Treinar pesado pode ser uma experiência desafiadora, e para alguns, pode até desencadear a sensação desagradável de ânsia e vômito.
A acidose metabólica acontece porque, durante a atividade física, ocorre uma acidose muscular, levando à queda do pH do nosso sangue.
Ao queimar glicose no músculo, o corpo produz ácido carbônico. Embora fraco, esse ácido sensibiliza o cérebro, causando náuseas.
O corpo, para se proteger, induz sensações como cansaço e tontura e aumenta a produção de suco gástrico como mecanismo de eliminação do excesso de ácido, resultando na sensação de ânsia.
Mesmo quando se treina de estômago vazio, o corpo pode reagir produzindo suco gástrico em excesso, levando à ânsia e ao vômito, explicando a sensação de estômago cheio que muitos sentem.
Se você está ficando enjoado e até mesmo vomitando depois ou durante os treinos, pode ser um indicativo de que a intensidade do seu treino está alta demais.
Ou seja, você deve diminuir a carga, e fazer uma progressão de carga gradual para que seu corpo consiga lidar com os processos metabólicos que ocorrem durante o exercício.
Além de uma intensidade do treino, a ânsia de vômito também pode estar associada a uma nutrição inadequada.
Além de causar ânsia, a alimentação inadequada também resulta em queda de pressão, especialmente quando a pessoa treina de forma muito intensa e não se alimenta da forma como deveria.
Nem sempre vomitar é sinônimo de um treino de qualidade.
Embora exista esse mito de que, quando a pessoa vomita, significa que teve um treino bom, muitas vezes o ato de vomitar só quer dizer que a pessoa não tem o preparo físico adequado.
Isso, além de causar vômitos, ainda aumenta o risco de lesões, já que o próprio organismo dá indícios de que a carga está alta demais e a intensidade está elevada para a capacidade de recuperação.