Que o cardio é uma ótima forma de queimar gordura, isso ninguém pode negar. Afinal, esse tipo de exercício ajuda não somente no ganho de resistência, mas especialmente no aumento do gasto energético diário.
Mas existem outros exercícios que também são benéficos para a queima de gordura. Você sabe quais são os efeitos do treino de musculação na aceleração do metabolismo?
Um mito muito comum dentro das academias é de que o treino de musculação é indicado apenas para quem deseja ganhar massa muscular. Embora de fato seja seu principal objetivo, a musculação possui diversos outros benefícios para a saúde.
Além de também atuar beneficamente no fortalecimento do sistema cardiorrespiratório, a musculação ainda é uma ótima aliada para quem quer perder peso e queimar gordura.
De acordo com especialistas, a musculação pode gerar uma queima de calorias igual aos treinos de cardio, e em alguns casos, até maior.
Isso porque enquanto fazemos a musculação, nosso corpo demanda uma alta quantidade de calorias para manter o ritmo, e para conseguir a energia necessária durante as séries, usa nosso estoque de gordura para converter em energia.
A musculação também impacta nosso metabolismo em decorrência da recuperação no pós-treino. Alguns estudos mostram que pelo menos 90% do total de calorias que você queima com os treinos de musculação podem ocorrer depois que você finaliza os exercícios graças aos processos internos de recuperação muscular.
Isso não quer dizer, porém, que a musculação não queima calorias: 8 minutos de exercícios de força em alta intensidade pode queimar até 250 calorias em um único dia.
Além disso, quanto mais você treina, mais resistente você fica aos treinos de musculação, aumentando a intensidade e quantidade desses treinos no seu dia a dia. Com isso, seu gasto calórico tende a aumentar gradativamente, assim como seu metabolismo basal começa a ficar cada vez maior.
Estudos apontam que a musculação ajuda a evitar o platô que acontece em grande parte dos casos de quem está tentando perder gordura, já que o metabolismo tende a desacelerar com o tempo por se acostumar com a dieta. Porém, quando treinamos, esse efeito é menos perceptível.
Quanto mais massa magra temos em nosso corpo, mais calorias queimamos sem fazer nada. Isso porque especialmente a proteína demanda mais energia do que a gordura para se manter, fazendo com que as pessoas que têm mais músculo queimem mais gordura..
Para a perda de peso, o mais indicado é manter uma dieta balanceada e com uma boa quantidade de proteínas de qualidade.
Isso porque a proteína demanda uma alta carga de energia para ser digerida, fazendo com que o metabolismo acelere para conseguir quebrar as moléculas de proteína daquela refeição. Diferente da gordura e do carboidrato, que necessitam de menos energia para se digerirem.
Outro benefício da proteína é que ela garante uma maior saciedade durante períodos mais longos e ajuda a regular a absorção dos carboidratos.
Isso quer dizer que você passa a comer menos beliscos, que podem acabar te engordando no dia a dia. Além de te deixar mais saciado, a proteína ainda evita picos de insulina durante as refeições quando as quantidades estão ajustadas para seu organismo.
Ambos os exercícios são importantes. O importante é se atentar à sequência dos exercícios. Afinal, o mais indicado é sempre começar pela musculação e finalizar com o cardio.
Iniciar pelo treino de cardio pode fazer com que você gaste muita energia e não consiga realizar os treinos de musculação corretamente, podendo até mesmo resultar em lesões.
Além de queimar gordura, o cardio é também uma ótima forma de desacelerar depois do treino e ainda ajuda no fortalecimento do sistema cardiovascular, sendo ótimo para cuidar da saúde como um todo enquanto queima calorias.
Agora que você viu quais os efeitos do treino de musculação na aceleração do metabolismo e na queima de gordura em repouso, adicionar esse tipo de exercício na sua rotina junto com uma dieta balanceada e uma boa quantidade de proteínas na sua alimentação e especialmente depois do treino.