No mundo do fitness e da suplementação, é comum surgirem dúvidas e preocupações sobre os efeitos dos suplementos no peso corporal.
Uma pergunta frequente que muitos fazem é se a suplementação engorda, e o que fazer para evitar esse efeito.
Quando alguém relata sentir que está engordando após iniciar a suplementação, é importante analisar o que realmente significa essa sensação.
Muzy questiona se essa percepção está relacionada ao aumento do peso na balança ou se é uma sensação subjetiva baseada em mudanças na composição corporal.
Porém, verifique se junto com o aumento da balança, você também nota o aumento da força e resistência, indicando um ganho de massa magra.
Paulo Muzy destaca que a prática de exercícios físicos combinada com a suplementação ideal, tende a promover o ganho de massa muscular, não de gordura.
Logo, é pouco provável que o aumento na balança seja causado pelo acúmulo de gordura corporal quando se inicia um programa de perda de peso com suplementação e atividades físicas.
Isso porque, alguns suplementos como Whey Protein, podem até mesmo auxiliar no emagrecimento, seja pelo ganho muscular ou aumento da saciedade.
Vale lembrar que, embora o Whey tenha calorias, ele sozinho só causa o ganho de gordura corporal se não for alinhado a uma dieta saudável e equilibrada em calorias e macronutrientes.
A definição acontece na academia e com o auxílio de uma dieta adequada, sendo recomendado manter um acompanhamento com um profissional.
Muzy enfatiza que a qualidade da dieta desempenha um papel fundamental no processo de transformação corporal.
Se alguém está sentindo que está engordando enquanto suplementa, a culpa não necessariamente está diretamente ligada aos suplementos, mas sim à falta de equilíbrio alimentar.
Suplementar uma alimentação inadequada não garante que a pessoa perca peso: muito pelo contrário. Em alguns casos, a suplementação pode até mesmo causar o ganho de gordura.
Por isso, é muito importante buscar ajuda profissional para verificar suas necessidades e alinhar uma dieta que promova o ganho de massa, não de gordura corporal.