Para os entusiastas da musculação e praticantes de atividades físicas, compreender como tomar os aminoácidos pode ser a chave para maximizar os benefícios de seus treinos.
Os aminoácidos são blocos de construção fundamentais das proteínas e desempenham um papel essencial na construção e reparação dos tecidos musculares.
Quando nos exercitamos, especialmente durante treinos de resistência e musculação, criamos micro lesões nos músculos, que são reparados pelos aminoácidos.
Os aminoácidos essenciais são aqueles que o corpo humano não consegue produzir por si só e devem ser obtidos por meio da dieta ou suplementos.
Já os aminoácidos não essenciais são aqueles que nosso corpo consegue sintetizar por conta própria por meio de outras moléculas.
Os semi essenciais são considerados não essenciais porque o corpo pode produzi-los, mas em algumas condições como estresse físico e doenças, a produção pode ser insuficiente.
Tomar aminoácidos essenciais aumenta significativamente a síntese proteica muscular, o que promove um crescimento muscular acelerado.
Sua função na síntese proteica também faz com que a recuperação muscular seja reduzida, fazendo com que você se recupere de forma mais rápida depois dos exercícios.
A suplementação com aminoácidos, especialmente os de cadeia ramificada, reduz esse processo catabólico e previne que a massa magra seja usada como energia.
Suplementar aminoácidos pode fazer com que os atletas atinjam níveis mais altos de desempenho, como treinar com uma intensidade maior e períodos mais prolongados.
Os aminoácidos são encontrados em alimentos de fonte animal como carnes, ovos e laticínios, além de leguminosas e produtos de soja.
Os aminoácidos podem ser consumidos em diversos momentos do dia, mas oferecem mais benefícios quando consumidos antes e depois do treino.
Quando consumidos cerca de 30 minutos antes dos treinos, os aminoácidos de rápida absorção fornecem energia rápida e previnem o catabolismo muscular durante o treino.
Já depois do treino, os aminoácidos ajudam a iniciar o processo de reparação muscular e maximizar a síntese de proteínas.