A interação entre cafeína e creatina tem sido objeto de interesse e debate entre profissionais da saúde e também praticantes de atividades físicas e atletas.
Isso porque, existe uma crença de que não pode misturar os dois suplementos, podendo causar um efeito diferente do esperado. Mas será que a cafeína atrapalha a absorção da creatina?
A cafeína é uma substância naturalmente encontrada em certas plantas, alguns chás, o cacau e algumas variedades de refrigerantes.
É conhecida especialmente por seus efeitos estimulantes no sistema nervoso central, sendo amplamente consumida em todo o mundo.
Já a creatina é uma substância natural produzida pelo corpo a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina.
Outro benefício é que a creatina ajuda na redução do dano muscular e promove a recuperação depois dos exercícios, graças ao seu efeito anti inflamatório.
Uma das maiores dúvidas de quem pratica atividades físicas intensas e faz a suplementação de creatina, é se ambos poderiam ser ingeridos juntos.
Apesar de terem propriedades diferentes e ações distintas no nosso corpo, estudos indicam que a cafeína e a creatina podem competir no organismo pelo cálcio.
Quando consumidas simultaneamente, acredita-se que essa competição pelo cálcio possa interferir na absorção e utilização eficaz tanto da cafeína quanto da creatina.
Além disso, quando ambas são consumidas mesmo tempo, indivíduos que possuem um metabolismo mais lento para a cafeína, podem acabar metabolizando a substância com ainda mais dificuldade.
Sabendo disso, o mais indicado é não ingerir os dois suplementos ao mesmo tempo, dando preferência para o uso da cafeína antes do treino e da creatina em outro momento do dia.
Alguns estudos primários sobre o assunto mostraram que o grupo que consumiu creatina com cafeína antes do treino apresentou um menor ganho de massa muscular nos membros inferiores.
Isso sugere que a combinação dos dois substratos pode não ser uma estratégia ideal para aqueles que desejam aumentar a massa magra de forma eficaz.
A cafeína deve ser consumida cerca de 30 minutos antes do treino para aumentar a energia, fazendo com que você treine de forma mais intensa.
Já a creatina pode ser consumida a qualquer horário do dia, especialmente após as refeições para aproveitar os picos de insulina pós-refeição.