Refeição livre: tudo o que você precisa saber

A refeição livre é um conceito que tem ganhado destaque na rotina de quem mantém uma alimentação saudável.

Em muitos casos, essa possibilidade de comer algo fora da dieta de vez em quando, pode até mesmo ajudar a pessoa a continuar na dieta por mais tempo.

Diferentemente de um "dia do lixo" ou excessos descontrolados, a refeição livre é uma oportunidade consciente e planejada de desfrutar de alimentos que proporcionam prazer.

O que é refeição livre?

Porém, essa prática não é uma licença para o consumo indiscriminado de qualquer alimento em todas as refeições, mas sim uma escolha consciente e moderada, em uma única refeição do dia.

Enquanto um "dia do lixo" envolve o consumo livre de qualquer alimento ao longo de um dia inteiro, a refeição livre é uma abordagem mais focada.

Diferença entre refeição livre e Dia do Lixo

Por exemplo, enquanto no dia do lixo você pode consumir o que quiser deliberadamente, na refeição livre você escolhe uma das refeições para comer algo fora e volta no foco na próxima refeição.

A ideia de ter uma refeição livre é manter o equilíbrio e prazer na alimentação, sendo uma oportunidade de quebrar a monotonia da dieta para trazer uma dose de satisfação física e bem-estar emocional.

Benefícios da Refeição Livre

A refeição livre alivia a pressão psicológica associada a dietas restritivas, prevenindo sentimentos de privação e culpa por sentir desejo de comer besteiras.

Alívio Psicológico

A incorporação estratégica de refeições livres pode manter a motivação, tornando o processo alimentar mais sustentável a longo prazo.

Manutenção da Motivação

A filosofia flexível da refeição livre permite adaptações conforme as necessidades individuais e circunstâncias específicas, facilitando a adesão ao plano alimentar.

Adaptação ao Estilo de Vida

Estratégias para uma Refeição Livre Bem-Sucedida

Uma dica para o planejamento consciente dessa estratégia é antecipar a refeição livre, o que ajudará a evitar escolhas impulsivas.

Planeje sua alimentação de forma consciente

Outra dica é sempre fazer escolhas conscientes, optando por alimentos que você realmente deseja comer, evitando escolher refeições por hábitos ou conveniência.

Por exemplo, não “gaste” sua refeição livre em um dia que você não está com vontade de cozinhar por ser mais cômodo.

Você notará que com o tempo, e com a mudança nos seus hábitos, suas refeições livres serão cada vez mais espaçadas, pois você terá menos desejo por alimentos que não sejam naturais e saudáveis.

Embora durante a refeição livre você possa fazer as escolhas que desejar, procure sempre controlar as porções e manter a moderação com porções razoáveis.

Foque na Qualidade dos Alimentos e na Moderação

Você também pode incluir uma variedade de alimentos durante a refeição livre para garantir uma ampla gama de nutrientes, o que também contribui para um perfil nutricional mais abrangente.

Lembra-se de sempre estar atento às sensações de saciedade. Comer lentamente e prestar atenção aos sinais do corpo ajuda a evitar excessos, permitindo que desfrute plenamente da refeição livre.

Recuperação Pós Refeição Livre

Depois da refeição livre, é essencial que você mantenha a hidratação adequada para se livrar de todo excesso de sódio e retenção hídrica causada pelos alimentos industrializados.

Priorize o consumo de água e consuma chás para ajudar no aumento da ingestão de líquidos ao longo do dia.

Nossa dica também é aumentar o consumo de proteínas magras, como frango, peixe, ovos e até Whey Protein para ajudar na saciedade. 

Afinal, o consumo de industrializados pode acabar aumentando sua vontade de comer e aumentar sua fome, e o consumo de proteína ajuda a controlar esse aumento do apetite.

Leia o TexTo COMPLETO