O whey protein é uma proteína de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais para a construção e reparação muscular.
Esse suplemento é absorvido rapidamente pelo corpo, é considerado uma excelente opção para o pós-treino, ajudando na recuperação muscular e reduzindo as dores resultantes dos exercícios físicos intensos.
É uma proteína de alta qualidade, que contém todos os aminoácidos essenciais necessários para a construção e reparação muscular.
Ele é obtido a partir do soro do leite, que é separado durante o processo de fabricação do queijo. Esse soro é então filtrado e processado para produzir a proteína em pó, que pode ser adicionada a shakes, smoothies e receitas culinárias de diversos outros alimentos.
Atualmente, existem vários tipos de whey protein disponíveis no mercado, diferenciados principalmente pela forma como são processados e filtrados.
É o tipo mais comum de whey protein. É produzido a partir de um processo de filtração simples, que retira a maior parte da gordura e dos carboidratos do soro do leite, mas ainda mantém outros nutrientes como a lactose e minerais.
É fabricado por meio de um processo de filtração mais abrangente, que remove ainda mais gordura e carboidratos do soro do leite, deixando apenas a proteína pura.
As opções de whey isolado geralmente contêm cerca de 90% de proteína e um teor muito baixo de carboidratos e gordura, por conta disso o produto é absorvido mais rapidamente pelo organismo.
É obtido em um processo de hidrólise enzimática, que quebra as moléculas de proteína em tamanhos menores para facilitar a absorção pelo corpo.
Tende a oferecer menos BCCA (aminoácidos de cadeia ramificada) em comparação com o whey isolado. É geralmente a opção de custo mais elevado entre os três tipos de whey.
É uma fórmula exclusiva da Max Titianium que conta com os três tipos de proteína do soro do leite na mesma formulação. Ela pode ser utilizada por qualquer público que vise manutenção, recuperação ou ganho de massa muscular.
A escolha adequada de whey protein depende dos resultados que cada pessoa deseja obter. Algumas dicas podem ajudar bastante nesse processo veremos a seguir.
O whey pode ser utilizado para ajudar a emagrecer, ganhar massa muscular e até mesmo para auxiliar em algum tratamento, entre outras funcionalidades..
É possível encontrar whey em diversos sabores, como morango, chocolate e baunilha. Escolha o mais saboroso para você, assim ficará mais fácil incorporar o whey à sua dieta sem precisar fazer grandes esforços.
Por outro lado, quem tem a saúde como questão central deve optar pelo whey sem sabor, que possui menor quantidade de aditivos em sua composição e bater com uma fruta ou adicioná-lo em outras preparações culinárias.
A orientação desses profissionais é importante na escolha do melhor tipo de whey, pois eles saberão identificar algumas questões fundamentais, como se você intolerância à lactose, por exemplo, ou algum problema de digestão.
É importante escolher um produto que contenha todos os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, que é importante para estimular a síntese proteica e o crescimento muscular.
Observe também qual a concentração e a qualidade da proteína no produto. O ideal é escolher um whey protein que contenha pelo menos 80% de proteína, e se atente a quantidade de carboidratos e gorduras no produto.
O whey protein ajuda a aumentar a síntese de proteína muscular, que é o processo pelo qual as células musculares constroem novas proteínas e se tornam maiores e mais fortes.
Como é rapidamente absorvido pelo organismo, o whey é uma excelente opção para o pós-treino. Ele ajuda a reparar os danos causados aos músculos durante o exercício e reduz a dor muscular tardia.
O whey protein ajuda a aumentar a sensação de saciedade devido à sua alta concentração de proteínas e aminoácidos essenciais, que são nutrientes que ajudam a reduzir o apetite e a controlar a ingestão de alimentos.
O whey protein contém uma série de nutrientes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, como glutamina, imunoglobulina, alfalactoalbumina e betalactoalbumina.
As proteínas presentes no suplemento ajudam a manter os níveis de glicemia estáveis, fazendo do whey protein uma opção saudável para consumo por pessoas diabéticas.
Esse suplemento é rico em cálcio, fósforo e vitamina D, nutrientes de grande importância para a saúde dos ossos.
Além desses benefícios, o whey protein também pode ser uma opção interessante para pessoas vegetarianas com dificuldade em obter a quantidade adequada de proteína na dieta.