homem fazendo agachamento terra

Joelho estalando durante o treino? Aprenda a preservar seu joelho com Paulo Muzy

Compartilhe com os amigos

A articulação do joelho, muitas vezes ignorada até que apresente desconforto, é uma peça fundamental no complexo sistema musculoesquelético. O joelho estalando pode ser um sinal de instabilidade, indicando a necessidade de aprimorar as estruturas dinâmicas de estabilização e investigar possíveis lesões.

Dada a importância do joelho como um mecanismo extensor central para trabalhar a musculatura das pernas, é crucial incorporar treinos específicos para fortalecer esses músculos e aprimorar a execução dos exercícios e para preservar suas articulações.

Mas você sabe o que pode significar quando você nota seu joelho estalando durante o treino? Confira mais sobre  seguir!

Por que acontecem as lesões no joelho?

As lesões no joelho podem surgir de várias fontes, incluindo obesidade e artrose, que podem resultar no desenvolvimento do joelho valgo, uma condição em que o joelho se inclina para dentro, causando dor e desconforto. Em alguns casos, a gravidade da situação pode até mesmo exigir intervenção cirúrgica. 

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

atleta descansando entre uma sessão de treino para evitar lesão no joelho
Muitas pessoas procurando ajuda apenas quando o problema já se agravou

Infelizmente, muitas pessoas tendem a tratar problemas no joelho de forma tardia, negligenciando a importância de buscar ajuda médica e investigar o motivo do joelho estalando. Afinal, essa condição pode indicar lesões ou falta de alongamento.

Um erro comum quando isso acontece é evitar fazer esforço e em seguida, quando a dor parece melhorar, voltar a treinar sem buscar ajuda médica. Mas, isso não aborda a causa subjacente, prolongando a lesão e comprometendo a função do joelho.

Isso porque o joelho é uma área comum de lesão, já que ele suporta grande parte do peso do nosso corpo em alguns exercícios. Outro motivo é o uso de máquinas de baixa qualidade e o treinamento com cargas excessivas que o corpo não está preparado para suportar. 

mulher fazendo leg press na academia com risco de lesão no joelho
É importante usar máquinas de qualidade para evitar qualquer sobrecarga desnecessária nos joelhos

A ausência de alongamentos, a negligência de procedimentos fisioterapêuticos e a falta de movimentos de alinhamento, como os do pilates, também contribuem para o risco de lesões no joelho.

Vale ressaltar que é possível praticar musculação de forma segura, e evitar essas lesões, desde que seja realizada com técnica adequada e conhecimento sobre as capacidades individuais do corpo. 

No entanto, é crucial evitar práticas inadequadas que possam sobrecarregar as cartilagens e aumentar o risco de lesões.

Quando procurar ajuda médica?

Sempre que você notar o joelho estalando, deve procurar ajuda médica para investigar a causa, ou quando há a perda de função associada à dor no joelho. A procrastinação na busca de ajuda pode resultar em complicações mais graves, às vezes irreversíveis como artrose. 

treinador auxiliando atleta na periodização do treino de musculação.
Forçar demais o joelho e demorar para buscar ajuda médica pode impactar negativamente suas articulações

Por isso, optar por fisioterapia e outros tratamentos para corrigir os problemas é fundamental, especialmente porque, considerando que o joelho é capaz de suportar uma carga e sobrecarga considerável, qualquer desconforto pode significar pressão excessiva nas articulações ou movimentos inadequados.

Outros fatores de risco são carga inadequada, posicionamento inadequado da barra ou e pés muito afastados. 

Por que os joelhos estalam?

Embora notar os joelhos estalando não seja algo muito alarmante, é importante ficar atento e se prevenir de possíveis lesões. Isso porque, quando uma articulação estala, indica uma instabilidade e você deve melhorar suas estruturas dinâmicas de estabilizaççao.

O joelho é um mecanismo externo, e um músculo do ponto de vista de segmento, e quatro músculos anatômicos e sete músculos fisiológicos. A forma como você conquista toda a musculatura é fazer a contração em ângulos de movimentos completos, trabalhando toda a amplitude, fazendo uma contração de sustentação de tensão.

Ou seja, não é simplesmente balançar o peso. Você deve carregar o peso para esticar e para voltar, contando o tempo, com cadência para dar consistência de contração muscular.

Como preservar o joelho?

Uma das formas mais práticas de evitar possíveis lesões é manter-se consciente do movimento, especialmente durante o agachamento, já que o joelho está mais vulnerável pela sobrecarga na patela. Nesse caso, tente abaixar um pouco mais de 90° ou ficar em um grau aproximado de 45º para evitar essa sobrecarga.

agachamento isométrico feito da forma errada forçando o joelho
O agachamento a 90° especialmente o isométrico é altamente lesivo para os joelhos

Outro ponto importante é que movimentos mais rápidos podem minimizar a isometria e reduzir a dor, mas é importante compreender que o agachamento é um movimento amplo, com diferentes músculos sendo ativados em porcentagens variadas durante o movimento.

Evite também exercícios que forcem demais o joelho ao notar que ele está estalando, e se sentir muito desconforto, dê um tempo nos treinos até buscar ajuda profissional para evitar agravar as lesões. 

Você também pode fortalecer o core e a musculatura paravertebral para garantir uma base sólida e minimizar o risco de lesões em movimentos que usam o joelho.

Outra dica é fortalecer o músculo do glúteo médio, já que quando esse músculo está fraco pode resultar em lesões ao caminhar ou durante os exercícios. Fortalecendo essa região, você consegue promover uma distribuição adequada da carga e proteger o joelho.

“O que preserva o joelho, na verdade, não é só a questão de carga e amplitude, é a questão de controle da articulação. Desde que você controle o movimento do começo ao fim, você pode colocar a carga que você conseguir.”

Paulo Muzy

O risco de não tratar lesões no joelho

Lesões no joelho podem se manifestar tardiamente, resultando em inchaço após o treinamento, inflamação na articulação e, em casos mais extremos, progressão para artrose. A ressonância magnética é uma ferramenta valiosa para investigar desconfortos persistentes e identificar a causa subjacente.

Mulher fazendo afundo.
Em casos não tratados, a lesão progride para uma artrose

Lembre-se que quanto mais tempo você demorar para investigar o que pode estar causando o joelho estalando, mais difícil será para conseguir tratar adequadamente essa região.

Agora que você viu o que pode significar joelho estalando durante o treino, não deixe de buscar ajuda médica caso note qualquer desconforto nessa e em outras regiões do corpo. Além disso, use nossas dicas para evitar lesionar os joelhos em exercícios que sobrecarregam as articulações, como nos casos de agachamentos livres e isométricos.

Suplemento Max Titanium Original

Compre Suplemento Original Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!


Compartilhe com os amigos

Posts Similares