Na hora de escolher o tipo ideal de atividade física para realizar, muitas pessoas podem enfrentar algumas dificuldades, especialmente porque existem uma grande variedade de tipos de exercícios.
O pilates é um método de exercício físico desenvolvido para melhorar a flexibilidade, força, resistência muscular, coordenação e equilíbrio, além de promover a conexão mente-corpo.
O método Pilates é fundamentado em seis princípios essenciais: concentração, controle, centralização, precisão, respiração e fluidez.
Existem dois tipos de pilates: o Mat Pilates e o Pilates com aparelhos.
O Mat Pilates é realizado no chão em um tapete (mat, em inglês), com ou sem a ajuda de equipamentos simples, como faixas elásticas, bolas, anéis de resistência e pequenos pesos.
Já o pilates com aparelhos envolve o uso de equipamentos específicos projetados por Joseph Pilates, como o Reformer, um aparelho que usa molas para o corpo inteiro.
Os movimentos controlados e precisos ajudam a alongar os músculos, aumentando a amplitude de movimento das articulações, além de promover o equilíbrio muscular.
A musculação é um tipo de exercício físico que envolve a utilização de pesos livres, máquinas e outros equipamentos para aumentar a força muscular, a resistência e a massa muscular.
Este tipo de treinamento é amplamente utilizado tanto para objetivos estéticos, como a hipertrofia muscular, quanto para melhorar a performance esportiva e a saúde geral.
Um dos principais benefícios da musculação é o aumento da massa muscular, o que é importante tanto para a saúde metabólica quanto para a estética.
Afinal, músculos mais desenvolvidos melhoram a composição corporal, aumentando a proporção de massa magra em relação à gordura.
Outro benefício pouco conhecido é o fortalecimento dos ossos. Quando aplicamos estresse mecânico em nossos ossos, estimulamos a remodelação óessa, o que aumenta a densidade mineral.
A combinação de pilates e musculação pode ser uma ótima forma de conseguir os benefícios de ambos os exercícios.
Porém, é necessário considerar a rotina, hábitos de vida, idade, sexo, grau de condicionamento físico, objetivos e outras variáveis que podem influenciar nos resultados.
Se você está praticando musculação, o pilates pode ser uma forma de melhorar os seus treinos e aumentar os resultados que você tem no treinamento com pesos.
A escolha entre Pilates e musculação depende de uma série de fatores pessoais, incluindo seus objetivos, limitações de saúde e preferências individuais.
Nossa dica é fazer um teste com ambos os exercícios, a fim de verificar se a combinação não somente te agrada, mas traz benefícios sólidos como a diminuição da tensão depois dos treinos de musculação.