mulher fazendo Agachamento

Como Realizar o Agachamento Corretamente?

Compartilhe com os amigos

Você sabia que o agachamento é um dos exercícios mais eficazes para o ganho de massa muscular, especialmente nas pernas e glúteos? Mas não traz apenas esse benefício, e infelizmente, por desinformação, esse exercício tem sido mal interpretado e até mesmo excluído de algumas rotinas de treino. 

Ao contrário do que muitos pensam, o agachamento não se resume apenas a flexionar os joelhos: ele envolve uma série de movimentos coordenados que ativam diversos grupos musculares, incluindo quadríceps, isquiotibiais, glúteos e músculos estabilizadores do core. 

Além disso, ao realizar o agachamento de maneira adequada, você não apenas fortalece os membros inferiores, mas também promove estabilidade articular, melhora a postura e aumenta a eficiência funcional do corpo. 

Para lhe auxiliar a evitar lesões e garantir todos os benefícios do agachamento, desenvolvemos um post completo sobre o assunto. Confira a seguir!

USE O CUPOM “soumaxtitanium” PARA ATÉ 20% OFF

Benefícios do Agachamento Além do Ganho Muscular

O agachamento é frequentemente visto como um exercício direcionado apenas ao ganho muscular, mas seus benefícios vão muito além do desenvolvimento da massa magra e crescimento de pernas e glúteos. 

Além do ganho de massa magra, o agachamento ainda garante um desenvolvimento e ativação coordenada de vários músculos do corpo, aprimorando a força funcional, essencial para atividades do dia a dia e esportivas.

Outro ponto importante é que, durante o agachamento, o core é fundamental para manter a estabilidade e o controle do corpo é fortalecido. Esse fortalecimento do core tem implicações diretas na postura, equilíbrio e estabilidade geral para andarmos, sentarmos e realizarmos diversos movimentos do cotidiano.

E não para por aí: a execução adequada do agachamento envolve uma grande amplitude de movimento nas articulações do quadril, joelho e tornozelo. Isso contribui para a melhoria da flexibilidade e mobilidade articular nessas regiões, promovendo uma melhor amplitude de movimento em atividades diárias.

Maiores mitos do agachamento

Fazer agachamento gera prejuízo aos Joelhos e Coluna

Essa informação só é verdadeira quando o agachamento é feito de forma inadequada, aumentando os riscos de lesões tanto nas articulações do joelho, como na coluna.

exercício isométrico feito da forma errada
O agachamento só causa lesões quando executado de forma errada

Quando realizado corretamente, com técnica apropriada e progressão gradual, o agachamento é um exercício seguro e benéfico para a saúde dessas articulações.

O agachamento não é indicado para todos

Apesar do agachamento exigir uma base de força e equilíbrio elevados para determinados grupos, existem hoje variações e adaptações que podem ser incorporadas por diferentes níveis de condicionamento físico. Com o acompanhamento de um profissional, torna-se um exercício seguro para todos os indevidos.

Limitado ao Ganho Muscular

Como vimos acima, o agachamento não somente promove o desenvolvimento muscular, mas atua também em uma grande variedade de benéficos funcionais, contribuindo para mobilidade, saúde e desempenho atlético a longo prazo.

Como realizar o Agachamento corretamente

Posicionamento da Barra e Pés

Antes de iniciar o agachamento, você deve posicionar os pés na largura dos ombros, mantendo seus calcanhares no chão durante todo o exercício e criando uma base estável. Você pode manter os pés levemente mais afastados do que a largura dos ombros, desde que isso não dificulte a execução do exercício.

Agachamento
O agachamento deve criar uma base sólida para garantir que o exercício seja feito corretamente

Caso você esteja usando barra, posicione-a corretamente nos ombros e não deixe muito alta, o que poderá causar desequilíbrio, nem muito baixa, dificultando a manutenção das costas retas.

Movimento Contínuo e Lento

Jamais abaixe e suba rápido demais durante o agachamento. Você deve executar o movimento de forma contínua e lenta, eliminando qualquer pausa e parada durante a subida ou descida.

Esse tipo de conduta fará com que a tensão nos músculos seja suave, evitando estresses desnecessários nas articulações.

Nossa dica é sempre se manter atento ao movimento e contração muscular, fazendo a descida e subida controlada para evitar riscos de lesões e para garantir a eficácia do exercício.

Profundidade do Agachamento

Um erro comum é achar que quanto mais você agachar, melhor para seus músculos. Porém, a profundidade ideal do agachamento deve ser entre 45° e 90°, o que garante a segurança do movimento.

mulher fazendo agachamento com peso
O agachamento deve ser feito em uma angulação que não prejudique as articulações

Em alguns casos, é possível fazer um agachamento a fundo, desde que seja monitorado e indicado por um profissional da área.

Caso você tenha dúvida, pode olhar em um espelho ou pedir para alguém lhe auxiliar olhando a angulação dos seus joelhos, que não devem ultrapassar a linha das pontas dos seus pés.

Assim você protege os joelhos e especialmente a coluna. Lembre-se também de olhar sempre para frente e nunca para baixo durante a descida e subida.

Foco na Musculatura, Não nas Articulações

Outro erro comum durante o agachamento é concentrar-se nas articulações. Porém, quando deixamos de lado a musculatura, e usamos mais as articulações no movimento, aumentamos a pressão e direcionamos o esforço para as articulações em si e não para os músculos.

Isso causa lesões e ainda diminui a eficácia do exercício.

Postura das Costas

Para evitar as lesões nas costas, mantenha a coluna sempre ereta e contraia o abdômen, o que fará com que sua postura fique sempre adequada durante todo o exercício.

Imagine que há uma cadeira atrás de você, e você deve se sentar e levantar de forma ereta. Assim, fica mais fácil manter a postura.

Agachamento simples
Mantenha sempre a coluna ereta e olhe para frente, nunca para o chão

Outra dica é prestar atenção ao peso usado na barra. Se você notar que está perdendo a postura, pode ser um sinal de que o peso está elevado demais para sua condição física. Lembre-se que a técnica correta é mais valiosa do que o peso levantado.

Variações

Nosso corpo é altamente adaptável, e para que o exercício seja mais eficiente, é sempre importante variar os tipos de agachamento, evitando que seu organismo se adapte ao estímulo. Com isso, inclua variações dando preferência a agachamentos livres sempre que possível para estimular mais ainda seus músculos.

Essa prática mantém o desafio e promove ganhos contínuos.

Viu como realizar o agachamento corretamente não é tão difícil? Com nossas dicas, você conseguirá realizar o movimento com a técnica correta, diminuindo as chances de lesões e sem prejudicar a coluna e as articulações. Lembre-se de sempre pedir ajuda profissional caso frequente academias, ou assistir vídeos de aulas para aprender o movimento correto.

Whey Protein Original Max Titanium

Compre Whey Protein Original na Max Titanium, referência em nutrição esportiva com 5% Off no Pix, 6X Sem Juros e Opção de Frete Grátis!

whey protein max titanium


Compartilhe com os amigos

Posts Similares