cafeina

Cafeína: entenda os efeitos e como usar corretamente

A cafeína, uma das substâncias mais consumidas em todo o mundo, exerce um impacto profundo em nossa rotina diária e estado de alerta. Seja através de uma xícara de café pela manhã ou de outras fontes como chás, refrigerantes e suplementos, a cafeína influencia nossa disposição, concentração e até mesmo nossa saúde.

No entanto, entender seus efeitos e saber como usá-la de maneira adequada é essencial para otimizar seus benefícios sem comprometer o bem-estar. Neste post, vamos entender os efeitos da cafeína no corpo e na mente, destacando práticas recomendadas para seu consumo consciente e seguro.

O que é cafeína?

Quando falamos no termo, logo associamos a um bom e quentinho café, não é mesmo? Mas você sabe o que é realmente? Trata-se de um estimulante encontrado nos chás e até mesmo no cacau, que ajuda a manter o cérebro e o sistema nervoso em alerta e evitar o cansaço.

Historiadores acreditam que os primeiros registros de chá a base do produto foram preparados no ano de 2.737 d.C. Em 2017, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) informou que os brasileiros consumiram cerca de 21 bilhões de toneladas da bebida, que é a forma mais comum de se encontrar a cafeína.

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Efeitos colaterais e tolerâncias

Apesar de ser consumida por muitas pessoas sem dificuldades, a cafeína tem o potencial de desencadear efeitos secundários. Esses efeitos colaterais podem ocasionar em dificuldades para dormir, sensações de nervosismo, batimentos cardíacos acelerados e distúrbios digestivos.

Com a ingestão constante, o organismo pode desenvolver uma tolerância à cafeína, exigindo quantidades mais elevadas para alcançar os mesmos efeitos anteriormente alcançados.

Dependência

Apesar de não ser classificada como uma droga viciante da mesma maneira que substâncias como nicotina ou opiáceos, a cafeína pode levar algumas pessoas a desenvolver uma espécie de dependência. Quando o consumo de cafeína é interrompido de forma repentina, é possível ocorrer sintomas de abstinência, tais como dores de cabeça, fadiga e irritabilidade.

Como funciona no organismo?

A cafeína, ao ser absorvida e transformada no fígado, percorre todo nosso o corpo e atua sobre os sistemas do organismo por um período de 4 a 6 horas. Quando ligada às células nervosas, age sobre o sistema nervoso central aumentando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de cansaço após a atividade física e mental.

Quando estimula o sistema nervoso ela faz com que algumas funções dentro do organismo, como o metabolismo basal, fiquem aceleradas. A ação aumenta a produção do suco gástrico e ajuda no processo de digestão. A cafeína também faz as glândulas suprarrenais produzirem adrenalina que, quando despejada na corrente sanguínea, deixa o corpo em estado de alerta.

Com essa ação sobre o sistema nervoso central, a cafeína bloqueia os efeitos da adenosina. Dessa forma, os músculos esqueléticos são forçados de forma acentuada, tendo uma melhora na diminuição da sensação de fadiga. É uma substância com alto potencial ergogênico, que aumenta bastante o ânimo para a prática de exercícios físicos.

Quando a cafeína deve ser utilizada?

O mais comum é utilizar a cafeína no pré-treino porque ela ajuda a melhorar o desempenho físico durante o exercício, seja ele aeróbico ou de hipertrofia. Como ela é absorvida de forma mais rápida pelo trato gastrointestinal e atinge um pico de concentração no sangue em cerca de 15 a 45 minutos, o melhor é que seja consumida entre 30 minutos a 1 hora antes do seu treino.

Porém, mesmo sendo mais utilizada dessa forma, a cafeína também pode ser consumida ao longo do dia. Afinal, sua ação tem duração de 3 a 8 horas dentro do nosso organismo. Após o treino, a substância pode ser utilizada por atletas em busca do ganho de massa muscular por contribuir no transporte de açúcares para dentro do músculo e na recuperação das fibras para a próxima atividade.

Quais são seus benefícios?

Agora que você já sabe um pouco mais da história, como age no organismo e quando deve tomá-la, vamos falar sobre os benefícios da cafeína. São muitos que podem auxiliar o corpo e a mente, além de ajudar no treino e no dia a dia. Vamos conhecer?

  • Vigilância e atenção: A cafeína desempenha um papel na ampliação da vigilância, intensificação da concentração e redução da sensação de fadiga;
  • Habilidades cognitivas: Em certos indivíduos, a cafeína pode aprimorar funções cognitivas específicas, como memória, humor e tempos de reação;
  • Potencializa o desempenho atlético: Pode resultar no aumento da resistência, menor percepção de esforço e auxílio na recuperação pós-exercício;
  • Impacto termogênico e metabólico: A cafeína pode levemente acelerar o metabolismo e fomentar a queima de gorduras, o que poderia ser vantajoso para a perda de peso;
  • Diminui o risco de algumas doenças: O consumo habitual de café (uma fonte primária de cafeína) pode diminuir o risco de várias doenças, como Parkinson, Alzheimer, determinados tipos de câncer, acidente vascular cerebral e diabetes tipo 2. No entanto, vale observar que essas conexões não indicam necessariamente uma relação de causa direta entre a cafeína e essa redução de risco;
  • Alívio de desconfortos: A cafeína pode amplificar os efeitos analgésicos de medicamentos, explicando sua inclusão frequente em produtos para alívio de dores de cabeça e outros analgésicos de venda livre;
  • Defesa contra danos hepáticos: Consumir cafeína regularmente tem sido vinculado a um menor risco de enfermidades hepáticas, como cirrose e câncer no fígado;
  • Aprimoramento da função respiratória: Propriedades broncodilatadoras da cafeína podem proporcionar alívio temporário de sintomas em indivíduos asmáticos;
  • Redução de tendências depressivas: O consumo de cafeína pode se correlacionar com uma incidência menor de depressão.

Embora a cafeína traga múltiplos benefícios à saúde, é de suma importância adotar cautela ao consumi-la. Determinadas pessoas podem sofrer efeitos colaterais, como insônia, ansiedade, palpitações e distúrbios digestivos em resposta à cafeína.

Quanto consumir por dia?

Com um monte de benefícios, dá vontade de consumir desenfreadamente a substância, não é mesmo? Mas sabemos que o caminho não é bem por aí. No site da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, podemos encontrar uma matéria que diz que o ideal para um adulto é consumir, no máximo, 400 gramas por dia.

Ainda assim, lembramos que você deve conversar com o seu médico ou nutricionista para obter a informação adequada de acordo com sua alimentação e objetivos.

Quais cuidados devem ser tomados?

O uso de cafeína não é indicado para crianças, grávidas ou mulheres lactantes. Pessoas que tenham pressão alta, arritmia, doenças do coração e úlcera também devem evitar o consumo. Quem faz uso de remédios controlados ou sofre com insônia e ansiedade precisa consultar o médico antes de usar.

Como dissemos, a ingestão em excesso da substância pode causar efeitos colaterais. O ideal é sempre respeitar o limite de consumo e procurar saber sobre o produto antes de incluí-lo na dieta. Muita cafeína pode causar:

  • Insônia;
  • Diarreia;
  • Irritabilidade;
  • Dor de estômago;
  • Tremores musculares;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Convulsões;
  • Confusão mental;
  • Tontura;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Vômitos;
  • Espasmos musculares.

Como pôde ver, a cafeína é uma aliada para quem está em busca de mais ânimo para treinar. Ela age diretamente no sistema nervoso, deixando a pessoa mais alerta e tirando a sensação de cansaço. Você pode encontrá-la em diversas formas para consumir. Mas não esqueça de seguir a dosagem correta e de consultar um profissional para não ter efeitos colaterais.

Cafeína como termogênico: como funciona?

A cafeína é uma das substâncias termogênicas mais estudadas e utilizadas em todo o mundo. Quando consumida, ela atua como estimulante do sistema nervoso central, o que pode levar a vários efeitos positivos relacionados à perda de peso.

  • Aumento do metabolismo: A cafeína estimula a liberação de catecolaminas, como a adrenalina, que podem acelerar o metabolismo e, consequentemente, aumentar a queima de calorias;
  • Lipólise: Além de estimular o metabolismo geral, a cafeína pode também aumentar a lipólise, sendo a quebra de gordura armazenada no tecido adiposo. Isso significa que ela pode auxiliar na liberação de ácidos graxos para serem utilizados como fonte de energia;
  • Efeito termogênico: A ingestão de cafeína pode elevar ligeiramente a temperatura do corpo, o que indica que a termogênese foi estimulada. Esse efeito pode ajudar a queimar calorias extras, especialmente durante atividades físicas.

E já que chegou até aqui, compartilhe o material em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a substância e possam usufruir de seus benefícios!

Pré-treino Max Titanium Original

Conhecidos pelo seu poder estimulante, os suplementos pré-treinos são muito usados por atletas e praticantes de atividades físicas para dar um gás extra nos treinos de alta intensidade.

Geralmente feitos a base de Taurina, Pó de Guaraná ou Cafeína, o Pré Treino da Max Titanium fornece além de mais energia, explosão muscular intensa e melhora o rendimento durante o treino.

A Max Titanium oferece diversas oções de pré-treino para bombar sua energia e exercícios.

pré-treinos da max titanium para comprar

Posts Similares