A glutamina é um aminoácido presente no corpo em quantidades significativas, sendo valorizado na nutrição esportiva e no seu efeito no sistema imunológico, além de outras funções biológicas
Ela é classificada como um aminoácido não essencial, o que significa que o corpo é capaz de produzi-la internamente a partir de outras fontes.
No entanto, em determinadas condições, como estresse, doenças ou treino intenso, a demanda por glutamina pode exceder a produção, tornando a ingestão via dieta ou suplementação bastante indicada.
Suas características abrangem uma ampla gama de sistemas e processos Confira as principais propriedades da glutamina:
7
Durante períodos de infecções ou inflamações, o corpo demandar mais glutamina, já que as células do sistema imunológico estão trabalhando em ritmo acelerado. A suplementação pode ser indicada.
5
3
A suplementação após o exercício ajuda a repor os níveis de glutamina e, assim, fornecer energia para a recuperação muscular e também favorecer a hipertrofia.
2
Ela capta a amônia dos tecidos e a transporta através do sangue até o fígado. No fígado, a amônia é convertida em ureia, sendo excretada pelos rins na urina.
Saber da importância da glutamina é uma forma de garantir uma ingestão adequada. Consulte um médico ou nutricionista para receber as orientações adequadas.