Quem está iniciando no processo de perda de peso pode acabar caindo em um dos erros mais comuns do emagrecimento: colocar metas muito altas e que provavelmente são impossíveis de alcançar.
Afinal, quando engordamos, nunca ganhamos todo o peso de uma só vez, e é essencial estabelecer metas realistas para a perda de gordura corporal para não se frustrar.
A perda de gordura pode ser gradual ou mais acelerada, dependendo do metabolismo do indivíduo, dos treinos e da alimentação. Porém, é um grande erro acreditar que você vai conseguir perder 15 kg no primeiro mês de academia.
Esse tipo de estratégia de tentar perder muito em pouco tempo acaba sendo um tiro no pé: ao ver que você está longe da meta, você acaba desanimando e saindo do foco, o que impacta de forma negativa todo o seu processo de uma vida mais saudável.
Sua meta deve focar em saúde e bem-estar, e uma dica para verificar se você está perdendo gordura é escolher uma peça de roupa que está apertada e verificar se ela fica mais larga com o tempo ou então tirar fotos semanais do seu corpo.
Estabeleça uma meta realista sem números: – entrar em uma calça que não servia mais; – não sair do plano nos dias estabelecidos; – ter disciplina e manter a regra do 80-20; – criar um estilo de vida mais saudável e ativo; – comer mais frutas e verduras.
Caso queira metas de perda de peso com números, faça metas mensais. A estimativa é que inicialmente a perda de peso seja de 500g por semana, 2kg por mês. Em algumas pessoas, essa perda pode ser um pouco maior e ela consegue perder até 4 kg no primeiro mês.
Estudos mostram que quando a perda de peso é gradativa, há uma maior preservação e ganho da massa magra durante a perda de peso corporal, um grande indicativo de que você está queimando apenas gordura e não músculos.
Além de ajudar você a se manter no foco, seu plano de ação servirá como um facilitador da sua rotina para otimizar seu tempo no dia a dia.
Por exemplo, seu plano de ação pode incluir: – matricular-se em uma academia; – iniciar as atividades físicas no mínimo 3 vezes na semana; – procurar ajuda profissional de um nutricionista – regular seu sono; – procurar apoio de amigos e colegas para treinar e otimizar resultados.
Outro erro comum de quem quer perder peso é acabar cortando os carboidratos para perder peso mais rápido. Embora as dietas low-carb rigorosas tenham bons resultados, podem acabar gerando compulsão e atrapalhando nos resultados desejados.
Prefira equilibrar sua dieta de modo que os carboidratos, proteínas e gorduras estejam ajustadas para lhe ajudar a perder peso sem perder massa magra.
Esse equilíbrio só poderá ser alcançado com a ajuda de um profissional, já que além de levar em conta seu peso e altura, também é possível calcular esses macros de acordo com seu nível de atividade física e seus objetivos.
A proteína lhe dará mais saciedade e fará com que seu corpo use mais energia para metabolizar sua refeição.
Além disso, focar no ganho de massa magra durante o emagrecimento é uma excelente estratégia para aumentar o metabolismo e queimar mais gordura em repouso, trazendo ótimos resultados a longo prazo.
Por isso o uso da balança não é tão importante: se você está seguindo um plano de ação para ganho de massa magra e perda de gordura, os números da balança podem não mudar tanto quanto você gostaria.
Mas com certeza sua composição corporal ficará diferente, o que é possível notar com fotos e com peças de roupa.