Efeito platô na musculação: como superar?

Quem já se aventurou no mundo do treinamento de musculação certamente conhece a sensação empolgante de conquistar ganhos significativos de força e músculos no início.

Os primeiros meses de treinamento costumam ser repletos de progresso notável, levando a resultados visíveis e motivadores. Mas o efeito platô costuma interferir nesses resultados e na motivação.

O efeito platô na musculação refere-se a uma situação em que um indivíduo deixa de observar ganhos significativos de força ou tamanho muscular.

O que é efeito platô?

Esse efeito acontece apesar de continuar treinando de forma consistente e aplicando esforços significativos. 

Esse tipo de fenômeno ocorre no corpo humano pois nosso organismo é muito eficiente em se adaptar a estímulos repetidos. 

Isto é: sempre que você começa a treinar ou se alimentar melhor, geralmente vê resultados iniciais rápidos, pois seu corpo começa a se adaptar a essa nova demanda.

Por que o efeito platô acontece?

Em grande parte dos casos, o efeito platô está ligado a uma dieta inadequada e com um balanço calórico negativo. 

Dietas inadequadas

Isso faz com que você acabe perdendo massa muscular por falta de calorias para suprir a demanda de exercícios mais intensos.

Com isso, você começa a catabolizar após a atividade física, já que seu corpo passa a buscar energias extras necessárias para a realização das suas atividades.

O treino inadequado também é um forte causador do platô, já que quando não evoluímos no treino, não criamos uma progressão de estímulos. 

Treino inadequado

Porém, lembre-se que é essencial que os exercícios sejam variados e progressivos de forma linear. Do contrário, pode acabar causando lesões ao invés de eliminar o problema do platô.

Seu corpo precisa se recuperar depois de exercícios de alta intensidade. Sem esse descanso, ele pode acabar enfrentando dificuldades para ganhar massa magra.

Falta de recuperação

Para que você consiga desempenhar um treino de alta intensidade por mais tempo, você deve desenvolver um bom condicionamento físico. 

Falta de condicionamento físico

Whey Protein em Promoção

Do contrário, você pode não ser capaz de realizar a progressão de peso por falta de condicionamento em alguns exercícios, mesmo que seu músculo já tenha se desenvolvido o suficiente.

Fazer sempre o mesmo treino e exercícios sem variar, faz seu corpo se adaptar a essa condição e você pode acabar enfrentando um platô por falta de estímulos diferentes.

Falta de variedade

Como superar o efeito platô na musculação?

Os suplementos são ricos em nutrientes e substâncias que podem atuar diretamente no seu rendimento físico, e por isso, podem te ajudar a sair do efeito platô na musculação.

Suplementos

Alguns dos suplementos que podem ajudar a enfrentar o platô é o Whey Protein, creatina, termogênicos e BCAAs.

A periodização de treinos mantendo a progressão e variação é uma das estratégias mais eficazes para evitar o platô, já que evita que seu corpo se adapte a um estímulo específico.

Treinos alternados

Pensando nisso, faça treinos alterados, variando entre as fases de força, hipertrofia e resistência a cada 4 a 6 semanas.

Apesar dos estímulos serem importantes, seu corpo também precisa descansar de forma adequada para ter energia o suficiente para a construção muscular. 

Descanso

Durante o treinamento de musculação, os músculos sofrem micro lesões e quando descansamos de forma adequada, essas lesões se curam e os músculos se recuperam mais facilmente.

Leia o TexTo COMPLETO