Apesar de pouco conhecida no mundo fitness, a calistenia é uma atividade física bastante desafiadora, acessível e versátil.
Por usar o peso do próprio corpo para fortalecer a musculatura, é uma forma de melhorar a flexibilidade, coordenação e equilíbrio que pode ser feita em qualquer lugar.
A calistenia nada mais é do que uma forma de treinamento físico que se baseia principalmente no uso do peso corporal como resistência.
Seu objetivo principal é realizar uma série de exercícios que visam desenvolver força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, utilizando apenas movimentos naturais do corpo.
Ao contrário da musculação, que frequentemente envolve o uso de equipamentos como halteres e máquinas, a calistenia se concentra exclusivamente no peso corporal por si só.
A calistenia surgiu ainda nos tempos da Grécia Antiga, quando o treinamento físico era valorizado como parte essencial da preparação dos atletas para os jogos olímpicos.
Durante aquele período, os exercícios como agachamentos, saltos, flexões e abdominais eram praticados regularmente, também para desenvolvimento de uma vida mais saudável e rigorosa.
Alguns anos mais tarde, a modalidade passou a fazer parte no desenvolvimento da força, agilidade e resistência dos soldados militares.
A calistenia utiliza movimentos naturais do corpo que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento de força funcional.
Com isso, não faz-se necessário treinar os músculos de forma isolada, desde que seu objetivo não seja a hipertrofia.
Muitos exercícios de calistenia envolvem alongamentos que melhoram a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações.
A calistenia também ajuda no controle do peso, já que por ser dinâmica e intensa, promove uma queima significativa de calorias.
Um estudo mostrou que a prática regular de calistenia pode ser um ponto inicial importante para pacientes obesos e sedentários que não praticam atividades físicas regularmente.
Posicione-se com as mãos afastadas na largura dos ombros e os pés juntos. Mantenha o corpo reto, contraia os músculos abdominais e desça lentamente.
Fique ereto e segure a barra com as mãos na largura dos ombros, palmas voltadas para longe do corpo. Puxe o corpo para cima até que o queixo esteja acima da barra.
Para realizá-lo, fique em pé com os pés na largura dos ombros. Agache, dobrando os joelhos e empurrando os quadris para trás, como se estivesse se sentando em uma cadeira.
Fique na mesma posição do exercício de flexão. No entanto, ao invés de usar as mãos para se apoiar, use o antebraço com os cotovelos alinhados com os ombros.