mulher fazendo agachamento

Manual do Treino de Glúteos com Muzy e Balestrin

Compartilhe com os amigos

Ter glúteos tonificados e firmes é um objetivo de muitas pessoas que buscam uma forma física saudável e um corpo mais escultural. Essa musculatura não é apenas essencial para uma estética atraente, mas também desempenham um papel fundamental na força e na estabilidade do corpo. Mas você sabe como fazer um Treino de Glúteos eficiente?

Os glúteos, que compreendem os músculos glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo,  desempenham um papel crucial em uma variedade de movimentos, desde caminhar e subir escadas até levantar objetos pesados. Além disso, a força dos glúteos está intimamente relacionada à saúde da coluna lombar e à prevenção de lesões.

Veja a seguir como treinar os glúteos para chegar em seus objetivos mais rápido!

A anatomia dos quadris

O glúteo médio, uma parte importante da musculatura dos glúteos, faz um movimento muito completo de rotação, extensão e abdução do quadril. Fortalece-lo é importante para vários movimentos que realizamos no dia a dia, mas treiná-lo não é muito fácil e precisa de uma consciência corporal bem desenvolvida.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

musculatura do quadril para Treino de Glúteos

Outra musculatura importante para treino de glúteos é o multífido e o músculo quadrado lombar. Esses músculos alinham o quadril, e é importante para sustentar nosso corpo.

Conhecer essa anatomia é importante para que você tenha consciência de usar a força do quadril durante os treinos de glúteo, e não da lombar.

A sequência dos exercícios também é importante para dar o preparo do músculo seguinte no caso de pessoas que já estão mais avançadas na musculação. Se você está começando agora, essa sequência não faz tanta diferença.

Também é importante lembrar que se a sua consciência corporal é elevada, é importante que você faça uma sequência de consistência da contração muscular e capacidade de carga. Com isso, você trabalha mais a musculatura para sentir o máximo de estímulo com o mínimo de peso.

Manual do Treino de Glúteos

Antes de iniciar os exercícios, é importante se atentar ao peso usado. Você deve usar uma carga que não cause uma falha técnica, que é quando você acaba fazendo algum movimento extra, como pegar impulso, para conseguir subir o peso. Essa técnica também é chamada de movimento roubado, e deve ser feito para acrescentar mais repetições na série.

Por exemplo, se você consegue fazer 10 movimentos normais e mais dois com a roubada, você estará aumentando as repetições para melhorar a performance.

Porém, essa roubadinha não deve ser feita durante todas as repetições, pois pode trazer lesões indicando que a carga está alta demais.

A carga ideal é aquela que você não precisa pegar impulso para fazer. Se precisar, significa que está alta. Você deve fazer entre 10 a 15 repetições sem roubar, mas com uma certa dificuldade nas últimas repetições. Porém, se fizer com muita facilidade, significa que a carga está baixa. 

Outra dica é focar no esforço para controlar o peso, e não apenas para levantar. Se você não consegue controlar a força e contrair o músculo em todo o movimento, a carga deve diminuir.

Exercício 1 – Prancha

A prancha é um excelente exercício para manter o abdômen sob controle, mas também trabalha toda a musculatura do corpo, até mesmo a dorsal. Isso porque você contrai todos os músculos para se manter na posição.

prancha para iniciar Treino de Glúteos

O objetivo da prancha aqui é trabalhar o core para aquecer para os próximos exercícios, o que também evita lesões.

Faça uma prancha de 1 minuto, aproximadamente, de acordo com sua capacidade física.

Exercício 2 – Cadeira flexora

Esse exercício tem como objetivo ativar o posterior de coxa, então não deve ser feito para fortalecimento e exaustão muscular. A ideia é trabalhar a cadência e recrutamento para aquecimento.

Faremos 3 séries de 10 repetições cada.

cadeira flexora

Na primeira série, é importante fazer uma contração concêntrica lenta, de 4 a 6 segundos, e excêntrica normal. Ou seja, você vai começar o movimento usando seu músculo como se estivesse esmagando o posterior da coxa na hora da descida, de forma lenta, durante 6 a 4 segundos, depois vai levantar o peso normal.

cadeira flexora no Treino de Glúteos

O segundo movimento na cadeira flexora será feito ao contrário: o excêntrico deve ser lento e o concêntrico na velocidade de conforto. Ou seja, a descida é rápida e a subida é lenta.

cadeira flexora

Na terceira série, você deve fazer na velocidade de conforto tanto na subida, como na descida, e na última repetição você deve fazer 1 minuto de isometria com o peso embaixo.

Exercício 3 – Extensor de lombar

O extensor de lombar é outro exercício que faz parte do treino de glúteos. Posicionada na máquina, mantenha sua contração muscular no glúteo e na coxa, e não use a lombar para realizar esse movimento.

Deitada no banco e usando a força do glúteo, suba e levante sem segurar o aparelho, com as mãos cruzadas no peito. A primeira série de 10 repetições deve ser feita abaixando lentamente e levantando na velocidade confortável.

Extensor de lombar

Na segunda série, abaixe na velocidade confortável, e suba contraindo ainda mais os glúteos e a coxa.

Extensor de lombar no Treino de Glúteos

A terceira série deve ser feita na velocidade confortável, mas na última repetição, faça uma isometria de 1 minuto segurando na posição ereta.

Extensor de lombar

Exercício 4 – Leg Press

Sente-se na cadeira com a postura ereta. Durante o exercício, você não deve deixar sua coluna subir e sua lombar deve estar sempre colada no banco. Erguer a coluna é um erro que normalmente acontece quando os pés ficam muito fechados. Por isso, é importante manter os pés bem afastados para que seu joelho consiga abrir sem que a coluna saia do lugar.

Como o que está sendo trabalhado aqui são os glúteos e quadril, e ele abre na diagonal, o joelho também deve abrir na diagonal para acompanhar o movimento. 

leg press

No intervalo entre as séries do Leg Press, use um elástico para criar uma tensão e fazer uma extensão de quadril entre as séries.

extensor de quadril no Treino de Glúteos

A primeira série deve ser feita empurrando lentamente e voltando na velocidade normal em 10 repetições controladas. Em seguida, sem descanso, faça uma extensão de quadril segurando 5 segundos em isometria e voltando lentamente. Faça uma série de 10 repetições.

A segunda série do Leg Press deve ser feita empurrando de forma rápida e a fazendo a abertura de quadril controlada e de forma lenta.

leg press no Treino de Glúteos

Em seguida, faça mais uma série de extensor de quadril com elástico e isometria de 5 segundos.

Exercício 5 – Cadeira abdutora

Outro exercício para o treino de glúteos é a cadeira abdutora. Faça a primeira série de 10 repetições fechando de forma controlada e abrindo na velocidade de conforto. Lembre-se de manter a coluna sempre ereta.

cadeira abdutora no Treino de Glúteos

A segunda série deve ser feita de forma lenta na hora de fechar e normal na hora de abrir. Não se esqueça de contrair os músculos do glúteo.

cadeira abdutora

Na terceira série, faça 10 repetições e na última, faça uma simetria de 1 minuto segurando o peso com as pernas abertas.

Exercício 5 – Polia

Nesse exercício, posicione-se na polia colocando a alça do aparelho no tênis e ficando com uma perna e os dois braços apoiada na máquina. Em seguida, com a força dos músculos do glúteo, puxe o peso na diagonal fazendo uma abertura do quadril.

polia

Apesar da força ser importante, nesse movimento você deve usar ainda mais sua contração muscular. Tenha em mente que, quanto mais forte o músculo, mais ele aumenta em relação aos outros, então trabalhar cada músculo individualmente é importante.

O movimento deve ser feito primeiro para trás, e depois abrindo na diagonal.

polia

Deixe o quadril parado e não o deixe rodar, estendendo o máximo a perna para trás e para a diagonal.

A pélvis deve estar forçada para trás para que o glúteo seja trabalhado corretamente. Para isso, deixe o bumbum empinado, contraindo o abdômen.

polia

Faça 10 repetições em cada lado, voltando lento e alongando rápido.

Repita mais uma série em cada lado.

Agora que você viu o Manual do Treino de Glúteos com Muzy e Balestrin, você pode se inspirar nos exercícios para realizar seu treino. Lembre-se apenas de pedir ajuda aos instrutores, e não exceder a carga para não se lesionar.

Femini Whey 900G – Max Titanium (900G) ORIGINAL

As proteínas do soro do leite possuem alto valor nutricional, com altas quantidades de aminoácidos essenciais e de peptídeos bioativos.

Essa importante matéria-prima é o principal componente do FEMINI WHEY, que também contém a proteína isolada da soja, importante por ter em sua composição boas quantidades de BCAA, ácido glutâmico e arginina.

FEMINI WHEY conta ainda com colágeno hidrolisado e um complexo de vitaminas e minerais, sendo direcionado ao público feminino.

  • Fonte de vitaminas e minerais
  • 27g de proteína por porção
  • 6g de BCAA por poção
  • Colágeno hidrolisado
Femini Whey 900G - Max Titanium Baunilha


Compartilhe com os amigos

Posts Similares