O treinamento de força, também conhecido como musculação, visa a hipertrofia, ganho de massa magra e preparação da musculatura para proteção de articulações e tendões.
Esse tipo de exercício pode ser feito tanto com carga extra, como também com o próprio peso do corpo para iniciantes. O objetivo é gerar um estresse nos músculos para que ele cresça.
A musculação atua no fortalecimento da fibra muscular, deixando-a mais resistente. Isso protege tendões e articulações, evitando lesão.
No entanto, não são apenas as mulheres mais velhas que se beneficiam: músculos definidos garantem articulações e ligamentos resistentes às cargas extras inclusive durante atividades do dia a dia.
Inicie os treinos gradativamente, com cargas baixas ou até mesmo sem carga extra. Se está iniciando agora, o peso do seu corpo é o suficiente.
Isso porque nesta etapa você ainda não desenvolveu uma musculatura capaz de proteger seus tendões de forma adequada. Usar cargas muito altas no início terá o efeito contrário, podendo causar lesões.
Quando você faz um aquecimento, o fluxo de sangue naquela região aumenta, o que diminui as chances de você acabar lesionando a musculatura.
Apesar de muito se falar sobre os treinos de cardio, quando o assunto é emagrecimento, a musculação também desempenha um papel importante nesse processo.
Outro grande benefício para as mulheres é a tonificação muscular. Os exercícios de força são uma ótima forma de desenhar bem a silhueta e deixar o corpo mais definido.
Por fim, o treinamento de força também atua melhorando o humor das mulheres e evitando o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.