No vasto universo do fitness, o CrossFit e musculação são modalidades de treinos que se destacam.
Ambos têm suas legiões de seguidores apaixonados, e a escolha entre eles muitas vezes se resume a mais do que simples preferências pessoais. Mas você sabe qual escolher entre crossfit e musculação?
O crossfit é uma modalidade de exercícios físicos que se baseia na filosofia de diversidade e intensidade, criada em 1990 por Greg Glassman.
Esse tipo de exercício é marcado por sua ênfase na variedade de movimentos funcionais e intensidade das sessões, como levantamento de peso olímpico, exercícios ginásticos e cardiovasculares.
As principais características do crossfit são a variedade de movimentos funcionais, intensidade e constante variação.
Por recrutar uma ampla gama de capacidades físicas, o crossfit busca o desenvolvimento de agilidade, coordenação, força, resistência e flexibilidade.
Por serem treinos mais intensos, é eficaz para melhorar a capacidade cardiovascular, aumentando a eficiência do coração e pulmões.
Os movimentos praticados no crossfit melhora a capacidade do corpo para realização de tarefas do dia a dia de maneira mais eficaz.
A musculação é o tipo de treinamento físico que se concentra em desenvolver e fortalecer os músculos esqueléticos do corpo por meio de exercícios de resistência.
Esse tipo de exercício normalmente é praticado dentro das academias e é conhecido por promover, além do aumento de massa magra, melhorias na força, composição corporal e resistência.
Uma das principais características da musculação é o uso de máquinas, pesos, halteres e outros equipamentos para criar resistência para promoção do desenvolvimento muscular.
Outra característica marcante é que os exercícios de musculação normalmente são projetados para segmentar grupos musculares específicos.
A musculação é altamente eficaz para aumentar a massa muscular e desenvolver mais força em cada região do corpo treinada.
Além do aumento de ganho de massa muscular, a prática de musculação contribui para redução de gordura corporal e maior definição.
O tecido muscular consome mais energia em repouso em comparação ao tecido de gordura. Ou seja, quanto mais músculos você construir, mais acelerado será seu metabolismo.
Para quem deseja aumentar o ganho de massa magra e visa a hipertrofia, a musculação pode ser o mais indicado por propiciar o trabalho de músculos isolados.
Se o objetivo for a diminuição do percentual de gordura, é importante ter em mente exercícios que elevem consideravelmente seu gasto energético durante e após a sessão de treino.
Se você deseja ser mais ativo, e está em busca de uma atividade para melhorar o condicionamento e a hipertrofia como consequência, você pode optar pelo crossfit.