Retenção de líquidos e creatina: tudo o que você precisa saber

>>>>

>>>>

A retenção de líquidos é uma preocupação frequente para muitos, afetando não apenas a estética, mas também o conforto e a saúde.

Mas será que existe alguma relação entre retenção de líquidos e creatina?

A retenção de líquidos, também conhecida como edema, é um fenômeno caracterizado pelo acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos do corpo em várias regiões do corpo.

O Que é Retenção de Líquidos?

Quais as principais causas da retenção de líquidos?

O consumo excessivo de sódio pode levar à retenção de água, já que o corpo retém líquidos para diluir o excesso de sal. 

Dieta Rica em Sódio

Esse sódio em excesso normalmente vem de uma alimentação rica em industrializados e produtos ultra palatáveis, como congelados, salgadinhos e biscoitos recheados.

Flutuações hormonais, especialmente durante o ciclo menstrual em mulheres, podem contribuir para a retenção de líquidos.

Alterações Hormonais

A falta de atividade física pode dificultar o bom funcionamento do sistema linfático, contribuindo para a retenção de fluidos.

Inatividade Física

Como a creatina age no organismo?

A creatina é uma substância natural encontrada principalmente em carnes e peixes, mas também pode ser sintetizada pelo corpo a partir de aminoácidos. 

No geral, para conseguir as quantidades indicadas de creatina, usa-se suplementos devido aos seus benefícios comprovados na melhoria do desempenho físico.

No organismo, porém, ela é convertida em fosfocreatina, um composto armazenador de energia encontrado nas células musculares.

A fosfocreatina desempenha um papel fundamental na regeneração do trifosfato de adenosina (ATP), a principal fonte de energia celular.

A ligação da creatina à água intracelular ocorre porque ela transporta água para o interior das células musculares. 

Relação entre Creatina e Água Intracelular

Esse processo não apenas contribui para a hidratação celular, mas também cria um ambiente favorável ao desempenho físico e ao crescimento muscular.

Em outras palavras, a creatina atua como um ímã para a água, atraindo-a para o interior das células musculares. Isso resulta em uma hidratação celular aumentada.

No entanto, a retenção de líquidos associada à creatina é, na verdade, intracelular, ocorrendo dentro das células musculares, e não subcutânea, sob a pele.

Isso significa que a creatina não causa inchaço visível ou retenção de água fora das células musculares na maioria das pessoas.

Como Minimizar a Retenção de Líquidos

Embora a dose padrão seja geralmente eficaz e segura, reduzir a quantidade diária pode diminuir a retenção de água associada. 

Ajuste da Dosagem

Outra dica é dividir a dose total de creatina em pequenas doses ao longo do dia, o que também evita alguns efeitos colaterais como náuseas, que podem ocorrer em algumas pessoas.

Manter-se devidamente hidratado é fundamental. Beber água suficiente ajuda a equilibrar os níveis de fluidos no corpo e facilita a excreção adequada de água.

Consumo Adequado de Água

O sódio desempenha um papel na regulação dos níveis de água no corpo. 

Monitoramento da Ingestão de Sódio

Reduzir a ingestão de sódio pode ajudar a minimizar a retenção de líquidos, pois o excesso de sódio pode levar à retenção extracelular.

CREATINA em Promoção