Embora possa desencadear uma certa preocupação, na maioria dos casos trata-se de condições simples e sem muitos riscos para a saúde que podem ser facilmente tratadas.
O inchaço abdominal é uma condição bastante comum, onde a região abdominal parece aumentar momentaneamente de volume graças ao acúmulo de gases ou líquido na região.
Embora as fibras sejam, de fato, saudáveis, o consumo excessivo de frutas, grãos integrais, legumes e leguminosas de uma só vez pode causar um inchaço abdominal.
O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras como fast food, frituras e ultraprocessados pode acabar retardando a digestão e causar um inchaço abdominal momentâneo.
Alimentos como laticínios, trigo, leguminosas e alguns vegetais são mais difíceis de digerir. Com isso, acabam causando um certo desconforto abdominal e inchaço.
As intolerâncias alimentares também são outra causa do inchaço abdominal, como a intolerância à lactose ou glúten.
A causa mais comum de inchaço abdominal são os gases, causados pelo consumo de certos alimentos ou pela ingestão de ar por meio de bebidas carbonatadas, ou hábitos de falar enquanto come.
Quando consumimos porções muito grandes de alimentos, também podemos notar um inchaço abdominal. O mais indicado é porcionar suas refeições.
Evite o consumo de alimentos fermentáveis como brócolis, couve-flor, feijões e alimentos ricos em gordura se você tiver quadros constantes de inchaço.
Além de comer alimentos leves e naturais, coma devagar e mastigue bem cada um deles para facilitar a digestão e reduzir a ingestão de ar.
A prática de atividades físicas regulares ajuda a promover a saúde intestinal e auxilia na movimentação dos alimentos pelo trato digestivo.
A hidratação também é crucial para evitar o inchaço abdominal.