Mas, você sabia que existem vários tipos de levantamento terra, cada uma com seu próprio conjunto de benefícios e desafios?
Ao contrário do levantamento terra convencional, onde os pés estão posicionados na largura dos ombros, o levantamento terra sumô envolve uma postura mais ampla.
Para fazer o exercício, fique em pé com a coluna ereta e com os pés levemente mais abertos que a largura dos ombros.
Agarre a barra com as mãos um pouco mais próximas do que na largura dos ombros. Sua coluna deve estar ereta, ombros contraídos e peito projetado para fora.
O levantamento terra sumô trabalha especificamente os músculos dos glúteos e pernas, e é importante contrair essa musculatura tanto na hora de descer, como na hora de subir.
O levantamento terra romeno é uma variação do levantamento terra que foca intensamente nos músculos das costas e glúteos.
Comece em pé, com as pernas afastadas alinhadas com seus ombros e os joelhos ligeiramente flexionados. Segure a barra na frente das coxas, com as mãos posicionadas também na largura dos ombros.
Incline-se para a frente mantendo as costas retas, e certifique-se de manter os joelhos ligeiramente flexionados. A descida deve ser controlada e concentrada nos músculos das costas e glúteos.
Com halteres em mãos, você consegue uma maior amplitude de movimento e pode beneficiar atletas que desejam desenvolver a estabilidade do core.
Fique em pé com os pés alinhados com os ombros. Segure um halter em cada mão e incline-se para a frente, mantendo as costas retas e os joelhos ligeiramente flexionados.
Desça os halteres até que estejam na altura dos joelhos e erga novamente até ficar ereto. Concentre-se em usar os músculos das costas e pernas.
O levantamento terra de déficit, é uma variação do levantamento com uma elevação que coloca o peso em uma posição inferior ao solo.
Com a postura ereta, pés afastados e alinhados com os ombros, faça o mesmo movimento que o levantamento terra tradicional.
Seus pés devem estar levemente virados para fora e os joelhos alinhados com os dedos dos pés. Levante a barra até que você esteja em posição vertical. Em seguida, desça a barra novamente.
Diferente do levantamento terra tradicional, o levantamento terra de bloco envolve o uso de um ou mais blocos que elevam a barra, reduzindo a amplitude de movimento.
Fique em pé com os pés na largura dos ombros, coluna ereta e peito projetado para frente. Faça o mesmo movimento do levantamento terra tradicional.
A principal característica do levantamento terra com barra hexagonal é a própria barra. Ela é projetada para permitir que você fique no meio da barra hexágono.
Fique de pé no meio da barra hexagonal, com os pés na largura dos ombros. Agarre as alças, que devem estar nas laterais do seu corpo.
Incline-se para frente, mantendo as costas sempre ereta. Seus joelhos devem estar ligeiramente flexionados e você deve usar os músculos das costas, pernas e glúteos para levantar a barra.