Se você já se perguntou sobre qual é o melhor horário para treinar, você não está sozinho. Afinal, a otimização do seu treinamento envolve uma série de fatores que podem variar de pessoa para pessoa.
Quando falamos sobre o melhor horário para treinar, precisamos levar em consideração dois fatores muito importantes: o ritmo circadiano e os cronótipos.
O ritmo circadiano é o ciclo biológico regulador que afeta nossos processos fisiológicos e comportamentais ao longo de um período de 24 horas.
Já os cronótipos são as preferências naturais de uma pessoa por estar ativa e alerta em diferentes momentos dos dias.
Uma das maiores vantagens do treino pela manhã é que seu corpo está mais descansado devido à noite de sono, o que lhe garante mais energia para suas atividades.
À tarde, a temperatura corporal tende a estar mais alta. Isso significa que seus músculos e articulações estão mais aquecidos e flexíveis.
Como resultado você reduz o risco de lesões e melhorar o desempenho, fazendo com que o treino renda muito mais.
Além disso, durante esse período sua capacidade cognitiva está melhor, o que faz com que seja um bom período para atividades como dança.
Para muitas pessoas, a noite é um momento mais flexível, quando as obrigações do trabalho, da escola ou da vida familiar já foram atendidas.
Um estudo publicado no Chronobiology International mostrou uma diferença significativa entre treinos feitos durante a manhã e a noite, com maior força observado nos treinos durante a noite.
As pesquisas sobre o melhor horário para treinar é ampla e continua a evoluir, mas não existe um horário universalmente ideal que seja aplicável a todos.
Alguns estudos sugerem que os ritmos circadianos podem influenciar o desempenho físico, com picos de energia e força ocorrendo em determinados momentos do dia para algumas pessoas.
O importante é encontrar um momento que permita que você seja constante em sua rotina de exercícios, pois a consistência é fundamental para alcançar seus objetivos de condicionamento físico.