um bom rendimento na rotina de treinos.

Por isso, considerá-las para esse objetivo é fundamental, a fim de potencializar os resultados na academia, por exemplo. Conhecer sua composição, a melhor maneira de consumi-las e, também, suas contraindicações é ponto indispensável para quem deseja incluir bebidas isotônicas no dia a dia.

Continue lendo este post para ficar por dentro dessas e de outras informações!

O que são bebidas isotônicas?

Bebidas isotônicas são aquelas produzidas à base de água, sódio, potássio, vitaminas, sacarose e glicose (que são carboidratos e compõem entre 6 e 8% das bebidas), citrato de sódio e ácido cítrico.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

No entanto, não contam com fibras ou outros nutrientes. Já o nome “isotônico” deve-se ao fato de que sua formulação é parecida ao plasma sanguíneo do nosso corpo, o que facilita e acelera sua absorção.

É comum confundir bebidas isotônicas com bebidas repositoras ou energéticas. No entanto, trata-se de diferentes composições, propriedades e, portanto, objetivos distintos. Confira, a seguir, as especificidades para não confundir.

Bebidas repositoras

Diferentemente das bebidas isotônicas, que têm osmolaridade (medida que determina quantidade de partículas em um solvente específico) de 270 a 330 mOsmol/L, as bebidas repositoras devem ter osmolaridade menor do que isso. Ainda, sua quantidade de sódio fica entre 460 e 1.150 mg/L e de carboidratos menor do que a das isotônicas — menos de  8%.

Apesar de não ser obrigatoriedade, as repositoras podem conter potássio em até 700 mg por litro, também não contendo necessariamente vitaminas e minerais. Um bom exemplo de bebida repositora é a água de coco, quando esta tem maturação de até oito meses.

Bebidas energéticas

As bebidas energéticas têm efeito diferente das isotônicas e das repositoras. Nela, existem substâncias que estimulam o sistema nervoso central com objetivos diversos. Entre eles, estão estimular o aumento do metabolismo, evitar a sensação de sonolência, elevar a resistência física, dar a sensação de bem-estar.

Seus principais componentes são taurina, cafeína, inositol e glucoronolactona. É possível, ainda, que haja a presença de minerais e vitaminas. Existem, contudo, energéticos especificamente voltados para atletas e que devem ser escolhidos para melhores resultados.

Como AS BEBIDAS ISOTÔNICAS auxiliam nos treinos?

Os atletas descobriram nas bebidas isotônicas ótimas aliadas para treinos mais intensos e com mais resultados. Confira as razões!

Os efeitos da desidratação

A desidratação reduz o volume de sangue bombeado pelo coração, provocando aumento da frequência cardíaca como forma de suprir a necessidade sanguínea que os órgãos têm.

coração de plástico
A desidratação é muito perigosa e pode causar complicações cardíacas

Ainda assim, a frequência pode não ser suficiente, já que o oxigênio não é transportado corretamente por todo o corpo, prejudicando a execução do exercício. Advêm disso sensações como a fadiga e a dificuldade de movimentação de membros, que parecem “mais pesados” em uma atividade física intensa.

A importância dos isotônicos

Como mencionamos, além de matarem a sede, as bebidas isotônicas apresentam rápida absorção pelo organismo. Dessa forma, os isotônicos são capazes de repor os líquidos e sais minerais que são comumente eliminados pela transpiração, prevenindo e revertendo a desidratação.

Quais são os cuidados para consumi-las?

Apesar de apresentarem muitos benefícios para os atletas, as bebidas isotônicas devem ser consumidas com cautela.

Saiba para quem são indicadas

Elas são indicadas para pessoas que praticam exercícios em alta intensidade, com mais de 60 minutos de duração, e com regularidade definida. A perda de líquidos e de eletrólitos pela transpiração durante a atividade é o principal fator motivador para seu consumo.

Entenda quanto e quando tomá-las

Os isotônicos devem, então, ser ingeridos uma hora após o início da atividade, sendo, no período anterior a isso, mais indicada a ingestão de água. Ainda, a quantidade da bebida isotônica deve ser dosada, não devendo ultrapassar um litro em uma mesma sessão de treino nem ser tomada toda de uma vez.

Não substitua a água

Em hipótese alguma, a bebida isotônica deve substituir por completo a ingestão de água, já que o excesso de sais minerais pode sobrecarregar os rins, gerando disfunção renal.

mulher bebendo um copo de água
A água não deve ser substituída por nenhuma outra bebida

Por isso, é fundamental equilibrar um litro de água com a mesma quantidade de isotônico em um mesmo treino, sempre fracionando e, depois de uma hora, intercalando a ingestão dos líquidos. Seu uso também deve estar ligado à alimentação adequada.

Concilie a ingestão com os exercícios

Como mostrado, a bebida isotônica repõe a perda gerada pela atividade física intensa. Fazer uso desse líquido sem, de fato, se exercitar pode ser uma maneira de ingerir desnecessariamente as substâncias presentes nele.

Fique atento aos perigos do uso excessivo

Consumir bebidas isotônicas em quantidade além da indicada por um profissional, ou sem necessidade, por exemplo, pode ser maléfico à saúde. Alguns dos efeitos indesejados são: pressão alta, diabetes e deterioração dos esmaltes dentários.

Como escolher a bebida isotônica ideal?

Escolher a bebida isotônica ideal está relacionado à necessidade de cada pessoa conforme o funcionamento adequado do organismo, conciliando com as exigências provenientes dos treinos.

Nesse sentido, é muito importante ficar atento à composição das opções disponíveis e contar com a ajuda de um profissional que poderá indicar a quantidade e o tipo de substâncias que devem constar nos rótulos.

pessoa levantando peso na academia
Os isotônicos, mesmo muito benéficos, devem ser consumidos apenas para quem pratica atividade física

Somente dessa maneira será possível atingir níveis precisos e manter uma boa performance e um rendimento adequado nas atividades, sem que haja carência ou excesso no consumo de bebidas isotônicas.

Com benefícios louváveis para o corpo, os isotônicos devem ser considerados pelos atletas de forma a atingirem resultados mais facilmente. No entanto, como mostrado neste post, é importante considerar seus efeitos e ter cuidado no consumo, sendo essas atitudes fundamentais para evitar problemas provenientes do uso inadequado.

Essas informações foram úteis para você? Então, acompanhe nossas redes sociais para ter acesso às novidades do nosso post diretamente no seu feed! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares